logo

  • Lista de faculdades
  • Lista de cursos
  • Lista de profissões
  • Revista Quero
  • Central de ajuda

Como funciona
  1. Busque sua bolsa

    Escolha um curso e encontre a melhor opção pra você.


  2. Garanta sua bolsa

    Faça a sua adesão e siga os passos para o processo seletivo.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só realizar a matrícula e mandar ver nos estudos.


Neurologista: tudo sobre a profissão

O médico especialista no sistema nervoso. Profissional lida com muitas doenças que ainda não possuem cura
neurologista

Sobre a profissão

O médico especializado em distúrbios estruturais do sistema nervoso é o neurologista. Esse profissional é responsável pelo estudo, diagnóstico e tratamento de doenças e enfermidades relacionadas ao sistema nervoso (cérebro, medula espinhal, nervos e raízes nervosas) e seus revestimentos, tecidos, músculos e vasos sanguíneos, bem como suas relações com outras partes do corpo humano.

Entre as doenças tratadas pelo neurologista, estão a cefaleia (dores de cabeça), epilepsia, distúrbios do sono, mielopatias, neuropatias, doenças vasculares encefálicas, doenças neurodegenerativas e neuro-infecções como a meningite. Além disso, a área tem interface com a Psiquiatria, podendo também tratar casos de depressão, ansiedade, irritabilidade, pânico e outros distúrbios.

O neurologista que se especializa em procedimentos cirúrgicos é o neurocirurgião. 

O médico neurologista trata doenças que afetam o tronco encefálico, cérebro, cerebelo e medula espinhal tanto em consultas quanto em atendimentos em hospitais. Em alguns casos, as doenças ainda não têm cura. De acordo com os problemas apresentados pelos pacientes, ele prescreve medicações e tratamentos. Esse profissional também pode atuar em conjunto com psiquiatras.

O neurologista pode trabalhar na rede pública ou privada, em hospitais, clínicas e centros de saúde. Também pode abrir seu próprio consultório médico ou atuar em instituições de ensino e pesquisa.

O médico neurologista ainda pode se especializar em Neuropediatria, ficando responsável pela saúde neurológica infantil e pelo estudo e acompanhamento da formação do sistema nervoso;

Outro tipo de especialização é a Neuropsicologia, em que o neurologista estuda as relações entre o cérebro e o comportamento humano, por exemplo, como lesões, distúrbios, má formação e enfermidades do sistema nervoso alteram o comportamento e cognição humana.

Por que ser um Neurologista?

Panorama no estado de:
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.

    Neurologista

    Como se tornar um Neurologista?

    Além do diploma em curso superior de Medicina aprovado pelo MEC, o neurologista precisa cumprir integralmente a Residência Médica na área ou realizar estágio de 3 anos de duração em instituição reconhecida e prestar prova em concurso promovido pela Academia Brasileira de Neurologia. Para exercer a profissão, o neurologista também precisa estar inscrito no Conselho Regional de Medicina do estado onde atua.

    Se você gostaria de se profissionalizar na área e fazer sua faculdade com uma bolsa de estudo em Medicina, veja as ofertas disponíveis na Quero Bolsa.

    Vale a pena estudar para ter essa profissão?

    Ser formado ou não... eis a questão?

    Qual cidade deseja trabalhar?

    Mais profissões da área de Saúde e Bem Estar

    Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.