Quem pode fazer pós-graduação em Farmacologia?
Apesar de seu público-alvo ser os profissionais de Farmácia, Medicina, Enfermagem, Psicologia, Biomedicina, Biologia e Terapia Ocupacional, aqueles profissionais formados em outras áreas do conhecimento que tenham o interesse e a vontade de atuar na farmacologia também podem ingressar no curso.
Isso porque, conforme explica o parágrafo 3º, do Art. 1º, da Resolução nº 1, de 8 de junho de 2007 do Ministério da Educação (MEC), a exigência mínima para realizar qualquer pós-graduação é a apresentação de um diploma de curso de graduação ou demais cursos superiores:
§ 3° Os cursos de pós-graduação lato sensu são abertos a candidatos diplomados em cursos de graduação ou demais cursos superiores e que atendam às exigências das instituições de ensino.
O que muitas vezes ocorre é que, por afinidade ou exigência do mercado de trabalho, aqueles que mais realizam e optam pela especialização em Farmacologia normalmente são os próprios profissionais formados em áreas da saúde.´
Além disso, é importante ressaltar que cada instituição pode possuir outras exigências para os seus cursos de pós-graduação. Assim, é importante que o candidato confira se a universidade ou faculdade que deseja entrar permite a realização dessa pós-graduação por profissionais de áreas não relacionadas.
Confira também: Como fazer uma pós-graduação EaD com bolsa de estudos?
+ 50 pós-graduações EaD com bolsas de estudo acima de 90%
Qual é o salário de um farmacologista?
Segundo uma pesquisa realizada pelo portal salario.com.br a partir de dados oficiais do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web por meio da análise de mais de 97 mil salários de profissionais admitidos e desligados pelas empresas no período de maio de 2021 a abril de 2022, um farmacologista recebe em média R$ 3.560 para uma jornada de 41 horas semanais.
A pesquisa ainda revelou que o teto salarial da profissão é de R$ 6.098,40, levando em conta o salário base de profissionais em regime CLT de todo o Brasil. Além disso, de acordo com os dados divulgados, a cidade com mais ocorrências de contratações e, por consequência, com mais vagas de emprego para Farmacologistas é São Paulo (SP).
Leia mais: Profissionais com pós-graduação ganham melhor?
+ Quais cursos têm pós-graduação?
Onde um farmacologista pode trabalhar?
O campo de atuação de um farmacologista é mais variado do que alguns podem pensar, já que esse especialista pode trabalhar em laboratórios desenvolvendo medicamentos, atuar em laboratórios especializados, dar aulas em instituições de ensino superior ou até mesmo trabalhar no atendimento ao público de um farmácia.
Encontre bolsas de estudo de até 80% para Estética
Outras possibilidades de atuação são em grandes indústrias de medicamentos, realizando pesquisas de novos produtos e fazendo o acompanhamento de pacientes, e também em serviços de saúde, podendo ser estes da rede pública ou particular.
Leia também: Teste Vocacional para Farmácia
+ Como funciona a pós-graduação? Veja o que você precisa saber antes de continuar sua formação
Onde fazer uma pós-graduação?
Iniciar uma pós-graduação é uma boa opção quando se busca por diferencial na carreira acadêmica e, principalmente, profissional. A partir de uma pós-graduação, o profissional especializa seus conhecimentos sobre determinada área, se tornando um especialista no assunto e amplia suas oportunidades no mercado de trabalho.
Contudo, independentemente do curso desejado, na hora de escolher onde se especializar, é importante se atentar a alguns fatores, como a infraestrutura da instituição de ensino, se a universidade possui um corpo docente qualificado, uma grade curricular completa e atualizada e, principalmente, se é reconhecida pelo MEC.
Clique abaixo e encontre a instituição de ensino ideal para começar a sua pós-graduação e veja os cursos que oferecem descontos de até 80%:
Encontrar pós-graduação
Além disso, aproveite para conhecer algumas instituições que são bem avaliadas pelo órgão e ainda oferecem condições especiais em suas mensalidades: