
O Enare vai acabar? Entenda o futuro do exame com a chegada do Enamed
Juliana Gottardi | 25/04/25O Enare será reformulado e ampliado, ganhando mais consistência ao se conectar com o Enamed
Tornar-se um policial federal é o objetivo de milhares de concurseiros. Além de remunerações elevadas, que podem ultrapassar R$ 20 mil, os agentes federais possuem estabilidade, um plano de carreira definido e benefícios válidos para o exercício.
+ Encontre bolsas de estudo de até 90%
Quem deseja alcançar o posto, entretanto, deve estar preparado para disputar uma vaga em um dos concursos públicos mais visados do Brasil. Além disso, precisa estar atento às exigências do cargo, que costumam causar dúvida entre muitos candidatos.
Entenda, a seguir, os principais requisitos e descubra se para ser um policial federal precisa de faculdade.
Para se tornar um policial federal é obrigatório concluir um curso superior em qualquer área do conhecimento, reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). A exigência vale tanto para os cargos administrativos quanto operacionais da Polícia Federal (PF).
A necessidade da graduação é estabelecida pelo nível das atribuições exercidas pela PF, já que o agente federal deve dispor de raciocínio lógico, capacidade analítica e conhecimento técnico sobre legislações, normas jurídicas e procedimentos de segurança pública.
+ Saiba mais: quanto ganha um policial federal?
Além da formação superior, existem outros requisitos para se tornar um policial federal. As exigências são estabelecidas pelo edital do concurso, e devem ser cumpridas integralmente pelos candidatos que desejam compor a força policial.
Entre as exigências mais comuns, estão:
Outro requisito obrigatório para os candidatos é a aprovação em todas as etapas posteriores, como o testes de aptidão física (TAF), avaliação médica e psicológica, investigação social, e curso de formação profissional, com caráter eliminatório.
O exame de aptidão física da Polícia Federal inclui testes como corrida de resistência, natação e testes específicos de força muscular.
Para ingressar na Polícia Federal, o candidato deve ser aprovado no concurso público para o cargo, processo subdividido em diferentes etapas.
Inicialmente, o candidato realiza uma prova objetiva composta por questões sobre língua portuguesa, legislação, raciocínio lógico, informática e disciplinas específicas, como Direito Penal, Direito Constitucional e Direito Administrativo. A segunda etapa é composta por uma prova discursiva, com temas relacionados ao cargo pretendido.
Posteriormente, os aprovados realizam o teste físico (TAF), que avalia resistência e condicionamento físico em atividades como corrida, barra fixa e natação.
A etapa seguinte é o exame médico, que atesta se o candidato possui condições de saúde para exercer as atribuições exigidas pelo cargo.
A investigação social também é parte do processo seletivo. Nessa etapa, a vida pregressa do candidato é analisada, com o objetivo de identificar antecedentes criminais ou comportamentos incompatíveis com a função policial.
O candidato também passa por uma avaliação psicológica, que verifica características necessárias ao bom desempenho da atividade.
Por fim, o candidato aprovado em todas essas etapas é convocado para o Curso de Formação Profissional (CFP), realizado pela Academia Nacional de Polícia, em Brasília. Essa fase é obrigatória e também eliminatória, com caráter intensivo e duração aproximada de quatro meses.
Apesar de não haver uma graduação específica exigida pela Polícia Federal, algumas áreas de formação são mais aderidas pelos candidatos devido à proximidade dos conteúdos exigidos nas provas do concurso. Alguns exemplos são as graduações em Direito, Administração e Ciências Contábeis.
O curso de Direito é optado por candidatos que desejam alcançar o cargo de delegado da Polícia Federal, pois as provas para essa função exigem conhecimentos em Direito Constitucional, Penal e Administrativo. Já cursos como Ciências Contábeis são recomendados aos que buscam cargos relacionados à investigação financeira.
Administração e áreas ligadas à gestão e logística também são visadas, assim como cursos de tecnologia, como Ciência da Computação e Sistemas da Informação.
Vale ressaltar que as exigências costumam variar de acordo com cada cargo a ser executado dentro da corporação.
A Polícia Federal (PF) conta com cinco cargos principais em sua estrutura: delegado, perito criminal, agente, escrivão e papiloscopista. Cada função possui exigências específicas e responsabilidades distintas dentro da instituição.
O cargo de delegado federal exige formação superior em Direito. Esse profissional é responsável por conduzir investigações, comandando equipes, coordenando inquéritos policiais e participando da elaboração de estratégias jurídicas.
Já o perito criminal Federal precisa ter formação superior em áreas como: Engenharia, Ciências Contábeis, Informática, Farmácia, Biologia, entre outras definidas no edital. Sua função é realizar perícias técnicas que ajudam na resolução dos casos investigados pela PF.
O agente federal, por sua vez, pode ter graduação em qualquer área. Sua atuação é fundamentada em atividades operacionais, como cumprimento de mandados, vigilância, prisões e apreensões. Além disso, ele lida diretamente com a investigação de crimes, realizando diligências e colaborando com o delegado na coleta de informações.
A função de escrivão federal é prestar suporte administrativo nas investigações. O concurso para o cargo exige formação em qualquer área, e os aprovados são encarregados de gerenciar a documentação e os processos relacionados aos casos policiais.
O cargo de papiloscopista federal exige ensino superior em qualquer área. Sua atuação é focada na identificação humana por meio de impressões digitais, reconhecimento facial e técnicas forenses, auxiliando na identificação de suspeitos, vítimas e esclarecimento de crimes.
Se você deseja dar o primeiro passo rumo à carreira de policial federal, e ingressar em uma faculdade, a Quero Bolsa pode te ajudar.
No site, você encontra bolsas de estudo com até 90% de desconto para cursos de diversas áreas do conhecimento. Os descontos são válidos para toda a formação e não exigem a realização de vestibular e nem o cumprimento de critérios burocráticos.
Para ingressar na faculdade dos seus sonhos e obter a sua bolsa de estudos, basta clicar no botão abaixo e procurar pela faculdade de seu interesse. O processo é simples e totalmente on-line. Confira:
São mais de 1.000 instituições de ensino superior parceiras reconhecidas pelo MEC, como:
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.