O Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau), em parceria com a Prefeitura do Recife e a Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), promove o Praia sem Barreiras. O momento acontece de sexta a domingo, das 08h às 13h, sempre que a maré está baixa, no posto 7 da praia de Boa Viagem, um dos principais cartões postais da capital pernambucana.
(Foto: Divulgação)Projeto Praia sem Barreiras da Uninassau promove inclusão nas areias do Recife
O objetivo do projeto é possibilitar que pessoas com deficiência e mobilidade reduzida possam viver a experiência de entrar no mar, utilizando cadeiras anfíbias. O equipamento possui braços que funcionam como boias e cintos para não haver o risco de quedas. É montada uma estrutura na areia com uma esteira especial, para facilitar o acesso dos participantes.
Além de promover a inclusão social, a iniciativa também tem o intuito de envolver estudantes da Uninassau em um projeto de responsabilidade social, para que, assim, a atividade possa contribuir tanto para o desenvolvimento profissional, quanto acadêmico e humanitário.
Toda a assistência é dada por alunos dos cursos de Fisioterapia, Enfermagem, Turismo e Educação Física da instituição. Além de aplicar boa parte do que se aprende na teoria e em aulas práticas, todos os voluntários passam por capacitação para poder atender melhor aos usuários.
O projeto de extensão também é voltado para alunos que cumprem a carga horária de 100 horas em no mínimo 6 meses e no máximo de 1 ano. Os estudantes ainda recebem uma declaração e precisam entregar um relatório falando sobre a experiência de ter participado do projeto, como isso melhorou os aspectos sociais e acadêmicos, além de ressaltar a patologia que mais chamou a atenção durante o período das atividade. Ao mesmo tempo que presta serviço de valor social, se aprende junto com os integrantes do programa Praia sem Barreiras.
Praia sem Barreiras da Uninassau já entrou em ritmo de Carnaval
No último sábado (8), o projeto contou com uma programação especial de carnaval. Os participantes puderam desfrutar, sentir e viver a folia do Recife. Além das atividades de banho de mar, ocorreu desfile de fantasias, orquestras e arrastão de frevo.
A energia contagiou quem esteve presente, proporcionando uma manhã produtiva e divertida aos participantes e colaboradores do projeto. A diversão não para por aí, os usuários ainda curtiram o momento caracterizados com fantasias e acessórios carnavalescos.