Vantagens no mercado para um estudante de curso técnico
Justamente por ser de curta duração, a chance de um estudante de curso técnico estar empregado mais rapidamente é maior do que alguém que faz uma faculdade. Outra vantagem é que o curso técnico é voltado para conhecimentos específicos que a pessoa precisa para desempenhar uma função.
Por exemplo, se você procura a área de Recursos Humanos para trabalhar, o curso técnico em Administração + RH irá ajudá-lo com disciplinas práticas que já o qualificam para esse campo profissional.
Os cursos técnicos também são bem vistos pelas empresas que, cada vez mais, estão em busca de profissionais formados nas áreas técnicas. Esses profissionais se destacam porque foram qualificados para resolver questões do cotidiano e para dar conta de metas práticas, sendo muito valorizados pelas empresas.
Se você está pensando em fazer um curso técnico, tenha isso em mente: a formação técnica é dinâmica e prática. O estudante sai desse tipo de curso preparado para o mercado de trabalho e com um ótimo índice de empregabilidade que o favorece.
Leia também:
+ Como incluir o curso técnico em seu currículo?
+ Existe curso técnico a distância?
Capacitação profissional durante o curso técnico
As disciplinas do curso técnico são voltadas para a prática. Esse tipo de formação pode ser feita após o ensino médio ou enquanto você estiver cursando essa fase. No entanto, para obter o diploma de curso técnico você deve, primeiro, concluir o ensino médio.
Na graduação, o estudante aprende a profissão quando faz um estágio ou apenas após formado, quando coloca os conhecimentos adquiridos em prática. No ensino técnico, o aprendizado sobre a profissão acontece durante todo o tempo de formação. Em paralelo às aulas práticas, os alunos têm na grade curricular também as aulas teóricas.
Com essa capacitação prática recebida durante os estudos, a pessoa que se forma em um curso técnico está preparada para assumir logo uma vaga no mercado de trabalho. Ou seja, quem termina um curso técnico terá uma profissão, uma vez que é exigida do aluno a conclusão de uma carga horária mínima.
Além de tudo isso, geralmente as mensalidades dos cursos técnicos constam de valores bem mais acessíveis.