Com 100% de professores mestres ou doutores, o curso de Relações Internacionais do UniBH foi o segundo a ser criado em Belo Horizonte e possui uma grade curricular moderna e voltada para a prática mercadológica.
Além dos diversos projetos de extensão, o curso oferece aos alunos o Banco de Consultores de Relações Internacionais, em que eles podem trabalhar a inserção no mercado profissional, oferecer consultoria à comunidade e participar do Observatório do Cidadão Global, que visa discutir sobre a cidadania global.
O curso de Relações Internacionais forma profissionais capazes de trabalhar com negociação, formulação de políticas e análise de conjunturas. Ao final do curso, o aluno se qualifica a conduzir as relações entre povos, nações e empresas nas áreas política, econômica, social, militar, cultural, comercial e do direito.
No mercado de trabalho o profissional de relações internacionais pode atuar em diplomacia, política internacional, análise de conjuntura econômica e social, planejamento estratégico, inteligência competitiva, assessoria de governos e empresas, negociações internacionais, análise de riscos políticos, pesquisa acadêmica, consultorias estratégicas e operações financeiras internacionais. Normalmente trabalha em ministérios, embaixadas e ONGs.