logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Pós-graduação

Saiba mais sobre o programa de mestrado na UFSC

Na última avaliação da CAPES, 20 programas da instituição foram considerados de excelência internacional, 
com notas 6 e 7

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - maior do estado e uma das principais da Região Sul do Brasil - oferece 89 cursos de mestrado. Dentre eles, 67 são acadêmicos e 22 profissionais. Todos eles têm duração de 24 meses. E uma curiosidade, a universidade cota com quase 30 mil alunos que já concluíramos os programas Stricto Sensu oferecidos e cerca de 1.400 professores integram o time de mestrado da UFSC.

Na última avaliação da CAPES, 20 programas da instituição foram considerados de excelência internacional (nota 6 e 7). Além disso, dos 89 programas oferecidos pela UFSC, 46 têm nota igual ou superior a 5. Um bom termômetro para considerar, certo?

E tem mais. Segundo o ranking mundial da Times Higher Education, revista inglesa vinculada ao jornal The Times, que publica notícias e artigos referentes à educação superior, a UFSC é uma das oito brasileiras entre as 1.512 melhores universidades do mundo. Os cursos de Saúde e da Educação foram os destaques.

A boa nota no curso de Educação Física (7) foi um dos motivos decisores para que André Soares, formado em 2019 no mestrado pela UFSC, escolhesse a instituição. Atualmente ele é sócio de um estúdio de Crossfit e Santa Catarina e voluntário em comunidades carentes. “O tempo que dediquei ao mestrado foi essencial para que eu pudesse expandir meus conhecimentos e a ainda me atualizar em sua área. Em um ano conquistei meu próprio negócio e hoje ainda consigo levar saúde e bem-estar a diversas comunidades que dependem de ajuda externa”, conta.

Leia mais:
+ Como é fazer um mestrado?
+ Passo a passo para fazer um mestrado em Portugal

Como entrar para o programa de mestrado da UFSC

Como em todos os lugares, a entrada regular no curso de mestrado acontece por meio de processo seletivo (sim, o velho e temido por muitos). Na maioria dos casos, o edital é lançado entre maio e junho, para que as inscrições tenham início em agosto. Nos meses de setembro e outubro são realizadas as fases 1 e 2 da seleção - após todo esse processo o candidato dica sabendo, entre o final de outubro e início de novembro, se foi ou não aprovado. 

Se após tudo isso você precisar de uma bolsa de estudos, saiba que existe um programa específico para este tema, todo realizado a partir de um processo seletivo próprio. Os editais de seleção de bolsas são abertos em meados de fevereiro, justamente para contemplar os estudantes do mestrado que irão ingressar no primeiro período letivo do ano.

E já que estamos falando de “dindin”, os cursos de mestrado e doutorado acadêmicos contam com financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC) para o desenvolvimento de suas atividades e com bolsas para os estudantes.

André, que na época do curso alcançou nota fina 9,4, contou com o auxílio de uma bolsa de estudos. “Eu não tinha o valor total para realizar o mestrado, então dobrei minha dedicação e horas de estudos para conseguir o apoio financeiro que tanto precisava. Com força de vontade e muito foco é possível”, aconselha.

Leia também:
Conheça os mais de 100 cursos de mestrado na UFRGS
Saiba como funciona o mestrado da USP

Conheça alguns os programas de mestrado da UFSC com notas 6 e 7 pela CAPES

Depois de escolher um dos cursos oferecidos, definir sua linha de pesquisa e orientador, e provar que é fluente em um segundo idioma, suas “preocupações” no mestrado - além de estudar muito - serão:

  • Planejar as atividades do Curso com o orientador;

  • Cumprir os créditos em disciplinas (total: 24 créditos, sendo 8 em disciplinas obrigatórias) e outras atividades de pesquisa;

  • Realizar a qualificação do projeto de dissertação;

  • Desenvolver a dissertação;

  • Defender a dissertação;

  • Entregar cópia definitiva da dissertação e do artigo da dissertação.

Depois disso, basta comemorar. Você será um (ou uma) Mestre!

Vale lembrar que o site Quero Bolsa pode te ajudar nesta missão, pois oferece mais de 110 mil vagas em diversas pós-graduações espalhadas pelo Brasil. São centenas de opções para que você vire um especialista na área que almeja fazer carreira. Você vai deixar essa chance passar? Imaginamos que a resposta seja não!

Bolsas de mestrado

Tags relacionadas:

banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2022 CNPJ: 10.542.212/0001-54