A Universidade de São Paulo (USP) é uma instituição pública estadual vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo. Fundada em 1934, a USP é destaque no cenário educacional e científico, tanto nacional quanto internacional. A universidade oferece 183 cursos de graduação e 239 programas de pós-graduação, abarcando todas as áreas do conhecimento.
A USP está presente em 42 unidades de ensino e pesquisa, que atendem a, aproximadamente, 58 mil alunos na graduação e 30 mil na pós-graduação e contribui com mais de 20% da produção científica do Brasil.
Os campi da USP estão espalhados por diversas cidades do Estado de São Paulo, incluindo a capital, Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto, Santos e São Carlos, além de contar com museus e centros de pesquisa. Essa estrutura facilita o desenvolvimento de atividades acadêmicas, culturais e de extensão.
Ao todo, a universidade conta com aproximadamente 97.325 alunos matriculados, 5.383 docentes, 13.368 técnicos-administrativos e e 88 unidades e órgãos. Além disso, dispõe de 48 bibliotecas e recebeu 1.368 prêmios e distinções, De acordo com o Anuário Estatístico da USP.
mais de 64.000 alunos matriculados
mais de 6.000 docentes
270 cursos de graduação
49 unidades no estado de São Paulo
A USP está entre as universidades mais renomadas do país e é referência em diversas áreas de conhecimento. Dentre seus diferenciais, podemos destacar a ampla oferta de cursos de graduação e pós-graduação, a qualidade do corpo docente e a infraestrutura que a universidade oferece, abrangendo desde laboratórios equipados até hospitais universitários e museus.
A USP também se destaca pela intensificação da cooperação acadêmica e científica com entidades estrangeiras, promovendo a mobilidade de estudantes e docentes e a realização de estudos conjuntos, o que amplia as oportunidades de aprendizado e pesquisa
Para auxiliar os estudantes em suas trajetórias acadêmicas, a instituição disponibiliza o Moodle USP, sistema virtual de apoio às disciplinas. O portal reúne ferramentas e materiais de estudo.
Além disso, a USP disponibiliza, eventualmente, cursos de curta duração, presenciais e on-line, voltados à comunidade.
Mais de 180 cursos de graduação e mais de 200 programas de mestrado e doutorado;
99% dos professores da instituição têm ao menos o título de doutorado;
Cepeusp: com quadras, campos, piscinas e pista de atletismo, é o maior complexo esportivo estudantil da América Latina
A USP é responsável por mais de 20% de toda a produção científica brasileira.
Boa
519 avaliações
Leonardo Silva • Marketing
Universidade muito forte em pesquisa e qualidade de ensino.
Patrick Rosa • Ciências Exatas
Ótima infraestrutura e recursos para meio científico
Lucas Nardini • Ciências Exatas
Minha experiência com a Universidade
Micaela Herford • Terapia Ocupacional
Estudar na USP exige responsabilidade e comprometimento com a sociedade
Rodrigo Silva • Marketing
Ótimas oportunidades de carreira!
Elias Miguel • Agronomia - Engenharia Agronômica
Ótima escola, com bons professores e estrutura.
A Universidade de São Paulo (USP) possui campi localizados em São Paulo, Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto, Santos e São Carlos. O campus da capital, conhecido como Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira, foi estruturado desde 1969 para abrigar uma infraestrutura acadêmica e administrativa, incluindo obras significativas como a Fonte Luminosa e a Torre Universitária.
O Quadrilátero Saúde/Direito, constituído por unidades especializadas na região central de São Paulo, aprimora processos administrativos e acadêmicos. Já o campus de Bauru, estabelecido desde a criação da Faculdade de Odontologia de Bauru e do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais, destaca-se nas áreas de saúde bucal e reabilitação craniofacial.
Lorena, com a Escola de Engenharia de Lorena, adotada pela USP em 2006, enfatiza a engenharia e tecnologia, posicionando-se estrategicamente no Vale do Paraíba. O campus de Pirassununga, focado em agricultura e zootecnia, reflete a tradição da USP na pesquisa agropecuária, oferecendo uma visão completa da cadeia produtiva animal.
Em São Carlos, a USP congrega unidades especializadas em engenharia, ciências exatas e computação, formando um núcleo de excelência em pesquisa e inovação tecnológica.
Para entrar na USP, o candidato deve prestar o vestibular da Fuvest. Ele é conhecido por sua grande concorrência e atrai estudantes de todas as regiões do país. As provas da Fuvest tem duas fases, compostas por 90 questões de múltipla escolha, na primeira etapa, além de uma prova com questões dissertativas e redação, na segunda etapa.
Os candidatos também podem ingressar na USP com a nota do Enem, por meio do processo seletivo próprio da instituição, denominado de Enem USP. Nesse processo, os alunos devem escolher até três cursos de uma das áreas de conhecimento: Ciências Biológicas e da Vida; Ciências Exatas e Tecnológicas e Ciências Humanas e Sociais.
A USP é uma universidade pública estadual. Ela foi credenciada em 1934, para cursos presenciais, e em 2004 para cursos EaD.
Para ingressar em uma pós-graduação stricto sensu (mestrado ou doutorado) na USP, é necessário verificar os detalhes específicos do programa de interesse, pois cada um possui seu próprio regulamento e processo seletivo.
A USP teve 116 cursos com 5 estrelas (nota máxima) no Guia 2024. Veja quais são os cursos estrelados no Guia da Faculdade.
Já sabe a sua nota do Enem e quer estudar na USP? Vejas as notas necessárias para entrar na USP pelo Sisu.