
Encceja: saiba como solicitar o nome social
isabela | 17/04/25Saiba como pedir o uso do nome social no Encceja e garantir o direito durante a prova
Inscrições encerram nesta terça-feira; confira os critérios e faça seu cadastro
Esta terça-feira (28) é o último dia para se inscrever no Programa Universidade para Todos (Prouni), que concede bolsas de estudo integrais (100%) e parciais (50%) em instituições privadas de ensino superior.
Se você pretende ingressar no ensino superior com desconto ou sem custos, precisa se inscrever antes do prazo final, por meio do acessounico.mec.gov.br/prouni.
O programa é uma das principais portas de entrada para o ensino superior no Brasil, oferecendo nesta edição 338.444 bolsas em 403 cursos distribuídos por 1.031 instituições privadas em todo o país.
Leia mais: Prouni tem que pagar depois? Precisa renovar todo semestre? Entenda!
+ Qual a nota para conseguir 100% de bolsa no Prouni?
Para concorrer a uma das bolsas, o candidato deve cumprir alguns critérios, como:
Além disso, para se inscrever, o candidato precisa se enquadrar em pelo menos um dos seguintes requisitos:
O processo de inscrição é gratuito e deve ser feito exclusivamente pela internet. Para se inscrever, siga o passo a passo:
Veja também: Prouni: quais motivos podem fazer você perder a sua bolsa de estudo?
+ Notas de corte Prouni 2025 Medicina: veja maiores e menores
Após ser pré-selecionado, o candidato deve comprovar as informações na instituição de ensino escolhida. A perda do prazo ou a não apresentação dos documentos exigidos pode levar à desclassificação automática.
Os cursos com maior oferta de bolsas nesta edição do Prouni são:
Sim. Candidatos que participaram do Sisu também podem se inscrever no Prouni, aumentando as chances de ingressar no ensino superior.
No entanto, caso seja aprovado em ambas as seleções, o estudante terá que escolher apenas uma das vagas, pois não é possível acumular uma bolsa do Prouni e uma vaga em instituição pública ao mesmo tempo.
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.
O Simulador de Notas de Corte da Quero Bolsa permite que estudantes comparem suas notas do Enem com as pontuações mínimas exigidas para diversos cursos e instituições.
A ferramenta ajuda a identificar as chances de aprovação, simulando a concorrência em tempo real. Dessa forma, candidatos podem tomar decisões mais estratégicas ao escolher onde se inscrever. O simulador é gratuito e acessível pelo site da Quero Bolsa.
Além do Prouni, a Quero Bolsa é uma alternativa para quem busca descontos no ensino superior sem precisar atender aos critérios de renda do programa governamental.
A plataforma oferece bolsas de estudo de até 80% em universidades privadas, sem necessidade de ter feito o Enem. O processo é simples e direto, bastando escolher o curso, a instituição e garantir o desconto. Diferente do Prouni, a Quero Bolsa não exige comprovação de renda nem participação em um processo seletivo.
São mais de 1.000 instituições de ensino parceiras, como: