Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Pós-graduação

Quanto custa uma especialização em Psicologia?

por Mathias Sallit em 05/11/21

Para saber quanto custa uma especialização em Psicologia, é preciso levar em consideração alguns fatores. Eles são decisivos para os preços desses tipos de curso, que são muito procurados por psicólogos e profissionais de outras áreas que desejam se especializar em algum campo da Psicologia para direcionar ou ampliar a atuação profissional.

Quanto custa uma especialização em Psicologia
Descubra quanto custa uma especialização em Psicologia (Foto: Alex Green/Pexels)

Antes de descobrir quanto custa uma especialização em Psicologia, você vai entender quais são as pós-graduações da área, quem pode fazer e quanto tempo dura essa formação para quem opta em se especializar.

Quais pós-graduações um psicólogo pode fazer?

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) afirma que recebe o título de especialista apenas quem fez uma pós-graduação lato sensu do tipo especialização reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). Existe uma resolução do CFP, do ano de 2007, que identifica quais são as especializações da área da Psicologia.

Ao todo, são 11 especializações previstas pelo conselho. Entre as mais famosas, estão Psicologia Clínica, Psicologia Organizacional e do Trabalho, Psicologia Social e Neuropsicologia. No entanto, há ainda muitas outras especializações que se relacionam com as áreas da Psicologia.

Psicólogos formados podem buscar essa variedade de cursos para aprender sobre campos cada vez mais específicos do conhecimento. Isso pode ser um diferencial para quem quer aprofundar os estudos para executar no dia a dia da profissão que aborda saúde mental e questões dos seres humanos.

Saiba mais: Conheça quais são as áreas da Psicologia

Quem pode fazer especialização em Psicologia?

As pós-graduações na área da Psicologia são voltadas para psicólogos e também para profissionais da Medicina, principalmente aqueles que trabalham com saúde mental, caso dos psiquiatras. No entanto, outros profissionais da saúde que têm interesse sobre a Psicologia também podem fazer uma especialização.

Mesmo profissionais que não atuam na área da saúde podem fazer uma especialização em Psicologia. Há institutos e faculdades que não exigem uma formação específica na área para ingressar em uma pós-graduação. Portanto, qualquer pessoa que tenha uma graduação e tenha interesse em conhecer ou trabalhar na área da Psicologia, pode fazer uma especialização nesse campo do conhecimento.

Fato é que não é necessário ser formado em Psicologia para fazer um curso na área e conhecer e colocar em prática as teorias de Sigmund Freud, Carl Jung, Jacques Lacan e outros grandes nomes da Psicologia e da Psicanálise.

Quanto tempo dura uma especialização em Psicologia?

A duração de uma especialização em Psicologia pode variar bastante de acordo com alguns fatores, como tipo de curso e instituição que oferece a pós. Como são diversos tipos de formação, cada uma apresenta uma carga horária total para conclusão do curso.

De forma geral, uma pós-graduação em Psicologia dura entre 6 e 24 meses. Sim, é possível fazer uma pós em apenas um semestre ou em até dois anos. Em média, são necessários pelo menos 10 meses de estudo para conseguir o certificado e se especializar em alguma área da Psicologia.

Veja mais:
Existe pós-graduação de 6 meses?
Quanto tempo dura uma pós-graduação?

Quanto custa uma especialização em Psicologia?

A grande quantidade de cursos de especialização em Psicologia faz com que existam diferentes durações da formação. Essa diversidade de pós-graduação na área também faz com que a resposta para quanto custa uma especialização em Psicologia seja aberta.

Os preços variam bastante de acordo com o curso, instituição e modalidade de ensino da pós-graduação (presencial ou a distância). As mensalidades podem ir de apenas R$ 200 para até R$ 3.000 dependendo da faculdade onde se estuda e qual é a área da formação.

Você percebeu que os preços dos cursos variam bastante. Mas eles podem variar ainda mais, já que também existem bolsas de estudo para pós-graduação em muitas instituições no Brasil. Quem busca por especializações sabe que o investimento costuma ser alto.

Por isso, conseguir uma bolsa de estudos pode ser o diferencial tanto financeiramente como na hora de decidir por se matricular no curso e continuar estudando. Então, a Quero Bolsa pode te ajudar a conseguir esse incentivo a mais e se preocupar menos em saber quanto custa uma especialização em Psicologia.

A plataforma tem parcerias com faculdades e instituições de pós-graduação em Psicologia espalhadas por todo o Brasil. São cursos remotos e presenciais dessa e de todas as áreas do conhecimento. Abaixo, você vê uma lista com algumas dessas instituições parceiras.

Bolsas de estudo para pós em Psicologia

Para saber mais, ao clicar no botão abaixo você pode pesquisar qual a especialidade que pretende fazer e onde deseja estudar. É possível também filtrar pelo preço que deseja pagar nas mensalidades, assim você não se preocupa tanto com os custos.

Leia também:
10 pós-graduações mais procuradas na área de Psicologia
Vale a pena fazer uma pós-graduação em Psicologia?

Agora que você já sabe quanto custa uma especialização em Psicologia, conte para a gente nos comentários abaixo qual a área que pretende seguir!

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2021 CNPJ: 10.542.212/0001-54