Informações
WhatsApp
Iniciar um atendimento
E-mail
contato@querobolsa.com.br
Telefone
Ligue para 0800 940 0840
Segunda a sexta das 09h às 19h
Como funciona?
Encontre seu curso
Faça sua pré-matrícula online
Economize até o fim do curso!

UFMG - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

UFMG - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Nota do MEC: 5 de 5
NotaNotaNotaNotaNota
Tamanho: mais de 10.000 alunos
TamanhoTamanhoTamanho
Concorrência: mais de 3 alunos/vaga
ConcorrênciaConcorrênciaConcorrência
Preço: Gratuita

Sobre a UFMG

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) é uma instituição de ensino superior pública, mantida pelo governo federal. Com sede na cidade de Belo Horizonte, ela foi criada em 1927.

A UFMG oferece cursos de graduação, pós-graduação (especialização, mestrado e doutorado) e aperfeiçoamento profissional, nas modalidades presencial e a distância, nas áreas de ciências humanas, exatas e biológicas.

Quais são os diferenciais da UFMG?

A UFMG é uma das mais tradicionais e conceituadas universidades brasileiras. Avaliada com nota máxima nos indicadores Conceito Institucional e Índice Geral de Cursos do MEC, a instituição tem como destaques os investimentos na área de pesquisa e inovação e o corpo docente formado, em sua maioria, por doutores.

Entre os diferenciais da UFMG, estão:
  • Cerca de 900 grupos de pesquisa cadastrados no CNPq e mais de 1 mil registros de patentes;

  • Mais de 3,5 mil ações e projetos de extensão universitária;

  • Convênios com instituições nacionais e internacionais para intercâmbios acadêmicos;

  • Programas de assistência estudantil para ajudar os alunos a permanecerem na universidade até o final de seus cursos.

Avaliação dos alunos da UFMG

A UFMG já matriculou muitos alunos e formou diversos profissionais para o mercado de trabalho. E ninguém melhor que os próprios estudantes para falar como a faculdade é na prática!

Emannuelly Santos Imagem de perfil: Emannuelly Santos Estuda Engenharia Florestal
4.0
5.0
Empregabilidade
4.0
Estrutura
5.0
Professores
3.0
Localização
Pontos positivos
Para mim, o mais positivo da UFMG são os auxílios aos alunos, já que proporciona aos acadêmicos oportunidades incríveis, tornando possível uma total dedicação ao curso e oportunidade aos menos favorecidos pela sociedade, ou seja, dando oportunidades a todas as pessoas, independente de sua classe. A UFMG oferece também incríveis experiências, como intercâmbio, mobilidades para todo o Brasil, oportunizando inúmeras experiências aos alunos. Além disso, a UFMG se encontra entre uma das melhores universidades do país, com professores de qualidade e ótimas grades curriculares.
Pontos negativos
A UFMG peca nos preços dos restaurantes universitários, e na distância de alguns campos, além da falta de atenção com alguns cursos, dando maior atenção a específicos.
Rafael Nunes Imagem de perfil: Rafael Nunes Estuda Engenharia de Sistemas
4.0
3.0
Empregabilidade
5.0
Estrutura
5.0
Professores
4.0
Localização
Pontos positivos
Os professores possuem um conhecimento enorme sobre os temas dados, e os alunos interessados no curso e matérias ajudam bastante o ganho de conhecimento com perguntas bem formuladas em sala de aula, além dos trabalhos serem feitos sempre visando o aprendizado e aplicabilidade.
Na Engenharia de Sistemas há um colegiado que apoia amplamente os alunos, há uma estrutura de laboratórios e salas para desenvolvimento de projetos integrando conhecimento de diversas áreas (ao estilo Engenharia de Sistemas) e ainda você tem a possibilidade de trilhar seu caminho e definir o conhecimento ao escolher matérias e conteúdos optativos e extras para complementar seu currículo.
Pontos negativos
Alunos perdidos e desmotivados nas matérias possuem um peso grande no andamento das atividades, e esse é o ponto onde vejo uma deficiência hoje da UFMG em apoiar e entender o porquê desse comportamento (talvez um mapeamento de qual área/curso realmente a pessoa se sentiria bem, um aconselhamento ou orientação de carreira, apoio psicológico etc.)

Está com dúvidas sobre a UFMG?

Os alunos e ex-alunos da instituição estão prontos para tirar suas dúvidas. Acessar Perguntas e Respostas
Com o Quero Bolsa, entrar na faculdade é muito mais fácil
Cadastre-se e receba alertas por e-mail e WhatsApp assim que chegarem novas vagas do seu interesse.
Busque sua vaga
Compare preços e escolha a vaga que cabe no seu bolso
Garanta sua vaga
Pague a taxa de serviço, chamada de pré-matrícula
Estude pagando menos
Aí é só fazer o processo seletivo e a matrícula na faculdade
É só preencher seus dados

Quais os campi da UFMG e como é sua estrutura?

A UFMG possui quatro campi: dois em Belo Horizonte (campus Pampulha e Saúde), um em Montes Claros e um em Tiradentes. Também conta com a Escola de Arquitetura e a Faculdade de Direito, instaladas em Belo Horizonte, e diversos polos de apoio aos alunos de ensino a distância, distribuídos pelo estado de Minas Gerais.

Em sua estrutura física, a instituição dispõe de salas de aula, auditórios, biblioteca, museus, centro de memória, Centro Cultural, Espaço do Conhecimento, laboratórios específicos para os cursos, Hospital das Clínicas, centro esportivo, Estação Ecológica e extensa área verde.

Veja os endereços das unidades:

Saiba mais sobre a UFMG

O Hospital das Clínicas, da UFMG, realiza atividades de ensino, pesquisa e assistência, sendo referência no sistema municipal e estadual de saúde no atendimento aos pacientes portadores de patologias de média e alta complexidade.

O hospital universitário é campo de ensino para os cursos de Medicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Odontologia, Terapia Ocupacional, Psicologia, Nutrição, Fonoaudiologia, Gestão em Saúde e Tecnologia em Radiologia.

Quais as notas de corte da UFMG?

Já sabe a sua nota do Enem e quer estudar na UFMG? Vejas as notas necessárias para entrar na UFMG pelo Sisu.

Programa
Menor nota de corte
Maior nota de corte

Menor nota de corte

643

Biblioteconomia

Maior nota de corte

796

Medicina