logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Pós-graduação

Quem pode fazer pós-graduação em Farmacologia?

por Isabella Baliana em 24/06/22

Para aqueles profissionais que já estão graduados e querem ampliar suas oportunidades de carreira ou até mesmo para aqueles que gostariam de começar a atuar em outras áreas, uma pós-graduação pode ser uma ótima opção que acarretaria em muitas vantagens.

 Encontre bolsas de estudo de até 80%

Dentro deste cenário, uma das áreas que ficou em alta principalmente com os impactos da pandemia de covid-19 foi a Farmacologia. Diferente do que algumas pessoas podem pensar, não é necessário ter primeiramente feito um graduação específica na área de saúde para começar uma pós nesse curso. 

A farmacologia é uma área do conhecimento abrangente que pode ser estudada por todos aqueles profissionais já graduados que desejam se especializar e se interessam pelo desenvolvimento de substâncias químicas capazes de promover melhorias na saúde e bem-estar de todos os cidadãos.


Leia mais: Quanto custa uma pós-graduação?
Conheça 7 pós-graduações para quem é formado em Biomedicina

O que é a Farmacologia?

A Farmacologia é uma área da ciência dentro da farmácia que estuda como as substâncias químicas interagem com os sistemas biológicos, ou seja, com os organismos, analisando se são capazes de promover alterações funcionais e estruturais. Assim, se essas substâncias tem propriedades medicinais, elas são referidas como “substâncias farmacêuticas”.

Desta forma, o campo da farmacologia abrange a composição de medicamentos e suas propriedades, as interações medicamentosas, a toxicologia e o uso de substâncias no tratamento de doenças. A farmacologia é considerada uma das principais ferramentas para os profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros e farmacêuticos, assim como para aqueles que têm o contato direto ou indireto com os medicamentos. 

 O que se estuda em Farmacologia?

A pós-graduação em Farmacologia tem um duração bem variada, pois algumas instituições oferecem cursos mais rápidos com menos de 12 meses. Entretanto, o tempo médio de duração da especialização fica em torno de um a dois anos, podendo ser encontrada na modalidade presencial ou a distância (EaD).

O campo de estudo da farmacologia é voltado principalmente para as ciências da saúde. Os farmacologistas, como são conhecidos os profissionais da área, estudam os efeitos e mecanismos de ação das drogas, em busca de compreender como os fármacos (principal substância da formulação do medicamento) atuam nos sistemas fisiológicos dos organismos.

Algumas das matérias presentes na grade curricular do curso são:

  • Introdução aos Conceitos: Farmacocinética e Farmacodinâmica
  • Farmacologia da Inflamação e Imunofarmacologia
  • Farmacologia Cardiovascular e Respiratória
  • Farmacologia do Sistema Nervoso Central
  • Farmacologia Antimicrobiana e Farmacologia do Câncer
  • Farmacologia Dermatológica e Endócrina
  • Farmacoterapia e Interações Medicamentosas
  • Interpretação de Dados Laboratoriais
  • Ética e Legislação
  • Fitoterapia
  • Farmácia Hospitalar
  • Farmacoeconomia e Farmacovigilância
  • Nutrição Parenteral
  • Atuação Farmacêutica no Controle de Infecção Hospitalar
  • Farmacoterapia, Anestesia e Gases Medicinais
  • Farmacoterapia de Emergências e UTI
  • Fisiopatologia
  • Metodologia Científica
Veja também: É possível fazer um curso de Farmácia EaD?
6 melhores faculdades para se estudar Farmácia no Brasil, segundo Guia
10 profissões da Engenharia com aplicações na área da Saúde

 Qual a diferença entre Farmácia e Farmacologia?

Essa é uma dúvida recorrente entre muitas pessoas. Farmácia e Farmacologia, apesar de terem nomes parecidos, são duas áreas distintas que apresentam algumas diferenças no que diz respeito ao ambiente de trabalho, ao dia a dia da profissão, às permissões de função, dentre outros. 

A Farmácia é um curso normalmente oferecido como graduação, que forma farmacêuticos, profissionais que possuem conhecimentos aprofundados sobre as substâncias e medicamentos disponíveis no mercado, as formulações que existem, o modo como elas atuam no organismo, as reações esperadas e os problemas ou doenças que visam tratar.

 Já a farmacologia é ofertada como um curso de pós-graduação. A área é responsável pelo estudo, análise, criação e desenvolvimento de novas substâncias (fármacos) e medicamentos, atuando principalmente na parte científica. 

Veja mais: 5 pós-graduações mais buscadas na área da Saúde

 Quem pode fazer pós-graduação em Farmacologia?

Apesar de seu público-alvo ser os profissionais de Farmácia, Medicina, Enfermagem, Psicologia, Biomedicina, Biologia e Terapia Ocupacional, aqueles profissionais formados em outras áreas do conhecimento que tenham o interesse e a vontade de atuar na farmacologia também podem ingressar no curso.

Isso porque, conforme explica o parágrafo 3º, do Art. 1º, da Resolução nº 1, de 8 de junho de 2007 do Ministério da Educação (MEC), a exigência mínima para realizar qualquer pós-graduação é a apresentação de um diploma de curso de graduação ou demais cursos superiores:

§ 3° Os cursos de pós-graduação lato sensu são abertos a candidatos diplomados em cursos de graduação ou demais cursos superiores e que atendam às exigências das instituições de ensino.

O que muitas vezes ocorre é que, por afinidade ou exigência do mercado de trabalho, aqueles que mais realizam e optam pela especialização em Farmacologia normalmente são os próprios profissionais formados em áreas da saúde.´

Além disso, é importante ressaltar que cada instituição pode possuir outras exigências para os seus cursos de pós-graduação. Assim, é importante que o candidato confira se a universidade ou faculdade que deseja entrar permite a realização dessa pós-graduação por profissionais de áreas não relacionadas. 

Confira também: Como fazer uma pós-graduação EaD com bolsa de estudos?
50 pós-graduações EaD com bolsas de estudo acima de 90%

Qual é o salário de um farmacologista?

Segundo uma pesquisa realizada pelo portal salario.com.br a partir de dados oficiais do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web por meio da análise de mais de 97 mil salários de profissionais admitidos e desligados pelas empresas no período de maio de 2021 a abril de 2022, um farmacologista recebe em média R$ 3.560 para uma jornada de 41 horas semanais.  

A pesquisa ainda revelou que o teto salarial da profissão é de R$ 6.098,40, levando em conta o salário base de profissionais em regime CLT de todo o Brasil. Além disso, de acordo com os dados divulgados, a cidade com mais ocorrências de contratações e, por consequência, com mais vagas de emprego para Farmacologistas é São Paulo (SP).

Leia mais: Profissionais com pós-graduação ganham melhor?
Quais cursos têm pós-graduação?

Onde um farmacologista pode trabalhar?

O campo de atuação de um farmacologista é mais variado do que alguns podem pensar, já que esse especialista pode trabalhar em laboratórios desenvolvendo medicamentos, atuar em laboratórios especializados, dar aulas em instituições de ensino superior ou até mesmo trabalhar no atendimento ao público de um farmácia. 

Outras possibilidades de atuação são em grandes indústrias de medicamentos, realizando pesquisas de novos produtos e fazendo o acompanhamento de pacientes, e também em serviços de saúde, podendo ser estes da rede pública ou particular. 

Leia também: Teste Vocacional para Farmácia
Como funciona a pós-graduação? Veja o que você precisa saber antes de continuar sua formação

Onde fazer uma pós-graduação?

Iniciar uma pós-graduação é uma boa opção quando se busca por diferencial na carreira acadêmica e, principalmente, profissional. A partir de uma pós-graduação, o profissional  especializa seus conhecimentos sobre determinada área, se tornando um especialista no assunto e amplia suas oportunidades no mercado de trabalho.

Contudo, independentemente do curso desejado, na hora de escolher onde se especializar, é importante se atentar a alguns fatores, como a infraestrutura da instituição de ensino, se a universidade possui um corpo docente qualificado, uma grade curricular completa e atualizada e, principalmente, se é reconhecida pelo MEC. 

Clique abaixo e encontre a instituição de ensino ideal para começar a sua pós-graduação e veja os cursos que oferecem descontos de até 80%:

Encontrar pós-graduação

Além disso, aproveite para conhecer algumas instituições que são bem avaliadas pelo órgão e ainda oferecem condições especiais em suas mensalidades:

banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2022 CNPJ: 10.542.212/0001-54