O curso de Engenharia Agrícola forma profissionais que atuam no campo do agronegócio, buscando novas técnicas de plantio e manuseio das terras. O programa tem o objetivo de aprimorar a eficiência da produção agrícola e pecuária por meio da aplicação de princípios de engenharia. As disciplinas englobam desde o estudo de solos, hidráulica, máquinas agrícolas, até o manejo de recursos hídricos e tecnologias de irrigação.
A metodologia do programa combina aulas teóricas e práticas, com ênfase em projetos de campo que simulam situações reais do setor agrícola. Os alunos aprendem a desenvolver e implementar sistemas de automação para a agricultura, além de estratégias para a gestão sustentável de recursos naturais e energéticos.
Além disso, o curso abrange o estudo de estruturas agrícolas e armazenamento de produtos agrícolas, preparando os futuros engenheiros agrícolas para enfrentar desafios relacionados à logística e conservação de alimentos. A formação inclui também aspectos de gestão e economia agrícola.
Após a conclusão do curso, o engenheiro agrícola pode desenvolver e executar projetos de construção de moinhos, silos, cisternas, estufas e outras estruturas que facilitem e o processo de produção e estocagem de produtos agrícolas.
Mantendo a consciência ambiental, o profissional da área também pode trabalhar com projetos de conservação do solo e recursos hídricos, incluindo sistemas de irrigação e drenagem.
Quais faculdades disponibilizam o curso de Engenharia Agrícola?
De acordo com as informações disponibilizadas pelo e-MEC, atualmente, 24 instituições de ensino superior ofertam o curso de Engenharia Agrícola. Confira algumas das universidades que integram a lista:
Como é o curso de Engenharia Agrícola?
O curso de Engenharia Agrícola é ofertado em nível de graduação e pós-graduação, abrangendo bacharelado, especialização, MBA, mestrado e doutorado. A formação possui duração média de 5 anos, período em que o aluno pode realizar seus estudos de forma presencial, semipresencial e a distância.
Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais definidas pelo Ministério da Educação (MEC), o curso de Engenharia Agrícola é composto por conteúdos básicos e profissionais.
O núcleo básico conta com disciplinas como: Biologia, Estatística, Expressão Gráfica, Física, Informática, Matemática, Metodologia Científica e Tecnológica, e Química. Já os conteúdos profissionais podem englobar as seguintes matérias:
Avaliação e Perícias Rurais;
Automação e Controle de Sistemas Agrícolas;
Cartografia e Geoprocessamento;
Comunicação e Extensão Rural;
Economia e Administração Agrária;
Eletricidade, Energia e Energização em Sistemas Agrícolas;
Estrutura e Edificações Rurais e Agroindustriais;
Ética e Legislação;
Fenômenos de Transportes;
Gestão Empresarial e Marketing;
Hidráulica;
Hidrologia;
Meteorologia e Bioclimatologia;
Motores, Máquinas, Mecanização e Transporte agrícola;
Mecânica;
Otimização de Sistemas Agrícolas;
Processamento de Produtos Agrícolas;
Saneamento e Gestão Ambiental;
Sistema de Produção Agropecuário;
Sistemas de Irrigação e Drenagem;
Solos;
Técnicas e Análises Experimentais;
Tecnologia e Resistências dos Materiais.
O estágio supervisionado e o trabalho de conclusão de curso (TCC) são disciplinas obrigatórias para obtenção do diploma de Engenharia Agrícola. O curso tem carga horária mínima de 3.600 horas.
Caso você tenha dúvidas se o curso de Engenharia Agrícola é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nessa importante escolha profissional.
Qual a grade curricular de Engenharia Agrícola?
Grade Curricular é o conjunto de matérias que o aluno estudará durante o curso. Veja abaixo um exemplo de grade curricular para o curso de Engenharia Agrícola em uma de nossas faculdades parceiras:
- Automação e Controle de Sistemas Agrícolas
- Biologia
- Cartografia e Geoprocessamento
Ver a grade curricular O que se aprende na faculdade de Engenharia Agrícola?
No curso de Engenharia Agrícola, os estudantes são preparados para desenvolver tecnologias e gerenciar processos relacionados à produção agrícola e pecuária, com foco na otimização do uso dos recursos naturais e na sustentabilidade.
O curso abrange disciplinas que fornecem a base tanto em ciências exatas quanto em ciências agrárias, preparando os profissionais para enfrentar os desafios do setor agropecuário com soluções inovadoras.
Inicialmente, os alunos estudam matemática, física, química e biologia. O embasamento teórico é complementado por estudos de ciências do solo, englobando a fertilidade, manejo e conservação do solo.
As disciplinas específicas do curso incluem mecanização agrícola, que trata do uso e manutenção de máquinas e equipamentos utilizados na agricultura; hidráulica e irrigação, focadas no manejo eficiente da água para a agricultura; construções rurais e ambiência, que ensinam sobre o planejamento e construção de estruturas necessárias para a produção agrícola e animal, como estufas, silos, e sistemas de ventilação; e gestão e planejamento agrícola, que aborda técnicas de administração aplicadas ao contexto rural.
A engenharia de processos agrícolas é outra área de estudo enfatizada, voltada ao desenvolvimento e à otimização de processos de pós-colheita, armazenamento, processamento e embalagem de produtos agrícolas.
Além do conteúdo teórico, o curso de Engenharia Agrícola enfatiza a importância da experiência prática. Os estudantes participam de estágios, projetos de pesquisa e extensão, e visitas técnicas, que permitem a aplicação dos conhecimentos adquiridos em situações reais do setor agropecuário.
De acordo com as Diretrizes Curriculares do Ministério da Educação (MEC), o curso de Engenharia Agrícola prepara o estudante a:
Estudar a viabilidade técnica e econômica, planejar, projetar, especificar, supervisionar, coordenar e orientar tecnicamente;
Realizar assistência, assessoria e consultoria;
Dirigir empresas, executar e fiscalizar serviços técnicos correlatos;
Realizar vistoria, perícia, avaliação, arbitramento, laudo e pareceres técnicos;
Desempenhar cargo e função técnica;
Promover a padronização, mensuração e controle de qualidade;
Atuar em atividades docentes no ensino técnico profissional, ensino superior, pesquisa, análise, experimentação, ensaios e divulgação técnica e extensão;
Conhecer e compreender os fatores de produção e combiná-los com eficiência técnica e econômica;
Aplicar conhecimentos científicos e tecnológicos;
Conceber, projetar e analisar sistemas, produtos e processos;
Identificar problemas e propor soluções;
Desenvolver, e utilizar novas tecnologias;
Gerenciar, operar e manter sistemas e processos;
Comunicar-se eficientemente nas formas escrita, oral e gráfica;
Atuar em equipes multidisciplinares;
Avaliar o impacto das atividades profissionais nos contextos social, ambiental e econômico;
Conhecer e atuar em mercados do complexo agroindustrial e de agronegócio;
Compreender e atuar na organização e gerenciamento empresarial e comunitário;
Atuar com espírito empreendedor;
Conhecer, interagir e influenciar nos processos decisórios de agentes e instituições, na gestão de políticas setoriais.
Quanto custa uma faculdade de Engenharia Agrícola?