Unesp 2023: veja a resolução das questões mais difíceis da primeira fase
Segundo especialistas, a prova foi equilibrada e teve como característica principal a interdisciplinaridade. Confira quais foram as perguntas mais difíceis!
A primeira fase do vestibular da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) 2023 aconteceu nesta terça-feira (15). De acordo com o Diretor Pedagógico do Oficina do Estudante, Anderson Rodrigues, a prova foi “muito bem construída”.
Ainda segundo o especialista, a interdisciplinaridade foi uma forte marca do exame. Para ele, o candidato bem preparado conseguiu terminar a prova com facilidade. “No geral, foi uma prova conceitual, que demandou repertório para conseguir realizá-la”, resume Anderson Rodrigues.
Mesmo que a prova tenha sido vista como equilibrada, algumas questões se destacam por ter um nível maior de dificuldade. Confira a seguir!
Leia mais: Unesp 2023: 7 coisas que você precisa saber sobre o vestibular
+ Unesp 2023: confira o gabarito oficial da primeira fase
Confira as questões mais difíceis da Unesp 2023
A primeira fase do vestibular da Unesp 2023 é composta por 90 questões de múltipla escolha. Os candidatos têm cinco horas para responder 30 questões de Linguagens e Códigos; 30 questões de Ciências Humanas; e 30 questões de Ciências da Natureza e Matemática.
A seguir, confira quais foram as perguntas mais difíceis de cada área do conhecimento!
Prova de matemática
Na prova de matemática da primeira fase da Unesp 2023, a questão 87 chamou a atenção do professor de matemática do Oficina do Estudante, Mário Fernandes. Segundo ele, a dificuldade da pergunta estava em relacionar conceitos de Geometria Plana com conceitos de Cinética Escalas. Confira abaixo:
Confira a resolução do Anglo Vestibulares: ALTERNATIVA D
Como o triângulo PQR está inscrito em uma semicircunferência, então esse é um triângulo retângulo, com um dos catetos medindo 6 m e a hipotenusa, 10 m. Aplicando o teorema de Pitágoras, tem-se QR2 + 62 = 102 e, assim, QR = 8 m. A distância total percorrida pela partícula é dada pela soma dos comprimentos PQ, QR e do da semicircunferência de raio medindo 5 m, ou seja, 6 + 8 + π·5 = 14 + 5π metros. Com π = 3, tem-se que essa distância vale 14 + 3·5 = 29 metros. Denotando por |a| o módulo da aceleração escalar pedido, da equação de Torricelli tem-se:
Prova de física
Em física, destaca-se a questão 82, sobre circuitos elétricos. O professor do Oficina do Estudante, Márcio Santos Miranda, explica que a dificuldade da pergunta se dava por conta do gráfico. De acordo com o especialista, isso é uma “coisa rara” e, por isso, a questão era mais difícil para grande parte dos estudantes. Veja a seguir:
Veja a resolução do Anglo Vestibulares: ALTERNATIVA D
A partir do gráfico apresentado, pode-se obter a diferença de potencial nos resistores R1 e R2, que são: UR1 = 50 V e UR2 = 30 V. Além disso, como os resistores R1 e R2 estão em série com o amperímetro, logo, a corrente formada em ambos é a mesma e apresenta intensidade de 2 A:
Para R1:
– Diferença de potencial: UR1 = VT – VU = 80 – 30 UR1 = 50 V
– Lei de Ohm: UR1 = R1 · i → 50 = R1 · 2 R1 = 25 Ω
Para R2:
– Diferença de potencial: UR2 = VX – VY = 30 – 0 UR2 = 30 V
– Lei de Ohm: UR2 = R2 · i → 30 = R2 · 2 R2 = 15 Ω
Prova de química
A professora de química do Oficina do Estudante, Tathiana Guizelini, considerou a questão 72 como a mais trabalhosa da prova de química. A especialista explica que a dificuldade estava em cumprir todas as etapas de cálculos e conversão de unidades. Além disso, a pergunta ainda era interdisciplinar com física. Entenda melhor:
Leia a resolução do Anglo Vestibulares: ALTERNATIVA D
Calculando inicialmente a energia total associada ao trabalho do gerador, temos:
Considerando o poder calorífico do óleo diesel, temos:
Calculando o número de mol, temos válido que:
Prova de biologia
A questão 63 foi classificada como a mais difícil pelo professor de biologia do Oficina do Estudante, Marcelo Perrenoud. Para respondê-la era necessário estar antenado sobre o processo de produção de vacinas. Caso contrário, o estudante poderia ficar “perdido”, segundo o especialista. Confira abaixo:
Veja a resolução do Anglo Vestibulares: ALTERNATIVA D
A replicação viral ocorre no embrião, indicado pelo número 3 e a estrutura na qual os vírus são coletados é o alantoide, assinalado pelo número 4.
Prova de geografia
Em geografia, a questão que se destacou pelo nível de dificuldade foi a de número 47. O professor do Oficina do Estudante, Daniel Simões, explica que todas as alternativas eram plausíveis e, para o aluno identificar a correta, era preciso ter conhecimento sobre as fronteiras brasileiras e os desafios de manter a Amazônia, além de estar por dentro das atualidades. Confira a questão:
Veja a resolução do Anglo Vestibulares: ALTERNATIVA B
As Frentes de Proteção atuam como um conjunto de ações administrativas e unidades operacionais em que o Estado brasileiro busca proteger povos isolados que habitam a Floresta Amazônica. Para isso, as Frentes de Proteção possuem importantes atribuições à proteção física e cultural dos povos isolados, como determinar a sua localização geográfica, monitorar e fiscalizar os seus territórios, além de coordenar ações de proteção dos direitos dessas comunidades tradicionais.
Prova de história
Em história, o professor do Oficina do Estudante, Daniel Simões, classificou a questão 48 como “mal formulada”. O profissional justifica: “não há um texto de apoio que ampare o aluno, além disso, a resposta correta traz uma percepção ampla para explicar o processo de imigração no Brasil”. Veja a pergunta:
Leia a resolução do Anglo Vestibulares: ALTERNATIVA C
Ao longo do século XIX, ocorreu uma intensa imigração para o Brasil devido a políticas que estimularam a colonização da Região Sul e a substituição da mão de obra escrava na lavoura cafeeira, especialmente no Sudeste. Com as leis abolicionistas – Lei Eusébio de Queiróz (1850) e a Lei Áurea (1888) – se intensificou a vinda de imigrantes para o Brasil, com destaque para europeus e asiáticos.
Prova de português
Para a professora de português do Oficina do Estudante, Liliane Negrão, a questão 7 do vestibular da Unesp 2023 era uma das mais desafiadoras da prova, por se tratar de um conteúdo “bem específico de gramática, que não costuma ser cobrado”, esclarece a especialista. Confira abaixo:
Confira a resolução do Anglo Vestibulares: ALTERNATIVA E
O pronome se está usado como apassivador na frase da alternativa E, que está na forma sintética da voz passiva. Por isso, é possível reescrever essa frase na voz passiva analítica: sinais dessa derradeiragem não eram vislumbrados.
Prova de Inglês
Em inglês, o professor do Oficina do Estudante, Márcio Pantoja, considerou a questão 26 como a mais complexa. Isso porque para o candidato resolvê-la era preciso ter conhecimento prévio do protocolo de Montreal. Veja a seguir:
Confira a resolução do Anglo Vestibulares: ALTERNATIVA B
O Protocolo de Montreal é um tratado internacional que visa proteger a camada de Ozônio por meio da eliminação da produção e do consumo das substâncias responsáveis por sua destruição (SDO). Esse acordo é consequência da Convenção de Viena para Proteção da Camada de Ozônio; o Brasil é um dos países signatários.
Leia mais: Como é a segunda fase da Unesp?
+ Calendário Unesp 2023
As principais bolsas de estudos para você com a Quero Bolsa!
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.