logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Curiosidades

“Segue anexo” ou “segue em anexo”: qual é a forma correta?

por Kuadro em 03/09/18 410 mil visualizações

Atualizado em 17/10/2023

Foi enviar o trabalho para o professor e ficou na dúvida se o arquivo “segue anexo” ou “segue em anexo”? Vai mandar um currículo para o emprego dos sonhos e está com medo de perder a vaga porque errou o português? 

Encontre bolsas de estudo de até 80%

É normal que as pessoas fiquem em dúvida sobre o uso correto de expressões como "segue anexo" e "segue em anexo", porque são pequenos detalhes da língua que não são ensinados com muita frequência nas escolas e podem não ser familiares para todos.

Por isso, é importante sempre verificar a gramática e a ortografia antes de enviar uma mensagem ou e-mail importante, especialmente em ambientes formais de trabalho ou acadêmicos. A gente te ajuda a não errar mais!

gatinho sentado em frente ao computador, que está aberto na página do Google; Segue anexo ou segue em anexo: veja qual é o certo

Anexo: o que significa?

Segundo o dicionário Oxford, "anexo" significa alguma coisa ou parte que está ligada a outra considerada como principal. 

Por exemplo, se em um e-mail encontra-se a frase: "as passagens foram enviadas em anexo". Isso significa que o arquivo contendo as passagens foi enviado anexado ao e-mail, ou seja, junto do e-mail. 

Anexo também tem outro significado, para se referir a algo que fica próximo; contíguo, adjacente. Por exemplo: pavilhão anexo / bloco anexo.

Confira: Demais ou de mais: qual o certo e quando usar cada um
Vim ou vir: entenda a diferença e veja qual é o certo

"Segue em anexo" ou "segue anexo": qual o certo?

As duas expressões estão corretas e costumam ser usadas para indicar arquivos que serão enviados por e-mail. No entanto, o mais recomendado é "segue anexo", evitando o uso da preposição "em" na linguagem jurídica. 

No entanto, as expressões têm sentidos distintos, entenda abaixo:

Segue anexo

Na expressão “segue anexo”, a função da palavra anexo é de adjetivo. O sentido é que aquilo que você vai enviar está anexo. Como sinônimo, você pode pensar em algo que está incorporado ou incluso.

Um adjetivo aceita a flexão em gênero (masculino ou feminino) e em número (singular ou plural). Portanto, para a expressão “segue anexo”, a palavra “anexo” vai concordar com aquilo a que você se refere. Por exemplo, se o referente está no masculino e no singular, a palavra anexo vai concordar com essas formas!

Exemplos:

  • O arquivo segue anexo a este e-mail. (singular e masculino)

  • A fotografia segue anexa. (singular e feminino)

  • Os relatórios seguem anexos ao e-mail. (plural e masculino)

  • As reportagens seguem anexas. (plural e feminino)

Em 2015, uma questão de Linguagens do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) respondeu a essa dúvida durante o texto de apoio. Clique aqui para ver o exercício.

Confira: Demais ou de mais: qual o certo e quando usar cada um
Vim ou vir: entenda a diferença e veja qual é o certo


Segue em anexo

Já na expressão “segue em anexo”, a palavra anexo funciona como um substantivo (portanto, é invariável). O sentido é: aquilo a que você se refere está contido dentro do anexo.

Por exemplo, você vai enviar para alguém uma pasta com fotos da sua última viagem. O anexo será a pasta. O que está dentro do anexo são as fotos. Certo?

Desta forma, você poderia escrever: “As fotos da viagem seguem em anexo”, isto é, estão dentro do anexo.

Exemplos:

  • O restante das informações segue em anexo;

  • Seguem em anexo os dados necessários.

“Em anexo” pode ser caracterizada como uma locução adverbial de lugar e a preposição “em” pode ser substituída pela contração do “em” com artigos. Por exemplo as contrações “num” (em + um) ou “no” (em + o).

Saiba mais: Haja ou aja: qual é o certo?
Bem vindo ou bem-vindo: como se escreve?

Exemplos:

  • As fotografias seguem no anexo.

  • Estou enviando as informações num anexo

Vai fazer o Enem ou outro vestibular?

Se você vai fazer o Enem ou até mesmo outro vestibular esse ano, a melhor forma de mandar muito bem é estudar o conteúdo que cai na prova. E foi pensando em te ajudar que a Quero Bolsa lançou um plano de estudos gratuito e super completo! 

O Plano de Estudos contém os conteúdos que mais caem no Enem, divididos e organizados por dia e semana, até a data da prova. O melhor de tudo é que tudo isso é 100% grátis pra você, basta acessar o botão abaixo para baixar:

Plano de estudo grátis


banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2024 CNPJ: 10.542.212/0001-54