Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Profissões

Quais os profissionais que podem atuar na construção, reforma e decoração da casa?

Durante uma reforma ou mudança em uma casa, diversas são as necessidades. Às vezes, apenas precisamos de uma simples opinião sobre que  jogo de lençóis, capas de almofadas ou persiana comprar para alguma decoração. 

E é neste momento que percebemos que não conseguimos fazer tudo isso sozinhos, que há limites para a nossa capacidade. Mas quais profissões atuam nisso? Quais são as carreiras importantes na reforma de uma casa?

Se você é um estudante pensando em qual área profissional atuar, saiba que a engenharia civil e o design de interiores podem ser uma opção. 

Neste momento, vamos entender, juntos, quais são os profissionais que podem fazer a diferença na elaboração de um projeto e execução de construções, reformas e decorações. Assim, você poderá ter uma ideia mais ampla de que atividades exercer caso opte por algum desses cursos!

Orientação profissional: gosto de decoração mas não consigo decidir qual curso fazer 

construção, reforma e decoração

Áreas de atuação profissional: construção, reforma e decoração

Para você entender tudo isso melhor, imagine que está com um problema em casa e precisa de ajuda profissional. Vamos exemplificar com situações reais do dia a dia, acompanhe!

Etapa um | O diagnóstico de um problema

De repente, se o cliente identificou que há algo errado na casa, mas não entende exatamente a origem disso, está na hora de contatar um especialista.

Quando se trata de questões como hidráulica, elétrica ou estruturas das edificações, os engenheiros são os melhores no assunto. Já para questões espaciais, os arquitetos. O trato dos jardins, os paisagistas; e para interiores designers e decoradores.

No início, o cliente pode não entender a importância de conversar com estes profissionais. Acontece que, muitas vezes, é só com a experiência deles é que se consegue dar um diagnóstico de um problema. 

Não quer dizer que outras pessoas não tenham opinião sobre o assunto, principalmente aqueles que já passaram por situações semelhantes. Mas só os especialistas podem encontrar um caminho mais fácil, simples, econômico e satisfatório.

Leia mais: Saiba tudo sobre o curso de Design de Interiores

Etapa dois | A idealização de uma solução

Enfim, o cliente já sabe o que tem de errado na casa e contratou uma empresa ou um profissional para bolar um plano de ação. 

Esta é a etapa mais divertida, quando ambas as partes conversam e revelam desejos, necessidades e possibilidades. E é a partir deste momento que se começa a traçar, no papel, as primeiras ideias, chamado pelos projetistas de ‘partido inicial’.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Nesta etapa, o diálogo entre o profissional e o cliente é fundamental. O processo deve ser de ida e volta até se chegar a uma solução possível de ser realizada.

Muitas das ideias finais são reveladas pelo projetista (que pode ser um um arquiteto e mesmo um engenheiro civil)  através de plantas baixas, vistas e cortes. Mas para que não haja dúvidas, também são elaboradas maquetes eletrônicas, croquis - ou desenhos rápidos - e detalhamentos.

Se o projeto envolve apenas a parte decorativa, um designer de interiores pode atuar. Mas caso haja alguma obra a ser feita, nesse caso é preciso contar com um arquiteto ou um engenheiro. Em obras mais complexas e de construção do zero, na maioria dos casos será preciso de um engenheiro civil. 

Leia mais: Entenda a diferença entre arquitetura e urbanismo e design de interiores 

Etapa três | Tirando as coisas do papel

Com o projeto final em mãos, pode-se ter uma ideia dos materiais e maquinários que será preciso adquirir para execução da obra. Também os profissionais terceirizados que deverão ser contratados em diferentes etapas.

Por exemplo:

  • Pintores;

  • Encanadores;

  • Eletricistas;

  • Pedreiros;

  • Técnicos em ar condicionado;

  • Mestres de obras;

  • Gesseiros;

  • Marmoristas.

E até para este momento cliente poderá contar com um especialista, como um gestor, caso o trabalho de fiscalização fique muito complexo. Assim, evita-se despesas desnecessárias, desperdícios e atrasos na construção ou reforma.

Tirar as coisas do papel, ou seja, torná-las realidade não é tarefa fácil. Do contrário, elas poderiam ser feitas por qualquer um, o que não é verdade. Vemos imagens de obras em vídeos e reportagens da internet e pensamos que tudo é muito simples. 

Mas é que estas publicações só revelam dados superficiais, deixando de lado os momentos mais complexos das histórias vivenciadas por todos os personagens, profissionais e clientes.

Considere a ideia de contratar mão-de-obra especializada. Se cliente deseja um bom resultado, não pode pensar só nos gastos. 

Segurança, qualidade e durabilidade são obtidos por serviços bem feitos, realizados por profissionais capacitados. Lembrando que a retirada de partes estruturais da casa, por exemplo, é algo que somente podem ser feito após a avaliação e com o acompanhamento de um engenheiro civil ou de um arquiteto.

Etapa quatro | Os toques finais e a entrega das chaves

Enfim, a obra foi finalizada. Geralmente, é neste momento que entra a contribuição dos paisagistas, designers e decoradores. 

Sobre os desenhos de arquitetura e sistemas complementares, eles podem propor as ambientações para diferentes espaços do imóvel - da área externa aos interiores. Este serviço é como a “cereja do bolo”. Irá saltar aos olhos dos observadores, ajudando a destacar todo o resto que já foi executado. Os arquitetos são os especialistas desta área!

Já visitou aquelas casas modelos das construtoras que são mostradas pelos corretores de imóveis? Sabe para que elas servem? 

Leia mais: O que faz um arquiteto?

Servem para apresentar aos clientes algumas possibilidades. E é isto que o cliente obterá no final desta caminhada, a chance de viver com mais tranquilidade e conforto por muitos anos.

Ficaram claros para você, com esses exemplos práticos do dia a dia, que profissionais podem atuar nas áreas de decoração, reforma e construção?

E aí? Qual dessas profissões te deixou mais interessado? Já escolheu seu curso? Boa sorte nessa escolha!

Colaboração:  Viva Decora

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você pretende trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
ALERTA DE VAGAS i-close
Para se dedicar integralmente aos estudos é sempre bom economizar.Money c94fde8014ac9b0d5ad05d244e1821fb246018cdc3570b09f72c25fde99f7b1a

Gostaria de ser avisado sempre que uma vaga estiver disponível aqui no site Quero Bolsa?

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você encontra as melhores vagas em diversos turnos, até mesmo ensino a distância.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você pretende trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2021 CNPJ: 10.542.212/0001-54