Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
Profissões

Área da saúde está entre as que mais contrata no país: veja 7 carreiras para seguir

por Thales Valeriani em 28/09/21

Dados do  Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) mostram que o Brasil criou mais de 1,5 milhão de vagas de empregos formais no primeiro semestre de 2021. Nas cinco áreas da economia analisadas, a que teve o melhor desempenho foi a de Serviços, com mais de 125 mil postos de trabalho criados.

Setores da economia que mais contrataram

Confira quantas vagas de emprego foram criadas em cada setor da economia:

  • Serviços: 125.713
  • Comércio: 77.877
  • Indústria: 50.145
  • Agricultura: 38.005
  • Construção: 22.460

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

Contratações na área da Saúde

Segundo o Caged, mais da metade dos mais 125 mil postos de trabalho criados no setor de Serviços possuem alguma relação com a área da saúde, como atendimentos médicos e hospitalares, serviços de assistência a idosos e pessoas com deficiência e a assistência social.

Para se ter ideia, em abril de 2021 foram mantidos mais de 57 mil postos de trabalho no setor de serviços. Desses, mais de 30 mil eram do subgrupo saúde humana e serviços sociais. Tal número é resultado, em partes, da pandemia de Covid-19, que exigiu mais contratações de profissionais dessa área.

Além do Caged, o levantamento do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), baseado na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad Contínua), também identificou crescimento na contratação de profissionais da saúde.

De acordo com o levantamento, as contratações aumentaram 3,3% nas atividades de atenção à saúde humana. No mesmo período, as demais ocupações tiveram queda de 8,9%.

Veja qual carreira seguir na área de Saúde

Nesse contexto de contratações em alta, nada melhor do que escolher uma carreira da área, não é mesmo? E a melhor parte é que as carreiras são bem variadas! Confira:


1. Enfermeiro

O curso de Enfermagem forma profissionais habilitados a atuar na prevenção de doenças, promoção do bem estar e proteção da saúde, em parceria com outros profissionais da área. O enfermeiro deve ser um profissional apto a analisar o estado de saúde dos pacientes e de agir de acordo com as normas éticas. 

Além disso, no ambiente hospitalar e de pronto-atendimento, esses são os profissionais que costumam aplicar e ministrar injeções e remédios, além de acompanhar a situação dos pacientes internados.

O curso de Farmácia dura cinco anos e forma profissionais capazes de atuar na produção de remédios, reagentes químicos, análises clínicas, cosméticos, fármacos e até mesmo de alimentos.

A abrangência de atuação desse profissional é grande. Para se ter ideia, segundo o Conselho Federal de Farmácia (CFF),há mais de 70 áreas de atuação possíveis para os formados em Farmácia.

3. Psicólogo

O curso de Psicologia pertence à área das Ciências Humanas, já os profissionais de psicologia são considerados da área da saúde. Ou seja, a formação é completa e transita pelas diferentes áreas do conhecimento. Além disso, o profissional de psicologia pode trabalhar como autônomo, atendendo aos pacientes na própria clínica, ou em alguma empresa ou hospital

+ Mitos e verdades sobre o curso de Psicologia
+ Psicologia on-line ou presencial: tudo o que você precisa saber

4. Fisioterapeuta

O curso de Fisioterapia dura quatro anos, em média. Segundo o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO), há mais de 15 campos de atuação profissional para os formados na área.

O fisioterapeuta é o profissional capaz de prevenir e recuperar tanto doenças como lesões dos pacientes. Para tanto, aparelhos e exercícios específicos são utilizados durante as sessões de fisioterapia.

+ Fisioterapia e Terapia Ocupacional: entenda a diferença entre elas
+ Confira quais são as áreas de atuação de Fisioterapia

5. Fonoaudiólogo

O curso de Fonoaudiologia dura cinco anos, em média. Os profissionais da área estudam a comunicação por meio da voz e da audição entre as pessoas. Além disso, o fonoaudiólogo é responsável por trabalhar a habilitação ou a reabilitação da voz, tratar distúrbios de audição e analisar a motricidade oral, além da leitura e da escrita.

Em relação ao mercado de trabalho, o Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa) reconhece 12 áreas de atuação na Fonoaudiologia.

+ Fonoaudiólogo: conheça as principais tendências e competências para esse profissional
+ Veja quais são as áreas de atuação da Fonoaudiologia 

6. Médico

A graduação em Medicina dura seis anos, em média. Os profissionais da área são capacitados para examinar a relação saúde/doença dos pacientes, além de analisar a prevenção, recuperação e reabilitação dos mesmos. Assim, médico acaba sendo um profissional apto a promover a assistência integral em relação à saúde.

Em relação ao mercado de trabalho, o médico pode tanto trabalhar para uma empresa, como hospitais públicos ou privados, quanto abrir um consultório e trabalhar como profissional liberal.

+ Medicina: conheça os detalhes dessa formação
+ Saiba quais são as especialidades de Medicina

7. Nutricionista

O curso de Nutrição dura 4 anos, em média. O nutricionista é um profissional capaz de compreender a relação entre alimentação e saúde, com foco na prevenção de doenças e na recuperação dos doentes, se for o caso.

Desse modo, a atuação dos formados em Nutrição vai além de estabelecer uma dieta com o objetivo de emagrecer ou de atingir determinada forma física. Até porque a relação de uma pessoa com a própria alimentação envolver diversos fatores, como os culturais, os socioeconômicos e até mesmo etários.

Mostrando cursos em Veja mais vagas

  • Mensalidades a partir de

    R$ 270,00
    Ver Bolsas

  • {course} {university}

    Mensalidades a partir de R$ 2400/mês

Veja mais cursos

Na Quero Bolsa, você encontra bolsas de estudo em faculdades espalhadas por todo o Brasil. É possível estudar em cursos presenciais e no ensino a distância (EaD). São bolsas de até 75% nas mensalidades ao longo de toda a formação. 

Isso significa que o benefício vale por todo o curso, até você conseguir o diploma. Conheça algumas faculdades parceiras da Quero Bolsa:

São milhares de instituições e cursos espalhados por todo o país. Clique no botão abaixo para encontrar a faculdade e a graduação que mais combinam com você.

Encontrar bolsas de estudo


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Tags relacionadas:

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você pretende trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
ALERTA DE VAGAS i-close
Para se dedicar integralmente aos estudos é sempre bom economizar.Money c94fde8014ac9b0d5ad05d244e1821fb246018cdc3570b09f72c25fde99f7b1a

Gostaria de ser avisado sempre que uma vaga estiver disponível aqui no site Quero Bolsa?

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você encontra as melhores vagas em diversos turnos, até mesmo ensino a distância.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você pretende trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2021 CNPJ: 10.542.212/0001-54