Nossa comunidade está pronta pra te responder! Faça sua pergunta e concorra a um iPhone 12!
Veja bolsas de Gestão da Qualidade que o Quero Bolsa oferece em faculdades próximas a você.
Olá Vanessa, A Gestão da Qualidade participa de todas as fases do processo de fabricação e comercialização de um produto ou serviço, desde o estabelecimento de normas e padrões aos fornecedores de matéria-prima até o acompanhamento de atividades de suporte e pós-venda. Além do processo produtivo, a gestão da qualidade se aplica às rotinas administrativas como um todo, buscando maior eficiência e competitividade. Sobre algumas das principais áreas de atuação da Gestão da Qualidade e veja onde estudar para seguir esta carreira! Áreas de Atuação da Gestão da Qualidade A Gestão da Qualidade é um processo fundamental para empresas de todo tipo. O profissional especializado nessa área pode atuar em diferentes departamentos de uma organização, sendo responsável por processos como: 1. Certificação de Qualidade Para que uma empresa possa comprovar a qualidade de seus procedimentos e produtos é preciso passar por auditorias que atestem o cumprimento das normas estabelecidas. O Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) e a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), são exemplos de órgãos responsáveis por determinar os padrões de qualidade dos produtos e serviços oferecidos pela indústria. Para que uma empresa consiga exportar seus produtos ela deve ser certificada de acordo com as normas internacionais. Um dos selos de qualidade mais conhecidos é o ISO, que garante a padronização das atividades de uma empresa. Conseguir esta certificação não é um processo simples. A empresa precisa ajustar seus processos e promover mudanças comportamentais para cumprir os padrões exigidos. O gestor da qualidade é quem cuida dos procedimentos que a empresa precisa seguir para obter e manter a certificação desejada. Sua responsabilidade é adequar as atividades administrativas e produtivas para que as normas sejam cumpridas. Um dos aspectos importantes nesse processo é o treinamento de colaboradores para que entendam e sejam capazes de cumprir os padrões exigidos. Antes, essa atenção à qualidade dos produtos e processos era quase exclusividade de grandes multinacionais. Hoje em dia, empresas de pequeno e médio porte também buscam obter a qualidade máxima em seus procedimentos para ter uma organização enxuta e ajustada. 2. Auditoria O profissional especializado em Gestão da Qualidade pode atuar como auditor interno ou externo. O auditor interno é um funcionário da própria empresa que avalia processos de fabricação e rotinas administrativas variadas. O auditor externo trabalha em consultorias ou organizações certificadoras e inspeciona as atividades de uma empresa para avaliar a obtenção, manutenção ou renovação de um certificado ou selo de qualidade. Também são comuns as auditorias que avaliam riscos, segurança da informação e governança corporativa, por exemplo. 3. Modelagem de Processos O gestor da qualidade identifica os processos dos setores de uma organização, para então mapeá-los e adequá-los a padrões de qualidade já estabelecidos. Uma das ferramentas mais utilizadas por este profissional são os indicadores de desempenho. Ele também realiza medições, elabora e gerencia os indicadores de qualidade, divulgando estas informações aos tomadores de decisões dentro da empresa.
Bom dia! A justiça federal de Catanduva/SP decidiu que é necessário o registro profissional em Conselho Regional de Administração (CRA) para atuar na área de auditoria e certificação, também conhecida como Gestão da Qualidade.
Bom dia! Acredito que sim, até porque você precisa atuar com Qualidade e Excelência na entrega dos produtos.