Logo Quero Bolsa

Redação Publicitária

Saiba tudo sobre o curso de Redação Publicitária e comece a estudar com ajuda da Quero Bolsa.

Duração: Até 18 meses

Ver bolsas
Action

O que é Redação Publicit´ária?

Última atualização: 30/05/2025

A redação publicitária é a atividade de criar textos persuasivos com o objetivo de promover produtos, serviços, marcas ou ideias.

Ela faz parte do processo de comunicação das empresas e agências de publicidade, sendo fundamental para atrair a atenção do público, despertar interesse e incentivar uma ação, como uma compra ou o reconhecimento da marca.

Diferente de outros tipos de escrita, a redação publicitária é concisa, criativa e estratégica, utilizando recursos como slogans, chamadas, roteiros, posts para redes sociais, textos para anúncios, spots de rádio, comerciais de TV e materiais para campanhas online e offline.

O redator publicitário precisa dominar técnicas de linguagem persuasiva, entender o comportamento do consumidor e adaptar seu texto aos diferentes meios de comunicação e ao perfil do público-alvo.

Encontre bolsas de estudo para o curso de Redação Publicitária - UX Writing

Como é o curso de Redação Publicit´ária?

O curso de Redação Publicitária tem como foco desenvolver as habilidades de escrita criativa e persuasiva voltadas para o mercado da comunicação.

Ao longo das aulas, os alunos aprendem técnicas de construção de textos para diferentes mídias, como anúncios, roteiros, posts para redes sociais, e-mails marketing, slogans, campanhas publicitárias e conteúdos digitais.

O conteúdo aborda fundamentos da comunicação, marketing, branding, linguagem persuasiva, storytelling e semiótica, além de explorar ferramentas e tendências do mercado.

Também são realizadas atividades práticas, nas quais os estudantes criam peças e campanhas simulando o ambiente de agências de publicidade.

O curso costuma ser oferecido como formação livre, extensão, oficinas ou como disciplina dentro da graduação em Publicidade e Propaganda.

Ele é indicado para quem deseja aprimorar a escrita com foco criativo, trabalhar em agências, departamentos de marketing ou atuar como freelancer na criação de textos publicitários.

O que se aprende na faculdade de Redação Publicit´ária?

Na faculdade de Redação Publicitária, os estudantes aprendem a desenvolver textos criativos, estratégicos e persuasivos para diferentes meios de comunicação.

Durante a formação, são abordados conteúdos como técnicas de redação publicitária, criação de slogans, roteiros para rádio, TV e internet, além da produção de textos para anúncios, campanhas e mídias digitais.

Os alunos também estudam fundamentos de comunicação, marketing, comportamento do consumidor, semiótica, storytelling, branding e construção de identidade verbal das marcas.

Além da parte teórica, a faculdade oferece atividades práticas que simulam o ambiente de agências de publicidade, estimulando a criação de peças publicitárias e campanhas completas.

O objetivo é preparar profissionais capazes de transformar ideias em textos que comuniquem de forma clara, criativa e eficiente, sempre alinhados aos objetivos das marcas e às características do público-alvo.

Caso você tenha dúvidas se esse curso é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nessa importante escolha profissional.

Quanto custa uma faculdade de Redação Publicit´ária?

O custo de uma faculdade de Redação Publicitária pode variar bastante de acordo com a instituição, a modalidade (presencial ou a distância) e a localização. Na plataforma Quero Bolsa, em junho de 2025, é possível encontrar bolsas de estudo que oferecem mensalidades a partir de 83 reais.

Procure o curso de Redação Publicitária ideal para você!

Escolha entre as mais de mil instituições parceiras do Quero Bolsa.

Veja como é simples começar a estudar:

  1. Encontre seu curso
  2. Garanta sua bolsa
  3. Economize até se formar

Sobre a carreira de Redator publicitário

Onde o Redator publicitário pode trabalhar?

O redator publicitário pode trabalhar em diversos setores da comunicação e do marketing, atuando principalmente em agências de publicidade, onde desenvolve textos para campanhas, anúncios, roteiros e peças criativas.

Além das agências, esse profissional encontra oportunidades em departamentos de marketing de empresas, produtoras de conteúdo, veículos de mídia, estúdios de design, agências de marketing digital e consultorias de comunicação.

Também pode atuar como freelancer, prestando serviços para diferentes clientes e projetos, ou ainda em empresas especializadas em comunicação corporativa, branding e redes sociais. O mercado para o redator publicitário é amplo e exige versatilidade para adaptar a linguagem aos diferentes formatos, canais e públicos.

Os mais buscados de Redação Publicitária

Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo, SP"

Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.

Como ingressar na profissão de Redator publicitário?

Quais são as exigências do mercado de trabalho para o Redator publicitário?

O mercado de trabalho para o redator publicitário exige profissionais criativos, versáteis e com domínio da escrita persuasiva, capazes de produzir textos claros, objetivos e alinhados às estratégias de comunicação das marcas.

É fundamental ter um bom conhecimento da língua portuguesa, além de compreender técnicas de marketing, branding, storytelling e comportamento do consumidor.

Também é cada vez mais valorizado o domínio das ferramentas digitais, das redes sociais e das tendências de comunicação online. O profissional precisa ser ágil, ter capacidade de adaptação a diferentes linguagens e formatos, saber trabalhar em equipe e cumprir prazos curtos.

Além disso, é comum que as empresas busquem redatores que tenham um bom portfólio, demonstrando sua experiência na criação de peças publicitárias, roteiros, conteúdos para mídia digital e campanhas integradas.

Sino de ofertas

Receba um alerta quando a vaga ideal chegar!

Balões de conversa

Está com dúvidas sobre Redação Publicitária?

Os alunos e ex-alunos do curso estão prontos para tirar suas dúvidas.

Ver perguntas e respostas