Unesp 2023: 7 coisas que você precisa saber sobre o vestibular
O Manual do Candidato da Unesp 2023 já foi divulgado; aproveite e veja 7 coisas que você precisa saber sobre esta edição e confira o calendário do vestibular
A Universidade Estadual Paulista (Unesp) já divulgou o Manual do Candidato para o seu vestibular de 2023. O material, disponível nas páginas da instituição e da Vunesp, oferece as orientações sobre as inscrições, aplicação das provas e o calendário completo do vestibular.
+ Unesp 2023: confira o gabarito oficial da primeira fase
+Encontre bolsas de estudo de até 80%
Nesta edição, a Unesp oferece 7.680 vagas em 24 cidades. O prazo para fazer o pedido de isenção ou redução da taxa de inscrição do vestibular da Unesp 2023 termina no próximo domingo, dia 4 de setembro. E na segunda-feira, dia 5 de setembro, abrem as inscrições para o vestibular, até o dia 10 de outubro.
Os interessados poderão se inscrever por meio do site oficial da Vunesp. A primeira fase do vestibular será aplicada em 15 de novembro. Já a segunda fase ocorrerá no dia 19 de dezembro, em 35 cidades brasileiras.
Veja mais: Calendário Unesp 2023
+ Unesp 2023: peça já sua isenção ou redução da taxa de inscrição
Unesp 2023: 7 coisas que você precisa saber sobre o vestibular
1. É possível pedir isenção total ou redução da taxa de inscrição
Segundo o calendário oficial do vestibular, a Unesp abriu em 29 de agosto o prazo para os pedidos de isenção e redução de 50% da taxa de inscrição do vestibular, cujo valor integral é de R$ 192,00. Os interessados poderão se inscrever ou cadastrar os pedidos dos benefícios pelo site da Fundação Vunesp, até 4 de setembro, no domingo.
2. Terá comissão para averiguar a autodeclaração de candidatos pretos e pardos
Conforme consta no edital e no Manual do Candidato, o Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública (SRVEBP) da Unesp destina 50% das vagas de cada curso de graduação da Unesp para alunos que tenham cursado todo o ensino médio em escola pública, sendo que 35% das vagas desse sistema são destinadas aos candidatos que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas.
Assim, conforme descrito no Artigo 21 do 2º parágrafo do edital do Vestibular Unesp 2023, para aqueles candidatos aprovados, antes da confirmação da matrícula virtual será realizada a averiguação à vista da autodeclaração firmada no ato de inscrição no vestibular pelo candidato quanto à condição de pessoa preta ou parda e de seus aspectos fenotípicos por uma comissão de averiguação.
Caso a autodeclaração seja considerada irregular, a matrícula não será validada e o candidato será excluído do Vestibular Unesp 2023. Além disso, caso o candidato não concorde com a decisão da comissão, este poderá solicitar recurso.
3. Alunos do 3º ano do ensino médio da rede pública estadual paulista recebem redução de 75% do valor da taxa
Além da isenção e redução de taxa para aqueles que se enquadram em critérios socioeconômicos, a Unesp também oferece redução de 75% do valor pago na taxa de inscrição aos cerca de 400 mil alunos matriculados no último ano do ensino médio da rede pública estadual paulista (Secretaria da Educação/SP e Centro Paula Souza).
Estes candidatos pagarão taxa de R$ 48 e se inscreverão no mesmo período dos pagantes de taxa integral, de 5 de setembro a 10 de outubro.
4. Cidades de aplicação da prova
As provas da Unesp vão ocorrer em 35 municípios, sendo 31 cidades paulistas e outras 4 de outro estado, tais como Brasília (DF), Campo Grande (MS), Curitiba (PR) e Uberlândia (MG).
Já dentro do estado paulista, as cidades que terão aplicação da prova serão: Araçatuba, Araraquara, Assis, Bauru, Botucatu, Dracena, Franca, Guaratinguetá, Ilha Solteira, Itapeva, Jaboticabal, Marília, Ourinhos, Presidente Prudente, Registro, Rio Claro, Rosana, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, São Vicente, Sorocaba e Tupã.
Veja também: Unesp divulga o calendário do vestibular 2023
+ Como é a segunda fase da Unesp?
5. Quantidade de chamadas do vestibular
A lista geral de classificação da Unesp 2023 está prevista para ser divulgada no dia 1º de fevereiro de 2023, pelo portal da Vunesp. Entretanto, aqueles que não foram selecionados ainda podem ter chance de passarem, uma vez que estão previstas ao menos 10 chamadas para o vestibular, com datas estabelecidas no Manual.
As matrículas deverão ser realizadas a partir do Preenchimento eletrônico do formulário online e envio de forma eletrônica dos documentos de matrícula no Sistema
de Graduação da Unesp – Sisgrad, pelo site: http://sistemas.unesp.br/calouros.
6. Formato da redação
Na prova de redação da Unesp, espera-se que o candidato produza um texto dissertativo-argumentativo acerca do tema proposto. Também é necessário que o texto contenha coerência e coesão e seja escrito na norma padrão da língua portuguesa. Entretanto, diferente do Enem, não é necessário elaborar conclusões com proposta de intervenção na redação da Unesp.
Segundo o Manual do Candidato, a redação será avaliada a partir de três maiores critérios: tema, estrutura e expressão. Por tema, entende-se o texto que não fugiu do assunto proposto e dissertou bem sobre o tema da redação. No caso da estrutura, é avaliado se o texto cumpre os requisitos referentes ao gênero do texto e possui coerência de ideias, ou seja, soube argumentar e seguiu a estrutura do texto dissertativo (introdução, desenvolvimento e conclusão).
Já no critério da expressão consideram-se os aspectos referentes à coesão textual e ao domínio da norma-padrão da língua portuguesa. Na coesão, avalia-se a utilização dos recursos como anáforas, catáforas, substituições, conjunções, etc, responsáveis por tornar mais clara e precisa a relação entre os períodos e parágrafos do texto.
Atenção: segundo o Manual, textos curtos, com 15 linhas ou menos, serão
penalizados no critério que avalia a expressão. Além disso, redações com 20 linhas ou menos não poderão alcançar a nota máxima no critério da expressão.
Confira mais: 8 estratégias de prova para a primeira fase da Unesp e Unicamp
+ Tudo o que você precisa saber sobre a redação da Unesp
7. Utilização da nota do Enem
Caso o candidato queira utilizar a sua nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 para concorrer a uma vaga na Unesp, basta que informe na hora da inscrição que ele irá realizar o exame e deseja que as notas sejam usadas. Segundo consta no Manual, a consulta para obtenção das notas na base de dados do INEP/MEC será realizada exclusivamente pelo número do CPF indicado no ato da inscrição.
Na hipótese de o número do CPF cadastrado não ser localizado na base de dados do INEP/MEC, as notas não serão consideradas.
No caso dos candidatos que tenham manifestado o desejo de utilizar a nota do Enem e sua nota no Exame tenha sido maior que a nota da Prova de Conhecimentos Gerais do vestibular (GC) do vestibular da Unesp, será feito o seguinte cálculo: (4xCG+1xENEM)/5. Entretanto, se a nota no Enem for menor que a nota da GC, será considerada apenas a nota da prova da Unesp.
Confira mais: Como é o vestibular da Unesp?
Unesp: 5 eixos temáticos que podem cair na redação
Calendário vestibular Unesp 2023
Período de inscrições: 5 de setembro a 10 de outubro de 2022
Data de aplicação da 1ª fase: 15 de novembro de 2022
Data de aplicação da 2ª fase: 19 de dezembro de 2022
Resultado da 1ª chamada: 6 de fevereiro de 2023
Além da Unesp, qual faculdade fazer?
Sabia que você pode entrar na faculdade com bolsa de estudo e ainda sem precisar comprovar critérios de renda? Na plataforma da Quero Bolsa, isso é possível! Lá você encontra bolsas de estudo de até 80% para graduação. Basta clicar no botão abaixo, selecionar o curso de interesse e ver todas ofertas disponíveis:
A Quero Bolsa oferece oportunidades em instituições de ensino de todos país. São mais de 1.000 faculdades parceiras. Confira algumas bem avaliadas pelo MEC: