Quem faz curso técnico realmente consegue emprego?
Quais são os cursos técnicos existentes? E a duração? Quem faz curso técnico realmente consegue emprego? Confira esses pontos e muito mais na Revista QB!
O curso técnico é para quem quer entrar no mercado de trabalho. Com menor duração, o certificado técnico pode fornecer a motivação necessária para o aluno reservar o tempo e a energia necessários para futuramente dar continuidade aos estudos por meio de uma graduação.
E não, os cursos técnicos não são a mesma coisa que uma faculdade. Não é um atalho ou tampouco um substitui o outro. São formações complementares.
Tipos de curso técnico
O curso técnico pode ser feito junto com as três séries do ensino médio, depois do ensino médio, ou em paralelo. Com relação à integração com o ensino médio, os tipos de curso técnico são:
1. Curso técnico integrado
É um curso que combina o ensino médio com o ensino técnico em um só. Ou seja, além das matérias das três séries do ensino médio, o aluno também aprende uma profissão, com conhecimentos práticos relacionados a ela.
O curso técnico dura três anos e, ao se formar nesse tipo de curso, o aluno recebe dois certificados: o certificado de conclusão do ensino médio e o diploma de técnico.
2. Curso técnico externo
Externo, ou concomitante, significa junto com, em paralelo. Esse tipo de curso técnico, como o nome indica, é aquele em que o aluno faz o ensino médio em uma escola e o ensino técnico em outra, estudando nas duas em paralelo.
Para poder fazer um curso técnico concomitante, é preciso estar matriculado na primeira série do ensino médio. Ou seja, o aluno faz duas matrículas em duas escolas diferentes. Ao se formar nos dois cursos, recebe os dois diplomas diferentes, um de cada escola: certificado de conclusão do ensino médio e diploma técnico.
A duração desse tipo de curso vai depender do tempo em que o aluno leva para concluir as duas modalidades. O ensino médio normal dura três anos, já o curso técnico que é feito em paralelo costuma estar dividido em módulos, ou semestres, e normalmente dura entre um ano e meio e dois anos.
3. Curso técnico profissionalizante
Nessa modalidade, o aluno precisa ter concluído todo o ensino médio. É um curso técnico que se faz depois de ter o certificado do ensino médio, com o objetivo de aprender uma profissão específica.
Os cursos técnicos profissionalizantes, ou subsequentes, têm duração de até dois anos e são organizados em módulos. Ao concluir o curso, o aluno ganha o diploma de técnico
de nível médio.
Leia também:
+ 9 cursos técnicos que têm os maiores salários
+ Quanto custa um curso técnico?
Não se confunda!
Curso técnico e tecnólogo são coisas bem diferentes. Tecnólogo é o
profissional formado em uma graduação tecnológica. Ele tem um diploma de ensino
superior. Já o curso técnico não é de Nível Superior e não dá diploma de faculdade,
mas dá direito a um certificado de conclusão do curso técnico de Nível Médio.
Oferecem conhecimento bastante específico sobre o assunto do curso e
geralmente são focados em aspectos práticos. Por terem curta duração, podem ser
uma solução rápida para entrada no mercado de trabalho, mas não oferecem uma
ampla formação na área.
Por que optar por cursos técnicos?
Apesar da curta duração, o ensino técnico inclui uma variedade de experiências práticas, sem deixar de lado o conhecimento teórico. Essa capacidade de simular o que ocorre na rotina de trabalho permite que o profissional esteja mais preparado para desenvolver sua carreira dentro de uma organização.
Esse tipo de certificação fornece não apenas o “quê” e o “como”, mas também o “porquê” das coisas. É este “porquê” que ajuda o aluno a ter informações imprescindíveis sobre o raciocínio por trás da atuação profissional.
A modalidade pode ser a chave para abrir novas perspectivas de emprego, promoções ou novos empreendimentos de carreira.
Vantagensno mercado para um estudante de curso técnico
Justamente por ser de curta duração, a chance de um estudante de curso técnico estar empregado mais rapidamente é maior do que alguém que faz uma faculdade. Outra vantagem é que o curso técnico é voltado para conhecimentos específicos que a pessoa precisa para desempenhar uma função.
Por exemplo, se você procura a área de Recursos Humanos para trabalhar, o curso técnico em Administração + RH irá ajudá-lo com disciplinas práticas que já o qualificam para esse campo profissional.
Os cursos técnicos também são bem vistos pelas empresas que, cada vez mais, estão em busca de profissionais formados nas áreas técnicas. Esses profissionais se destacam porque foram qualificados para resolver questões do cotidiano e para dar conta de metas práticas, sendo muito valorizados pelas empresas.
Se você está pensando em fazer um curso técnico, tenha isso em mente: a formação técnica é dinâmica e prática. O estudante sai desse tipo de curso preparado para o mercado de trabalho e com um ótimo índice de empregabilidade que o favorece.
Leia também:
+ Como incluir o curso técnico em seu currículo?
+ Existe curso técnico a distância?
Capacitação profissional durante o curso técnico
As disciplinas do curso técnico são voltadas para a prática. Esse tipo de formação pode ser feita após o ensino médio ou enquanto você estiver cursando essa fase. No entanto, para obter o diploma de curso técnico você deve, primeiro, concluir o ensino médio.
Na graduação, o estudante aprende a profissão quando faz um estágio ou apenas após formado, quando coloca os conhecimentos adquiridos em prática. No ensino técnico, o aprendizado sobre a profissão acontece durante todo o tempo de formação. Em paralelo às aulas práticas, os alunos têm na grade curricular também as aulas teóricas.
Com essa capacitação prática recebida durante os estudos, a pessoa que se forma em um curso técnico está preparada para assumir logo uma vaga no mercado de trabalho. Ou seja, quem termina um curso técnico terá uma profissão, uma vez que é exigida do aluno a conclusão de uma carga horária mínima.
Além de tudo isso, geralmente as mensalidades dos cursos técnicos constam de valores bem mais acessíveis.
Quem faz curso técnico realmente consegue emprego?
De acordo com o Ministério da Educação (MEC), existem mais de 180 cursos técnicos em instituições públicas e privadas do país. Os profissionais técnicos ganham cada vez mais espaço no mercado de trabalho.
Como o profissional que tem um perfil técnico está em falta no mercado, as empresas acabam por pagar salários melhores para os técnicos que já possuem um tempo de experiência.
De acordo com uma pesquisa realizada pelo Ibope, a pedido da Confederação Nacional da Indústria (CNI), 70% dos alunos formados em cursos técnicos conseguem emprego já no primeiro ano após a conclusão do curso. Ou seja, a maior parte dos estudantes termina o curso técnico com uma vaga de trabalho praticamente garantida e com grandes chances de subir degraus na carreira dentro da empresa que os contratar.
Existe bolsa de estudo para curso técnico?
Se você está de olho em um curso técnico e gostaria de ter um aprendizado mais focado no mercado de trabalho, dê uma olhada nas bolsas de estudo de até 80% disponíveis no site do Quero Bolsa.
É possível encontrar o curso perfeito que melhor se encaixa na sua rotina e nas suas pretensões profissionais (e, claro, salariais). Ainda, você consegue encontrar o curso ideal pelo preço menor, garantindo sua bolsa de estudo que é válida durante todo o curso. Clique abaixo para mais informações:
*Texto escrito pelo colaborador Lucas Bicudo