Reunimos informações sobre os melhores cursos com bolsas de estudo de medicina, com as melhores faculdades da cidade de Joinville para que você possa fazer a melhor escolha.
Veja cursos de instituições bem avaliadas, segundo o Governo (nota do MEC).
O curso de Medicina estuda as práticas de saúde empregadas para a manutenção do bem-estar dos indivíduos. Ao longo do programa, os alunos compreendem o funcionamento dos sistemas e órgãos do corpo humano, com ênfase no diagnóstico e tratamento de doenças.
A metodologia do curso, proposta pelas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) do Ministério da Educação (MEC), é distribuída em três pilares: Atenção à Saúde, Gestão em Saúde e Educação em Saúde. O objetivo é prover a capacitação integral do futuro médico, considerando as particularidades dos atendidos, o funcionamento das engrenagens da saúde e a autonomia intelectual dos estudantes.
Na etapa inicial, o aluno aprende aquilo que é necessário para o exercício da profissão. Isso inclui conhecimentos básicos sobre anatomia, bioquímica, fisiologia, histologia, farmacologia, imunologia, biofísica. Em seguida, ao adentrar o núcleo de Gestão em Saúde, o estudante é incentivado a desenvolver habilidades de liderança e compreender as diretrizes dos programas de saúde.
Por fim, em estudos de Educação em Saúde, o aluno ganha autonomia para explorar tópicos de seu interesse, aprendendo por meio do contato com outros profissionais do ramo e em experiências próprias, desenvolvidas em intervenções supervisionadas.
Conforme proposto pela DCN, os conteúdos abordados durante o programa incluem:
Bases moleculares e celulares;
Determinantes sociais, culturais, comportamentais, psicológicos, ecológicos, éticos e legais;
Exames físicos, conhecimentos fisiopatológico dos sinais e sintomas, capacidade reflexiva e compreensão ética;
Diagnóstico, prognóstico e conduta terapêutica nas doenças que acometem o ser humano em todas as fases do ciclo biológico;
Promoção da saúde e compreensão dos processos fisiológicos dos seres humanos;
Temas transversais que envolvam conhecimentos, vivências e reflexões sistematizadas acerca dos direitos humanos
O curso de Medicina conta com carga horária mínima de 7.200 horas, com previsão de conclusão em pelo menos seis anos. Geralmente, é oferecido em período integral pelas instituições de ensino.
Os estágios, em regime de internato, constituem uma etapa essencial da formação médica, correspondendo a pelo menos 35% da carga horária total do curso. Desse período, 30% é dedicado à Atenção Básica e Serviços de Urgência e Emergência do SUS, visando a formação em Medicina Geral de Família e Comunidade. O restante do internato se distribui em áreas como:
A história dos cursos de Medicina no Brasil tem início com a chegada da Família Real Portuguesa no país. Em 1808. D. João VI assinou o documento para criar a Escola de Cirurgia da Bahia. No mês de abril, outro decreto criou a Escola Anatômica, Cirúrgica e Médica do Rio de Janeiro, sediada no Hospital da Misericórdia (Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro).
Atualmente, as duas instituições - e os seus respectivos cursos - foram incorporadas à Universidade Federal da Bahia (UFBA) e à Universidade Federal do Rio de Janeiro. (UFRJ)
O curso de Medicina é valorizado devido à sua importância social e ao impacto significativo que os profissionais da área têm na saúde e bem-estar das pessoas. A formação médica envolve um longo e rigoroso processo de aprendizado, que inclui não apenas o conhecimento teórico, mas também habilidades práticas essenciais para o diagnóstico e tratamento de doenças.
A valorização do curso também está ligada à segurança financeira e à estabilidade que a carreira proporciona, além do prestígio social associado à profissão. Por esses motivos, a Medicina é vista como uma das carreiras mais nobres e respeitadas, atraindo estudantes que buscam tanto uma realização pessoal quanto um impacto positivo na sociedade.
Veja as instituições que obtiveram as melhores notas para o curso de Medicina segundo o Guia da Faculdade 2024, um índice avaliativo anual realizado pelo jornal O Estado de S. Paulo (Estadão) em parceria com a Quero Bolsa. A avaliação atribui uma nota que varia de 1 a 5.
Instituição | Nota | Cidade |
Universidade de São Paulo (USP) | 5 | São Paulo-SP |
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) | 5 | São Carlos-SP |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) | 5 | Campinas-SP |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) | 5 | São Paulo-SP |
Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein | 5 | São Paulo-SP |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) | 5 | Porto Alegre-RS |
Universidade de São Paulo (USP) | 5 | Bauru-SP |
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) | 5 | Botucatu-SP |
Universidade de São Paulo (USP) | 5 | Ribeirão Preto-SP |
Que tal estudar Medicina? Confira as oportunidades em instituições bem avaliadas na Quero Bolsa, com descontos de até 80%.
Estudar Medicina é um desafio que requer dedicação e esforço. Trata-se da formação mais disputada em território nacional, mas com diferentes alternativas de financiamento e desconto. Confira alguns dos caminhos que garantem o ingresso no programa.
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a porta de entrada para oportunidades de bolsas e financiamentos para o curso de Medicina. A nota obtida no exame pode ser aplicada em diferentes programas governamentais, como:
O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do governo federal que oferece financiamento para estudantes em instituições privadas de ensino superior. Para participar, é necessário ter realizado o Enem a partir de 2010, com nota mínima de 450 pontos na média das provas e não ter zerado a redação. O FIES permite que o estudante pague as mensalidades após a conclusão do curso, com condições facilitadas e juros reduzidos.
O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é um programa do Ministério da Educação que utiliza a nota do Enem para selecionar candidatos para vagas em instituições públicas de ensino superior. Os estudantes podem se inscrever e concorrer a oportunidades em universidades federais e estaduais, sem a necessidade de realizar um vestibular separado.
O Programa Universidade para Todos (Prouni) oferece bolsas de estudo integrais e parciais em instituições privadas de ensino superior, utilizando a nota do Enem como critério de seleção. Para se candidatar ao Prouni, é necessário ter obtido, no mínimo, 450 pontos na média das provas do Enem e não ter zerado a redação. O programa é voltado para estudantes de baixa renda, com bolsas de 50% ou 100%, dependendo da renda familiar do candidato.
Muitas instituições de ensino superior realizam seus próprios vestibulares para o curso de Medicina. Algumas dessas universidades oferecem descontos e bolsas integrais para os candidatos que obtêm as melhores notas nos exames. Além disso, há instituições que realizam programas específicos de bolsas para estudantes de baixa renda ou que se destacam academicamente.
Para aqueles que não conseguem bolsas ou financiamentos, o pagamento das mensalidades pode ser feito diretamente com a instituição de ensino. Muitas universidades oferecem planos de parcelamento ou programas de descontos para facilitar o pagamento.
A Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados aprovou projeto que autoriza, em determinados casos, a isenção da biometria para idosos em consultas, exames, cirurgias e demais procedimentos hospitalares e clínicos.
Conforme a proposta, a dispensa do procedimento de identificação só acontecerá se comprovada a realização de tentativas frustradas de cadastro biométrico válido ou, então, diante da impossibilidade de tal registro.
Atualmente, o Estatuto da Pessoa Idosa já determina que as instituições de saúde devem seguir critérios mínimos para o atendimento desse público, oferecendo orientações, além de manter em dia a capacitação dos profissionais.
O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pelas comissões de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, terá de ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.
As informações foram veiculadas primeiramente pela Agência Câmara de Notícias.
A Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados irá discutir, na terça-feira (3), o treinamento e a qualificação profissional necessários para implementar a cirurgia robótica no Sistema Único de Saúde (SUS).
O debate, solicitado pelo deputado Zé Vitor (Minas Gerais), ocorrerá a partir das 17 horas no plenário 7.
O deputado destaca que, embora a cirurgia robótica seja uma realidade em diversos países, seu uso no SUS ainda é limitado. "Atualmente, apenas alguns serviços de saúde que atendem ao SUS oferecem essa tecnologia a cidadãos sem plano de saúde ou que não podem pagar por atendimento particular", lamenta Zé Vitor.
Ele acredita que essa situação é resultado da falta de equipamentos, infraestrutura e profissionais capacitados para a implementação dessa tecnologia no sistema público de saúde.
As informações foram veiculadas primeiramente pela Agência Câmara de Notícias.
A quarta edição da Pesquisa de Empregabilidade, realizada pelo Instituto Semesp, um centro de inteligência analítica e levantamento de dados do ensino superior, em parceria com a Workalove, revela informações sobre a empregabilidade por cursos de graduação.
O estudo aponta a inserção profissional e a eficiência dos diplomas em termos de rentabilidade, sucesso e estabilidade no emprego dos egressos de instituições de ensino superior, tanto públicas quanto privadas, em todas as regiões do país.
A pesquisa envolveu a participação voluntária e gratuita de 5.681 egressos de 178 instituições de ensino superior, entre 9 de agosto e 1 de setembro de 2024, por meio da aplicação de questionários.
Entre os respondentes com atividade remunerada, 24,7% atuam no setor de saúde e 8,7% no setor educacional.
Os cursos com maior número de egressos que trabalham na área de sua formação incluem Medicina, Farmácia, Odontologia, Gestão de TI e Ciência da Computação.
Por outro lado, os cursos que apresentaram o maior percentual de profissionais atuando em áreas diferentes da sua formação foram Engenharia Química, Relações Internacionais e Radiologia.
Os cursos com maior taxa de desemprego entre os egressos foram História, Relações Internacionais, Serviço Social, Radiologia e Enfermagem.
Além disso, a pesquisa identificou os cursos com maior percentual de egressos ocupando cargos que não exigem nível superior: Processos Gerenciais, Serviço Social e Gestão Comercial.
Acesse o site do Instituto Semesp para estas e outras informações sobre a quarta edição da Pesquisa de Empregabilidade.
Grade Curricular é o conjunto de matérias que o aluno estudará durante o curso. Veja abaixo um exemplo de grade curricular para o curso de Medicina em uma de nossas faculdades parceiras: