Atualizado em 18/12/2019
Foi enviar o trabalho para o professor e ficou na dúvida se o arquivo “segue anexo” ou “segue em anexo”? Vai mandar um currículo para o emprego dos sonhos e está com medo de perder a vaga porque errou o português? A gente te ajuda a não errar mais!
Afinal, o correto é “segue anexo” ou “segue em anexo”?
As duas expressões estão corretas e costumam ser usadas para indicar arquivos que serão enviados por e-mail. No entanto, elas têm sentidos distintos.
Segue anexo
Na expressão “segue anexo”, a função da palavra anexo é de adjetivo. O sentido é que aquilo que você vai enviar está anexo. Como sinônimo, você pode pensar em algo que está incorporado ou incluso.
Um adjetivo aceita a flexão em gênero (masculino ou feminino) e em número (singular ou plural). Portanto, para a expressão “segue anexo”, a palavra “anexo” vai concordar com aquilo a que você se refere. Por exemplo, se o referente está no masculino e no singular, a palavra anexo vai concordar com essas formas!
Exemplos:
O arquivo segue anexo a este e-mail. (singular e masculino)
A fotografia segue anexa. (singular e feminino)
Os relatórios seguem anexos ao e-mail. (plural e masculino)
As reportagens seguem anexas. (plural e feminino)
Em 2015, uma questão de Linguagens do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) respondeu a essa dúvida durante o texto de apoio. Clique aqui para ver o exercício.
Segue em anexo
Já na expressão “segue em anexo”, a palavra anexo funciona como um substantivo (portanto, é invariável). O sentido é: aquilo a que você se refere está contido dentro do anexo.
Por exemplo, você vai enviar para alguém uma pasta com fotos da sua última viagem. O anexo será a pasta. O que está dentro do anexo são as fotos. Certo?
Desta forma, você poderia escrever: “As fotos da viagem seguem em anexo”, isto é, estão dentro do anexo.
Mais exemplos:
O restante das informações segue em anexo.
Seguem em anexo os dados necessários.
“Em anexo” pode ser caracterizada como uma locução adverbial de lugar e a preposição “em” pode ser substituída pela contração do “em” com artigos. Por exemplo as contrações “num” (em + um) ou “no” (em + o).
Exemplos:
As fotografias seguem no anexo.
Estou enviando as informações num anexo.
Veja outros posts da série Como se escreve?:
Há ou a?
Com certeza ou concerteza?
Bem vindo ou bem-vindo?
De repente ou derrepente?
Onde ou aonde?
Houve ou houveram?
Asterisco ou Asterístico?
Viagem ou viajem?
Sessão, seção, secção ou cessão?