Sobre o curso de Engenharia Econômica e Financeira
Última atualização: 27/02/2023
A pós-graduação em Engenharia Econômica e Financeira é um programa de estudos voltado para aqueles que desejam aplicar os conhecimentos de engenharia a questões financeiras. Por meio do curso, os alunos aprenderão a desenvolver ferramentas estatísticas e matemáticas, bem como a analisar e interpretar dados financeiros. Além disso, o programa de estudos pode abordar conceitos de planejamento financeiro, gerenciamento de riscos e gestão de projetos.
Os pós-graduados da área podem usar seus conhecimentos para liderar projetos na área de finanças e desenvolver estratégias para gerir riscos e otimizar o desempenho financeiro. Ao final do curso, o estudante conquista seu diploma, que pode ser usado como um ponto de partida para carreiras acadêmicas em finanças.
Como é o curso de Engenharia Econômica e Financeira?
A pós-graduação em Engenharia Econômica e Financeira é uma área de estudos focada na análise de problemas econômicos e financeiros. O curso é destinado a auxiliar e capacitar os estudantes no desenvolvimento das habilidades e conhecimentos que lhes permitam tomar decisões estratégicas eficientes e lucrativas.
Para ingressar na formação, é necessário que estudante disponha de uma graduação inicial em áreas da Economia, Engenharia e Finanças. Dessa forma, ao longo do programa, os alunos estudarão tópicos que complementarão seus conhecimentos iniciais, como Finanças, Teoria Econômica, Estatística, Finanças Corporativas, Contabilidade e Gestão de Recursos Humanos. Os estudantes também desenvolverão análises em tópicos aplicados, como Gerenciamento de Riscos, Investimentos e Planejamento de Negócios.
Ao concluir o programa de pós-graduação, os alunos estarão preparados para assumir cargos de liderança em organizações financeiras, bancos, empresas de seguros, consultorias, empresas de serviços públicos e outras instituições financeiras. Os alunos também estarão prontos para trabalhar como consultores financeiros, contadores, analistas de mercado, gestores de ativos e outros profissionais financeiros.
Qual a grade curricular de Engenharia Econômica e Financeira?
Grade Curricular é o conjunto de matérias que o aluno estudará durante o curso. Veja abaixo um exemplo de grade curricular para o curso de Engenharia Econômica e Financeira em uma de nossas faculdades parceiras:
O que se aprende na faculdade de Engenharia Econômica e Financeira?
A pós-graduação em Engenharia Econômica e Financeira fornece, aos alunos, uma compreensão abrangente de como os elementos econômicos e financeiros interagem para criar um ambiente de negócios eficiente e lucrativo. Nesse sentido, os estudantes aprendem a analisar e interpretar dados econômicos, implementar estratégias de financiamento e avaliar oportunidades de investimento.
Os alunos também aprendem a formular soluções financeiras eficazes para problemas de negócios e aplicar técnicas de análise financeira para identificar e avaliar riscos. Eles desenvolvem as habilidades para usar modelos de simulação econômica para avaliar as implicações de decisões de investimento e trabalhar com dados econômicos e financeiros.
Durante a especialização, os alunos podem explorar questões de política econômica, como políticas monetárias e fiscais, mercados de capitais, mercados de derivativos, mercados de seguros e mercados de trabalho.
Quanto custa uma faculdade de Engenharia Econômica e Financeira?
A especialização em Engenharia Econômica e Financeira pode ser encontrada com mensalidades a partir de R$ 39,90. Os valores variam de acordo com a instituição e modalidade de ensino.
Se você deseja ingressar na formação com descontos de até 80%, veja, no site da Quero Bolsa, as principais ofertas para o curso em sua região.
Procure o curso de Engenharia Econômica e Financeira ideal para você!
Veja como é simples começar a estudar
- Encontre seu curso
- Garanta sua bolsa
- Economize até se formar
Sobre a carreira de Engenharia Econômica e Financeira
Onde o profissional de Engenharia Econômica e Financeira pode trabalhar?
O profissional pós-graduado em Engenharia Econômica e Financeira pode trabalhar em diversas áreas, tanto no setor privado, como no setor público. No setor privado, podem atuar como analista financeiro, gerente de projetos, consultor financeiro, assessor de investimentos, entre outros. No setor público, podem desempenhar funções como economista, auditor financeiro, diretor financeiro, gerente de finanças, entre outros.
Além disso, podem atuar em empresas, bancos, consultorias, empresas de auditoria, empresas de investimento, fundos de investimento, entidades governamentais e não governamentais, organizações internacionais, empresas de tecnologia, empresas de consultoria e empresas de serviços.
Caso você tenha dúvidas se esse curso é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nessa importante escolha profissional.
Como ingressar na profissão de Engenharia Econômica e Financeira?
Quais são as exigências do mercado de trabalho para o profissional de Engenharia Econômica e Financeira?
Para atuar na área, o profissional deve compreender as principais temáticas que englobam a gestão financeira e econômica. Tais competências podem ser desenvolvidas por meio da pós-graduação em Engenharia Econômica e Financeira.