Sistemas de Informação na UNIP
- Graduação
- 8 semestres
- Bolsas a partir de R$ 487,92

Boa
(86)
Como é o curso de Sistemas de Informação na UNIP?
O curso de Sistemas de Informação da Unip forma profissionais que atuam com o desenvolvimento e manutenção de sistemas. O programa é dividido em ciclos de aprendizado, preparando os alunos para as necessidades organizacionais e tecnológicas, visando a eficiência e redução de custos.
A Unip é destaque com seus laboratórios de última geração, promovendo um aprendizado prático em sintonia com as demandas do mercado. A instituição enfatiza a importância de experiências práticas e oferece um ambiente estimulante para pesquisa científica.
Os graduados em Sistemas de Informação da Unip têm competências para desenvolver programas e sistemas informatizados, atendendo às crescentes demandas de um mercado em constante informatização.
Resumo do curso
Área de conhecimento: Tecnologia da Informação
Duração: em média, 4 anos
Como é a faculdade UNIP
Avaliação dos Alunos
Boa
86 avaliações
- Empregabilidade
- Estrutura
- Professores
- localização
Resumo da faculdade
- mais de 364.000 alunos matriculados
- mais de 4.000 docentes
- 84 cursos de graduação e 344 de pós-graduação
- 557 unidades
Dúvidas mais frequentes
A Universidade Paulista (UNIP) se destaca pela sua infraestrutura robusta, com mais de 270 mil alunos matriculados em cursos presenciais e a distância, e uma extensa rede de apoio acadêmico e profissional. A instituição oferece 90 cursos de Graduação e 141 cursos de Pós-Graduação, incluindo programas de Mestrado e Doutorado recomendados pela CAPES. Seus 597 laboratórios e 124 clínicas, além de centros especializados em diversas áreas como psicologia, direito e saúde, possibilitam um aprendizado prático e inovador. A UNIP também conta com 830 polos de EAD, ampliando a acessibilidade ao ensino superior. A parceria com grandes empresas e programas como Microsoft, IBM, Oracle e MATLAB oferece aos alunos acesso a tecnologias de ponta, essenciais para o desenvolvimento acadêmico e profissional. Além disso, a instituição apoia a pesquisa científica, com 52 grupos cadastrados no CNPq e mais de 450 projetos em andamento, destacando-se nas áreas de saúde, engenharia e ciências exatas. Com um compromisso constante com a qualidade do ensino e o desenvolvimento de seus alunos, a UNIP oferece recursos tecnológicos, metodologias diferenciadas e oportunidades para o mercado de trabalho.
O curso de Sistemas da Informação prepara profissionais para desenvolver, gerenciar e implementar sistemas tecnológicos que suportam as operações e a tomada de decisão.
Durante o percurso, os estudantes aprendem os fundamentos da arquitetura de sistemas, adquirindo a base necessária para a compreensão e o desenvolvimento de soluções tecnológicas.
Conforme avançam nos tópicos educacionais, os alunos exploram outros temas, como engenharia de software, segurança da informação, inteligência artificial e análise de dados.
A formação prática é outro componente do curso, com projetos integradores, laboratórios e estágios que permitem aos estudantes aplicar o conhecimento teórico em situações reais.
Ao concluir a formação, os profissionais estão capacitados para atuar em empresas de tecnologia, consultorias, instituições financeiras, órgãos públicos e qualquer organização que dependa de sistemas de informação para operar de maneira eficiente.
Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais definidas pelo Ministério da Educação (MEC), o curso de Sistemas de Informação contempla conteúdos básicos, tecnológicos e específicos, com duração média de 4 anos.
Quais são as melhores faculdades de Sistemas de Informação do Brasil?
Confira as melhores faculdades de Sistemas de Informação do Brasil, segundo o Guia da Faculdade 2024, uma avaliação realizada anualmente pelo jornal O Estado de S. Paulo (Estadão) em parceria com a Quero Bolsa. O indicador atribui uma nota variável de 1 a 5.
Instituição | Nota | Cidade |
Universidade de São Paulo (USP) | 5 | São Paulo-SP |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) | 5 | Salvador- BA |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) | 5 | Florianópolis-SC |
Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) | 5 | Recife-PE |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) | 5 | Curitiba - PR |
Que tal estudar em uma das melhores faculdades de Sistemas de Informação? Confira bolsas de estudo para o curso em instituições bem avaliadas na Quero Bolsa, com descontos de até 80%.
- Veja a grade curricular do curso de Sistemas de Informação no site da Quero Bolsa
Sistemas de Informação são conjuntos organizados de componentes interligados que coletam, processam, armazenam e distribuem informações para apoiar a tomada de decisões, coordenação e controle dentro de uma organização.
Eles são essenciais para o gerenciamento de dados e para garantir que as informações corretas estejam disponíveis no momento certo para as pessoas certas.
Um Sistema de Informação geralmente inclui hardware, como computadores, servidores e dispositivos de armazenamento; software, que são os programas que gerenciam os dados e ajudam a processá-los; dados, que são a matéria-prima do sistema; pessoas, como analistas de sistemas e gestores, que interagem com o sistema; e processos, que são as atividades que determinam como as informações são processadas, armazenadas e compartilhadas.
Encontre bolsas de estudo para Sistemas de Informação
Quais são os tipos de Sistemas de Informação?
Os tipos de sistemas de informação podem ser divididos em:
- Sistemas de Informação Transacionais (SIT): Destinados ao processamento e registro das transações diárias.
- Sistemas de Informações Gerenciais (SIG): Focam na compilação de dados operacionais, convertendo-os em relatórios e análises estruturadas.
- Sistemas de Apoio à Decisão (SAD): Projetados para auxiliar na tomada de decisões, esses sistemas utilizam dados, modelos analíticos e ferramentas de simulação.
- Sistemas de Informações Executivas (SIE): Oferecem informações estratégicas e resumidas para auxiliar executivos e gestores na tomada de decisão.