Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Como é o trote da PUC-SP?

O trote da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) acontecerá na próxima segunda-feira (17)

Foto: divulgação
vista paronamica da puc sp campus perdizes

Na próxima segunda-feira (17) começam as aulas na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). No mesmo dia, acontecerá o trote universitário, um tipo de ritual de passagem que marca a transição da vida escolar para a universitária. O evento começa às 09h e vai até 00h. 

Os trotes normalmente são organizados pelas atléticas e centro acadêmico dos cursos, que orientam os novos alunos – também conhecidos como bixo – de seus respectivos cursos a participar do evento. 

Leia também: Bicho, bixo ou calouro: qual é o certo?

A Atlética Leão XIII, da Faculdade de Economia, Administração, Contábeis e Atuariais (FEA) é uma das organizadoras do trote desses cursos, em parceria com o Centro Acadêmico Leão XIII. 

Uma página do evento foi criada no Facebook, com o objetivo de oferecer informações sobre a data, horário, local e informações. Também há algumas orientações aos bixos, como: 

  • Não utilizar nada vermelho;
  • Utilizar roupas velhas;
  • Deixar os pertences no guarda volumes, ao lado da biblioteca. 

Gostando dessa matéria?

Inscreva-se e receba nossos principais posts no seu e-mail

Personagem segurando um sino de notificações

Os bixos e veteranos concentram-se na prainha, pátio do campus Monte Alegre – o maior da PUC-SP, localizado na Rua Monte Alegre. O vice-presidente da Atlética Leão XIII, Lukas Correia, conta que os membros da atlética utilizam megafones para orientar os novos alunos a encontrar veteranos de seus respectivos cursos. Em seguida, eles distribuem pulseiras para bixos da FEA, que são pintados até às 10hs. 

Após esse horário, os alunos descem a Avenida João Ramalho enquanto fazem gincanas e cantam músicas. Na altura da Sumaré, eles fazem o chamado farol, em que os alunos pedem dinheiro nos semáforos e têm suas cabeças raspadas. “A gente pergunta se eles querem ser pintados, se eles querem que raspem o cabelo para ninguém se sentir ofendido”, explica Lukas.

Feito isso eles sobem e ficam nos arredores da universidade, momento em que os alunos ingerem bebidas alcoólicas. Na página do evento, eles ressaltam que nenhum bixo é obrigada a fazer qualquer coisa contra a sua vontade e, também, para que eles evitem dirigir após o consumo de bebidas. 

Leia também: LinkedIn Top Voices 2019: professores da ESPM e PUC-SP são destaques em engajamento no Brasil
PUC-SP: vestibulandos podem assistir a uma aula gratuita do curso de seu interesse

Gostando dessa matéria?

Inscreva-se e receba nossos principais posts no seu e-mail

Personagem segurando um sino de notificações