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Ensino Básico

Celular em sala de aula: confira os prós e contras

por Yuri Marques em 03/08/23 13 mil visualizações


O uso do celular em sala de aula não é uma pauta encontrada apenas nos dias atuais. Após o avanço da tecnologia com a mobilidade e flexibilidade do uso dos dispositivos, esse assunto vem sendo debatido com frequência devido às suas consequências.

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De acordo com um relatório da ONU com a Unesco, smartphones devem ser proibidos nas escolas para lidar com a interrupção em sala de aula, a fim de melhorar o aprendizado e ajudar a proteger as crianças contra o cyberbullying.

A Unesco, a agência de educação, ciência e cultura da ONU, afirmou que há evidências de que o uso excessivo de telefones celulares está relacionado a um desempenho educacional reduzido e que altos níveis de tempo de tela têm um efeito negativo na estabilidade emocional das crianças.

O relatório da Unesco ainda afirma que seu apelo por uma proibição de smartphones envia uma mensagem clara de que a tecnologia digital como um todo, incluindo a inteligência artificial, deve sempre ser subordinada a uma "visão centrada no ser humano" da educação e nunca substituir a interação presencial com os professores."

Vamos entender um pouco mais sobre os prós e contras do uso do celular em sala de aula? Continue a leitura.

Divergência de opiniões sobre o uso do celular em sala de aula

A opinião de especialistas sobre o uso do celular em sala de aula pode variar dependendo de diferentes fatores, como contexto cultural, idade dos alunos, tipo de educação e objetivos pedagógicos. Algumas opiniões comuns entre especialistas incluem:

Potencial para distração: 

O uso indiscriminado de celulares em sala de aula pode levar a distrações dos alunos, prejudicando o aprendizado e a participação nas atividades escolares.

Impacto no desempenho acadêmico: 

Estudos mostram que o uso excessivo de telefones celulares pode estar relacionado a um desempenho acadêmico reduzido, especialmente quando os alunos o utilizam para fins não relacionados ao estudo durante as aulas.

    Ciberbullying e problemas de segurança: 

    O uso de celulares em sala de aula também pode aumentar os riscos de ciberbullying e de problemas relacionados à segurança online dos alunos.

    Ferramenta educacional: 

    Por outro lado, alguns especialistas acreditam que os celulares podem ser uma ferramenta educacional valiosa quando usados de forma controlada e com propósito pedagógico. Eles podem oferecer acesso rápido a informações, permitir o uso de aplicativos educacionais e promover a aprendizagem digital.

    Equidade de acesso: 

    A proibição do uso do celular pode afetar desigualmente os alunos, uma vez que nem todos têm acesso a computadores ou dispositivos alternativos para fins educacionais fora da sala de aula.

    Diante dessas opiniões diversas, algumas escolas e sistemas educacionais optam por estabelecer políticas que regulam o uso de celulares em sala de aula. Isso pode variar desde proibições completas até permissões controladas e orientadas para o uso educacional. 

    O objetivo é encontrar um equilíbrio entre aproveitar os benefícios da tecnologia e minimizar seus potenciais efeitos negativos no ambiente de aprendizagem. A decisão sobre o uso de celulares em sala de aula deve levar em consideração as necessidades e o contexto específico de cada escola e comunidade educacional.

    Diante disso, existem prós e contras já pré-apresentados na divergência de opiniões dos especialistas, que podem ser um pouco mais explorados abaixo:

    Prós e contras do uso do celular na sala de aula

    Pós do uso de smartphones na sala de aula:

    • Os smartphones permitem que os alunos acessem rapidamente informações e recursos educacionais online, tornando a aprendizagem mais dinâmica e atualizada.
    • Com uma ampla variedade de aplicativos educacionais disponíveis, eles podem ser usados como ferramentas de ensino interativas e personalizadas.
    • O uso de smartphones na sala de aula pode ajudar a preparar os alunos para a era digital, onde a tecnologia é uma parte essencial da vida cotidiana e do ambiente de trabalho.
    • O uso de dispositivos móveis pode aumentar o interesse e o engajamento dos alunos nas atividades escolares, tornando o processo de aprendizado mais atraente.
    • Os smartphones permitem a comunicação fácil entre os alunos e com os professores, facilitando a colaboração em projetos e atividades educacionais.

    Contras do uso de smartphones na sala de aula:

    • Os smartphones podem ser uma grande fonte de distração para os alunos, desviando sua atenção das atividades de aprendizado.
    • Nem todos os alunos têm acesso igualitário a smartphones ou dispositivos semelhantes, o que pode criar desigualdades na sala de aula.
    • O uso de smartphones também pode aumentar os riscos de cyberbullying e problemas relacionados à segurança online dos alunos.
    • O uso excessivo de smartphones pode levar ao isolamento social e à diminuição da interação face a face entre os alunos.
    • O uso constante de smartphones pode prejudicar a concentração dos alunos e afetar negativamente sua produtividade acadêmica.

    Em última análise, a questão do uso de smartphones na sala de aula é complexa e pode variar dependendo do contexto educacional e das políticas da escola. Encontrar um equilíbrio entre aproveitar os benefícios dos smartphones como ferramentas educacionais e lidar com suas possíveis desvantagens é fundamental para promover um ambiente de aprendizagem eficaz e inclusivo. 

    Políticas educacionais cuidadosamente elaboradas, orientação dos professores e conscientização dos alunos sobre o uso responsável da tecnologia podem ser importantes para lidar com os prós e contras do uso de smartphones na sala de aula.

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    Yuri Marques

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