Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

“Segue anexo” ou “segue em anexo”: qual é a forma correta?

Afinal, qual está correto: segue em anexo ou segue anexo? Saiba como escrever esse termo na hora de mandar um e-mail e veja exemplos

Foi enviar o trabalho para o professor e ficou na dúvida se o arquivo “segue anexo” ou “segue em anexo”? Vai mandar um currículo para o emprego dos sonhos e está com medo de perder a vaga porque errou o português? 

Encontre bolsas de estudo de até 80%

É normal que as pessoas fiquem em dúvida sobre o uso correto de expressões como “segue anexo” e “segue em anexo”, porque são pequenos detalhes da língua que não são ensinados com muita frequência nas escolas e podem não ser familiares para todos.

Por isso, é importante sempre verificar a gramática e a ortografia antes de enviar uma mensagem ou e-mail importante, especialmente em ambientes formais de trabalho ou acadêmicos. A gente te ajuda a não errar mais!

 

gatinho sentado em frente ao computador, que está aberto na página do Google; Segue anexo ou segue em anexo: veja qual é o certo

 

 

Leia mais: Pessa ou peça: como se escreve
As vezes ou às vezes: como se escreve?

 

Gostando dessa matéria?

Inscreva-se e receba nossos principais posts no seu e-mail

Personagem segurando um sino de notificações

Anexo: o que significa?

Segundo o dicionário Oxford, “anexo” significa alguma coisa ou parte que está ligada a outra considerada como principal. 

Por exemplo, se em um e-mail encontra-se a frase: “as passagens foram enviadas em anexo”. Isso significa que o arquivo contendo as passagens foi enviado anexado ao e-mail, ou seja, junto do e-mail. 

Anexo também tem outro significado, para se referir a algo que fica próximo; contíguo, adjacente. Por exemplo: pavilhão anexo / bloco anexo.

Confira: Demais ou de mais: qual o certo e quando usar cada um
Vim ou vir: entenda a diferença e veja qual é o certo

“Segue em anexo” ou “segue anexo”: qual o certo?

As duas expressões estão corretas e costumam ser usadas para indicar arquivos que serão enviados por e-mail. No entanto, o mais recomendado é “segue anexo”, evitando o uso da preposição “em” na linguagem jurídica. 

No entanto, as expressões têm sentidos distintos, entenda abaixo:

 

Segue anexo

Na expressão “segue anexo”, a função da palavra anexo é de adjetivo. O sentido é que aquilo que você vai enviar está anexo. Como sinônimo, você pode pensar em algo que está incorporado ou incluso.

 

Um adjetivo aceita a flexão em gênero (masculino ou feminino) e em número (singular ou plural). Portanto, para a expressão “segue anexo”, a palavra “anexo” vai concordar com aquilo a que você se refere. Por exemplo, se o referente está no masculino e no singular, a palavra anexo vai concordar com essas formas!

Exemplos:

  • O arquivo segue anexo a este e-mail. (singular e masculino)

  • A fotografia segue anexa. (singular e feminino)

  • Os relatórios seguem anexos ao e-mail. (plural e masculino)

  • As reportagens seguem anexas. (plural e feminino)

Em 2015, uma questão de Linguagens do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) respondeu a essa dúvida durante o texto de apoio. Veja a seguir:

 

questão 129, da prova amarela do Enem 2015, com texto de apoio sobre segue anexo
Questão 129, da prova amarela do Enem 2015, com texto de apoio sobre “segue anexo”

 

As principais bolsas de estudos para você com a Quero Bolsa!

Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"

Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.


Segue em anexo

Já na expressão “segue em anexo”, a palavra anexo funciona como um substantivo (portanto, é invariável). O sentido é: aquilo a que você se refere está contido dentro do anexo.

Por exemplo, você vai enviar para alguém uma pasta com fotos da sua última viagem. O anexo será a pasta. O que está dentro do anexo são as fotos. Certo?

Desta forma, você poderia escrever: “As fotos da viagem seguem em anexo”, isto é, estão dentro do anexo.

Exemplos:

  • O restante das informações segue em anexo;

  • Seguem em anexo os dados necessários.

“Em anexo” pode ser caracterizada como uma locução adverbial de lugar e a preposição “em” pode ser substituída pela contração do “em” com artigos. Por exemplo as contrações “num” (em + um) ou “no” (em + o).

Saiba mais: Haja ou aja: qual é o certo?
Bem vindo ou bem-vindo: como se escreve?

Exemplos:

  •  

    As fotografias seguem no anexo.

  •  

    Estou enviando as informações num anexo

Tire outras dúvidas: Há ou a?
Com certeza ou concerteza?
De repente ou derrepente?
Onde ou aonde?
Houve ou houveram?
Asterisco ou Asterístico?
Viagem ou viajem?
Sessão, seção, secção ou cessão? 

Vai fazer o Enem ou outro vestibular?

Se você vai fazer o Enem ou até mesmo outro vestibular este ano, a melhor forma de mandar muito bem é estudar o conteúdo que cai na prova. 

Foi pensando em te ajudar que a Quero Bolsa lançou um plano de estudos gratuito e super completo! 

O Plano de Estudos contém os conteúdos que mais caem no Enem, divididos e organizados por dia e semana, até a data da prova. O melhor de tudo é que tudo isso é 100% grátis pra você, basta acessar o botão abaixo para baixar o material:

Plano de estudo grátis

 

Quer estudar com desconto?

Se você está pensando em fazer faculdade, a Quero Bolsa pode ajudar, afinal, ela é o maior portal de educação do Brasil que oferece bolsas de estudo de até 80%.

Veja as opções de bolsa no botão abaixo: 

Se você tiver alguma dúvida sobre qual instituição escolher, verifique abaixo a lista de instituições reconhecidas pelo MEC com ótimas bolsas de estudo:

Gostando dessa matéria?

Inscreva-se e receba nossos principais posts no seu e-mail

Personagem segurando um sino de notificações