Redação Publicitária
Saiba tudo sobre o curso de Redação Publicitária e comece a estudar com ajuda da Quero Bolsa.
Duração: Até 18 meses
Ver bolsas
O que é Redação Publicit´ária?
Última atualização: 30/05/2025
A redação publicitária é a atividade de criar textos persuasivos com o objetivo de promover produtos, serviços, marcas ou ideias.
Ela faz parte do processo de comunicação das empresas e agências de publicidade, sendo fundamental para atrair a atenção do público, despertar interesse e incentivar uma ação, como uma compra ou o reconhecimento da marca.
Diferente de outros tipos de escrita, a redação publicitária é concisa, criativa e estratégica, utilizando recursos como slogans, chamadas, roteiros, posts para redes sociais, textos para anúncios, spots de rádio, comerciais de TV e materiais para campanhas online e offline.
O redator publicitário precisa dominar técnicas de linguagem persuasiva, entender o comportamento do consumidor e adaptar seu texto aos diferentes meios de comunicação e ao perfil do público-alvo.
Encontre bolsas de estudo para o curso de Redação Publicitária - UX Writing
Como é o curso de Redação Publicit´ária?
O curso de Redação Publicitária tem como foco desenvolver as habilidades de escrita criativa e persuasiva voltadas para o mercado da comunicação.
Ao longo das aulas, os alunos aprendem técnicas de construção de textos para diferentes mídias, como anúncios, roteiros, posts para redes sociais, e-mails marketing, slogans, campanhas publicitárias e conteúdos digitais.
O conteúdo aborda fundamentos da comunicação, marketing, branding, linguagem persuasiva, storytelling e semiótica, além de explorar ferramentas e tendências do mercado.
Também são realizadas atividades práticas, nas quais os estudantes criam peças e campanhas simulando o ambiente de agências de publicidade.
O curso costuma ser oferecido como formação livre, extensão, oficinas ou como disciplina dentro da graduação em Publicidade e Propaganda.
Ele é indicado para quem deseja aprimorar a escrita com foco criativo, trabalhar em agências, departamentos de marketing ou atuar como freelancer na criação de textos publicitários.
O que se aprende na faculdade de Redação Publicit´ária?
Na faculdade de Redação Publicitária, os estudantes aprendem a desenvolver textos criativos, estratégicos e persuasivos para diferentes meios de comunicação.
Durante a formação, são abordados conteúdos como técnicas de redação publicitária, criação de slogans, roteiros para rádio, TV e internet, além da produção de textos para anúncios, campanhas e mídias digitais.
Os alunos também estudam fundamentos de comunicação, marketing, comportamento do consumidor, semiótica, storytelling, branding e construção de identidade verbal das marcas.
Além da parte teórica, a faculdade oferece atividades práticas que simulam o ambiente de agências de publicidade, estimulando a criação de peças publicitárias e campanhas completas.
O objetivo é preparar profissionais capazes de transformar ideias em textos que comuniquem de forma clara, criativa e eficiente, sempre alinhados aos objetivos das marcas e às características do público-alvo.
Caso você tenha dúvidas se esse curso é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nessa importante escolha profissional.
Quanto custa uma faculdade de Redação Publicit´ária?
O custo de uma faculdade de Redação Publicitária pode variar bastante de acordo com a instituição, a modalidade (presencial ou a distância) e a localização. Na plataforma Quero Bolsa, em junho de 2025, é possível encontrar bolsas de estudo que oferecem mensalidades a partir de 83 reais.
Procure o curso de Redação Publicitária ideal para você!
Escolha entre as mais de mil instituições parceiras do Quero Bolsa.
Veja como é simples começar a estudar:
- Encontre seu curso
- Garanta sua bolsa
- Economize até se formar
Sobre a carreira de Redator publicitário
Onde o Redator publicitário pode trabalhar?
O redator publicitário pode trabalhar em diversos setores da comunicação e do marketing, atuando principalmente em agências de publicidade, onde desenvolve textos para campanhas, anúncios, roteiros e peças criativas.
Além das agências, esse profissional encontra oportunidades em departamentos de marketing de empresas, produtoras de conteúdo, veículos de mídia, estúdios de design, agências de marketing digital e consultorias de comunicação.
Também pode atuar como freelancer, prestando serviços para diferentes clientes e projetos, ou ainda em empresas especializadas em comunicação corporativa, branding e redes sociais. O mercado para o redator publicitário é amplo e exige versatilidade para adaptar a linguagem aos diferentes formatos, canais e públicos.
Os mais buscados de Redação Publicitária
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo, SP"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.
Como ingressar na profissão de Redator publicitário?
Quais são as exigências do mercado de trabalho para o Redator publicitário?
O mercado de trabalho para o redator publicitário exige profissionais criativos, versáteis e com domínio da escrita persuasiva, capazes de produzir textos claros, objetivos e alinhados às estratégias de comunicação das marcas.
É fundamental ter um bom conhecimento da língua portuguesa, além de compreender técnicas de marketing, branding, storytelling e comportamento do consumidor.
Também é cada vez mais valorizado o domínio das ferramentas digitais, das redes sociais e das tendências de comunicação online. O profissional precisa ser ágil, ter capacidade de adaptação a diferentes linguagens e formatos, saber trabalhar em equipe e cumprir prazos curtos.
Além disso, é comum que as empresas busquem redatores que tenham um bom portfólio, demonstrando sua experiência na criação de peças publicitárias, roteiros, conteúdos para mídia digital e campanhas integradas.