Etapa um | O diagnóstico de um problema
De repente, se o cliente identificou que há algo errado na casa, mas não entende exatamente a origem disso, está na hora de contatar um especialista.
Quando se trata de questões como hidráulica, elétrica ou estruturas das edificações, os engenheiros são os melhores no assunto. Já para questões espaciais, os arquitetos. O trato dos jardins, os paisagistas; e para interiores designers e decoradores.
No início, o cliente pode não entender a importância de conversar com estes profissionais. Acontece que, muitas vezes, é só com a experiência deles é que se consegue dar um diagnóstico de um problema.
Não quer dizer que outras pessoas não tenham opinião sobre o assunto, principalmente aqueles que já passaram por situações semelhantes. Mas só os especialistas podem encontrar um caminho mais fácil, simples, econômico e satisfatório.
Leia mais: Saiba tudo sobre o curso de Design de Interiores

Etapa dois | A idealização de uma solução
Enfim, o cliente já sabe o que tem de errado na casa e contratou uma empresa ou um profissional para bolar um plano de ação.
Esta é a etapa mais divertida, quando ambas as partes conversam e revelam desejos, necessidades e possibilidades. E é a partir deste momento que se começa a traçar, no papel, as primeiras ideias, chamado pelos projetistas de ‘partido inicial’.
Muitas das ideias finais são reveladas pelo projetista (que pode ser um um arquiteto e mesmo um engenheiro civil) através de plantas baixas, vistas e cortes. Mas para que não haja dúvidas, também são elaboradas maquetes eletrônicas, croquis – ou desenhos rápidos – e detalhamentos.
Se o projeto envolve apenas a parte decorativa, um designer de interiores pode atuar. Mas caso haja alguma obra a ser feita, nesse caso é preciso contar com um arquiteto ou um profissional que fez a faculdade de Engenharia Civil. Em obras mais complexas e de construção do zero, na maioria dos casos será preciso de um engenheiro civil.
Veja: Quanto custa uma faculdade de Engenharia Civil?
+ Faculdade Engenharia Civil: veja valor por mês com bolsa de estudos