
Quem tem direito à cota no Sisu 2026? Entenda!
Isabella Baliana | 19/01/26Entenda como funcionam as cotas no Sisu 2026, quais são as modalidades de reserva de vagas e quem pode participar pelo sistema.
Entenda como funcionam as cotas no Sisu 2026, quais são as modalidades de reserva de vagas e quem pode participar pelo sistema.
Em resumo:
Entenda melhor abaixo!
As inscrições para o Sisu 2026 começaram nesta segunda-feira (19) e seguem até sexta (23). Nesta edição, o sistema permite que os candidatos utilizem as notas das três últimas edições do Enem (2023, 2024 e 2025) para concorrer às vagas em universidades e institutos federais.
Encontre bolsas de estudo de até 80%
Como acontece todos os anos, muitos estudantes aproveitam o período de inscrição para entender melhor as regras do programa, principalmente as relacionadas às cotas. Afinal, quem tem direito à cota no Sisu 2026?
A seguir, entenda como essa lei funciona dentro do Sisu e quais são os grupos de cotas que organizam a seleção.

Sisu 2026 tem regras diferentes para treineiros; entenda
+ Cursos com mais vagas no Sisu 2026: veja quais graduações concentram a maior oferta
A Lei nº 12.711/2012, conhecida como Lei de Cotas, determina que as instituições federais de ensino superior reservem no mínimo 50% das vagas para estudantes que cursaram integralmente o ensino médio em escolas públicas. As demais vagas seguem para ampla concorrência.
Dentro desse percentual, as vagas são distribuídas considerando três critérios principais:
A aplicação da lei no Sisu funciona de forma progressiva. Todos os candidatos concorrem primeiro pela ampla concorrência. Caso a nota não seja suficiente, o sistema passa a classificá-los nas modalidades de cotas para as quais tenham perfil e que tenham sido indicadas na inscrição.
Por isso, o candidato não precisa escolher apenas uma cota: o próprio sistema entende em quais grupos ele se encaixa, desde que os dados socioeconômicos e pessoais estejam preenchidos corretamente e possam ser comprovados no momento da matrícula.
O primeiro requisito para concorrer a uma cota no Sisu é ter feito todo o ensino médio em escola pública. Esse critério também inclui estudantes de colégios militares e do EJA.
A partir disso, o candidato passa a integrar um dos grupos de cotas do Sisu, que combinam escola pública com renda, raça e deficiência.
Esses grupos aparecem no sistema como modalidades L1, L2, L5, L6, L9, L10, L13 e L14. Veja o que significa cada um:
GRUPO L1
Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a um salário mínimo, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escola pública.
GRUPO L2
Candidatos autodeclarados pretos, pardos, quilombolas ou indígenas, com renda familiar de até um salário mínimo per capita e ensino médio completo em escola pública.
GRUPO L5
Candidatos que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escola pública.
GRUPO L6
Candidatos autodeclarados pretos, pardos, quilombolas ou indígenas que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escola pública.
GRUPO L9
Candidatos com deficiência, com renda familiar de até um salário mínimo per capita e ensino médio completo em escola pública.
GRUPO L10
Candidatos com deficiência e autodeclarados pretos, pardos, quilombolas ou indígenas, com renda familiar de até um salário mínimo per capita e ensino médio completo em escola pública.
GRUPO L13
Candidatos com deficiência que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escola pública.
GRUPO L14
Candidatos com deficiência e autodeclarados pretos, pardos, quilombolas ou indígenas que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escola pública.
Saiba mais: 5 dicas para usar a nota do Enem no Sisu 2026
A inscrição no Sisu 2026 é realizada exclusivamente no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Durante o preenchimento da inscrição, o candidato deve:
O sistema permite que o estudante concorra em todas as modalidades compatíveis com o seu perfil, respeitando as regras de cada instituição. Entretanto, é permitido optar por no máximo uma ação afirmativa do tipo bônus e uma do tipo reserva de vagas.
Caso o candidato seja selecionado, será necessário apresentar os documentos comprobatórios exigidos pela instituição, como histórico escolar de escola pública, comprovantes de renda, autodeclaração racial e laudo médico para PCD.
Se não conseguir comprovar as informações declaradas, o candidato perde o direito à vaga.
Veja mais: Como vai funcionar o Prouni 2026?
+ Nota de corte Direito no Sisu 2026: qual pontuação é necessária?
Se você quer entrar na faculdade pelo Sisu ou outro programa governamental, o simulador de notas de corte do Enem pode te ajudar a calcular suas chances de ser aprovado.
A ferramenta é 100% grátis, confira abaixo:
Se você percebeu que a concorrência foi muito grande ou mesmo quer conferir outras formas de entrar em um curso superior, saiba que a Quero Bolsa pode te ajudar a começar uma faculdade.
Ela oferece bolsas de estudo de até 80% em mais de 1,2 mil faculdades de todo o Brasil, sem precisar utilizar a nota do Enem ou comprovar renda.
Veja agora mesmo as bolsas disponíveis pro curso superior que deseja:
Se você se interessou e quer saber mais sobre como ela funciona, confira abaixo alguns artigos e entenda melhor como conseguir uma bolsa!
Confira abaixo algumas das melhores instituições de ensino do Brasil que são parceiras da Quero Bolsa e aproveitar as ofertas disponíveis:
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.