O médico especializado em distúrbios estruturais do sistema nervoso é o neurologista. Esse profissional é responsável pelo estudo, diagnóstico e tratamento de doenças e enfermidades relacionadas ao sistema nervoso (cérebro, medula espinhal, nervos e raízes nervosas) e seus revestimentos, tecidos, músculos e vasos sanguíneos, bem como suas relações com outras partes do corpo humano.
Entre as doenças tratadas pelo neurologista, estão a cefaleia (dores de cabeça), epilepsia, distúrbios do sono, mielopatias, neuropatias, doenças vasculares encefálicas, doenças neurodegenerativas e neuro-infecções como a meningite. Além disso, a área tem interface com a Psiquiatria, podendo também tratar casos de depressão, ansiedade, irritabilidade, pânico e outros distúrbios.
O neurologista que se especializa em procedimentos cirúrgicos é o neurocirurgião.
Leia também: Guia Completo do Revalida, feito pela Quero Bolsa.
O médico neurologista trata doenças que afetam o tronco encefálico, cérebro, cerebelo e medula espinhal tanto em consultas quanto em atendimentos em hospitais. Em alguns casos, as doenças ainda não têm cura. De acordo com os problemas apresentados pelos pacientes, ele prescreve medicações e tratamentos. Esse profissional também pode atuar em conjunto com psiquiatras.
Caso você tenha dúvidas se esta profissão é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nesta importante escolha profissional.
Veja também: Todas as informações do curso de Neurociências no site da Quero Bolsa.
O neurologista pode trabalhar na rede pública ou privada, em hospitais, clínicas e centros de saúde. Também pode abrir seu próprio consultório médico ou atuar em instituições de ensino e pesquisa.
O médico neurologista ainda pode se especializar em Neuropediatria, ficando responsável pela saúde neurológica infantil e pelo estudo e acompanhamento da formação do sistema nervoso;
Outro tipo de especialização é a Neuropsicologia, em que o neurologista estuda as relações entre o cérebro e o comportamento humano, por exemplo, como lesões, distúrbios, má formação e enfermidades do sistema nervoso alteram o comportamento e cognição humana.
Se você deseja se aprofundar no tema e descobrir mais informações sobre a carreira, veja quanto ganha um médico.
Veja também: Qual pós-graduação devo fazer? Descubra qual é a pós-graduação ideal para seu momento de carreira.
Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.
Além do diploma em curso superior de Medicina aprovado pelo MEC, o neurologista precisa cumprir integralmente a Residência Médica na área ou realizar estágio de 3 anos de duração em instituição reconhecida e prestar prova em concurso promovido pela Academia Brasileira de Neurologia. Para exercer a profissão, o neurologista também precisa estar inscrito no Conselho Regional de Medicina do estado onde atua.
Veja também: Se você deseja seguir profissionalmente na área médica, confira o Guia Completo de Medicina, feito pela Quero Bolsa
Ser formado ou não... eis a questão?
Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.