Informações
WhatsApp
Iniciar um atendimento
E-mail
contato@querobolsa.com.br
Telefone
Ligue para 0800 940 0840
Segunda a sexta das 09h às 19h
Como funciona?
Encontre seu curso
Faça sua pré-matrícula online
Economize até o fim do curso!

UNICAMP - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS

UNICAMP - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
Nota do MEC: 5 de 5
NotaNotaNotaNotaNota
Tamanho: mais de 10.000 alunos
TamanhoTamanhoTamanho
Concorrência: mais de 3 alunos/vaga
ConcorrênciaConcorrênciaConcorrência
Preço: Gratuita

Sobre a UNICAMP

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) é uma instituição de ensino superior pública, mantida pelo governo do estado de São Paulo. Ela foi fundada oficialmente em 1966 na cidade de Campinas (SP).

A Unicamp oferece cursos de graduação, pós-graduação (stricto sensu) e técnico nas áreas de ciências humanas, biológicas e exatas.

Quais são os diferenciais da UNICAMP?

A Unicamp tem grande destaque nas áreas de pesquisa acadêmica e de pós-graduação. Proporcionalmente, é a universidade brasileira com o maior índice de alunos na pós (48% do total de estudantes). A qualificação dos professores também impressiona. Por isso, a instituição foi considerada a segunda melhor universidade do Brasil segundo o ranking internacional do Times Higher Education (THE) em 2019.

Entre os diferenciais da UNICAMP, estão:
  • 99% dos professores com titulação de doutorado;

  • A Unicamp responde por 8% de toda a pesquisa acadêmica realizada no Brasil;

  • Inova Unicamp: agência que apoia o empreendedorismo, auxiliando no licenciamento de inovações (patentes);

  • Internacionalização: a cada ano, a instituição recebe 1.100 alunos de até 60 países diferentes.

Avaliação dos alunos da UNICAMP

A UNICAMP já matriculou muitos alunos e formou diversos profissionais para o mercado de trabalho. E ninguém melhor que os próprios estudantes para falar como a faculdade é na prática!

Leonardo Huelsen Imagem de perfil: Leonardo Huelsen Estuda Engenharia Física
3.0
3.0
Empregabilidade
4.0
Estrutura
2.0
Professores
4.0
Localização
Pontos positivos
O campus de campinas é muito bonito, bem planejado e seguro, o que proporciona um ambiente universitário agradável. A Unicamp é muito "forte" no que diz respeita à pesquisa, logo os laboratórios são muito completos e bem equipados (às vezes com equipamentos mais antigos, mas nada falta).
Pontos negativos
Os professores, pelo menos os que tive contato no decorrer do meu curso, são excelentes pesquisadores, mas a maior parte deixa a desejar no ensino. A Unicamp não exige que os professores façam cursos voltados à educação e o sistema de orientação dos professores, pela universidade, com respeito às suas atividades de ensino e o sistema de avaliação dos professores pelos alunos são, ambos, falhos. Logo, infelizmente, aulas ruins são muito comuns. Além disso, com que diz respeito ao bairro da Cidade Universitária como um todo, alguns locais carecem de segurança e os preços dos aluguéis podem ser bem abusivos.
Clarice Velloso Imagem de perfil: Clarice Velloso Estuda Engenharia Física
4.0
5.0
Empregabilidade
5.0
Estrutura
5.0
Professores
4.0
Localização
Pontos positivos
É uma universidade com professores muito qualificados e que oferece muitas oportunidades para seus alunos. A Unicamp é muito organizada, principalmente em comparação com outras universidades brasileiras. A estrutura das salas e laboratórios (do Instituto de Física) também é muito boa. São oferecidas muitas oportunidades de intercâmbio e graduação sanduíche e várias delas acompanham bolsas em parceria com o Santander. Também existem diversas oportunidade de participar de atividades extracurriculares, além dos Centros Acadêmicos e das atléticas. O restaurante universitário principal oferece café da manhã (2 reais), almoço e jantar (3 reais cada). Além desse, existem mais dois restaurantes universitários no campus. A Unicamp também tem programas de auxílio para permanência, ajudando com moradia, alimentação, transporte, etc.
Pontos negativos
A Unicamp fica longe do centro de Campinas, no distrito de Barão Geraldo. Assim, não é conveniente morar fora de Barão para quem utiliza transporte público. Eu levava 40 minutos de ônibus para chegar na universidade, sendo que esse trecho (Chácara Primavera - Cidade Universitária) poderia ser feito de carro em menos de 15 min. Os ônibus de Campinas são bem velhos, e essa linha passava de 40 em 40 minutos. É muito mais conveniente morar em Barão e ir andando ou de bicicleta par Unicamp, mas também é bem mais caro. No entanto, existe a moradia da Unicamp e também repúblicas e casas compartilhadas por preços mais acessíveis.

Está com dúvidas sobre a UNICAMP?

Os alunos e ex-alunos da instituição estão prontos para tirar suas dúvidas. Acessar Perguntas e Respostas
Com o Quero Bolsa, entrar na faculdade é muito mais fácil
Cadastre-se e receba alertas por e-mail e WhatsApp assim que chegarem novas vagas do seu interesse.
Busque sua vaga
Compare preços e escolha a vaga que cabe no seu bolso
Garanta sua vaga
Pague a taxa de serviço, chamada de pré-matrícula
Estude pagando menos
Aí é só fazer o processo seletivo e a matrícula na faculdade
É só preencher seus dados

Quais os campi da UNICAMP e como é sua estrutura?

A Unicamp tem três campi no estado de São Paulo. Em Campinas, a 12 km do centro, fica a Cidade Universitária Zeferino Vaz, onde se localiza a sede da instituição. As outras duas unidades são em Piracicaba (180 km de São Paulo) e em Limeira (150 km).

No campus da Cidade Universitária um dos destaques é o grande complexo hospitalar, operado pelos cursos da área de saúde e que recebe 36 mil internações por ano.

Em Piracicaba fica o curso de Odontologia, com sua estrutura de laboratórios e clínica-escola. Já a unidade em Limeira reúne as Faculdades de Tecnologia e de Ciências Aplicadas.

Veja os endereços das unidades:

Saiba mais sobre a UNICAMP

A cada ano são formados pela Unicamp 2.500 profissionais e 2.200 mestres e doutores.

A tradição em pesquisa e a proximidade com os setores produtivos faz com que ela tenha a maior proporção de artigos científicos publicados e o maior número de patentes registradas entre as universidades brasileiras.