Melhores cursos com bolsas de estudo de Medicina em Joinville

Reunimos informações sobre os melhores cursos com bolsas de estudo de medicina, com as melhores faculdades da cidade de Joinville para que você possa fazer a melhor escolha.

As melhores faculdades de Medicina pelo MEC

Veja cursos de instituições bem avaliadas, segundo o Governo (nota do MEC).

1

Confira as cidades com polos perto de você

Dúvidas sobre o curso de Medicina

Como é a faculdade de Medicina?

O curso de Medicina forma profissionais capacitados para cuidar da saúde, diagnosticar e tratar doenças, além de atuar na prevenção e promoção do bem-estar.

A graduação combina teoria e prática, preparando o estudante para trabalhar em diferentes áreas da saúde e com diversas especializações médicas.

  • Duração média de seis anos, com aulas teóricas e práticas.
  • Primeiros anos focados em disciplinas básicas: Anatomia, Fisiologia, Bioquímica e Microbiologia.
  • Anos finais voltados para prática clínica em hospitais e unidades de saúde.
  • Inclui ensino de ética médica, saúde pública e pesquisa científica.

Quantos anos dura o curso de Medicina?

O curso de Medicina conta com carga horária mínima de 7.200 horas, com previsão de conclusão em pelo menos seis anos. Geralmente, é oferecido em período integral pelas instituições de ensino.

Como funciona o estágio na faculdade de Medicina?

Os estágios, em regime de internato, constituem uma etapa essencial da formação médica, correspondendo a pelo menos 35% da carga horária total do curso. Desse período, 30% é dedicado à Atenção Básica e Serviços de Urgência e Emergência do SUS, visando a formação em Medicina Geral de Família e Comunidade. O restante do internato se distribui em áreas como:

Como surgiram os cursos de Medicina no Brasil?

A história dos cursos de Medicina no Brasil tem início com a chegada da Família Real Portuguesa no país. Em 1808. D. João VI assinou o documento para criar a Escola de Cirurgia da Bahia. No mês de abril, outro decreto criou a Escola Anatômica, Cirúrgica e Médica do Rio de Janeiro, sediada no Hospital da Misericórdia (Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro).

Atualmente, as duas instituições - e os seus respectivos cursos - foram incorporadas à Universidade Federal da Bahia (UFBA) e à Universidade Federal do Rio de Janeiro. (UFRJ)

Por que o curso de Medicina é tão valorizado?

O curso de Medicina é valorizado devido à sua importância social e ao impacto significativo que os profissionais da área têm na saúde e bem-estar das pessoas. A formação médica envolve um longo e rigoroso processo de aprendizado, que inclui não apenas o conhecimento teórico, mas também habilidades práticas essenciais para o diagnóstico e tratamento de doenças.

A valorização do curso também está ligada à segurança financeira e à estabilidade que a carreira proporciona, além do prestígio social associado à profissão. Por esses motivos, a Medicina é vista como uma das carreiras mais nobres e respeitadas, atraindo estudantes que buscam tanto uma realização pessoal quanto um impacto positivo na sociedade.

Quais são as melhores faculdades de Medicina do Brasil?

Veja as instituições que obtiveram as melhores notas para o curso de Medicina segundo o Guia da Faculdade 2024, um índice avaliativo anual realizado pelo jornal O Estado de S. Paulo (Estadão) em parceria com a Quero Bolsa. A avaliação atribui uma nota que varia de 1 a 5.

Instituição Nota Cidade
Universidade de São Paulo (USP) 5 São Paulo-SP
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) 5 São Carlos-SP
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) 5 Campinas-SP
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) 5 São Paulo-SP
Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein 5 São Paulo-SP
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) 5 Porto Alegre-RS
Universidade de São Paulo (USP) 5 Bauru-SP
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) 5 Botucatu-SP
Universidade de São Paulo (USP) 5 Ribeirão Preto-SP

Que tal estudar Medicina? Confira as oportunidades em instituições bem avaliadas na Quero Bolsa, com descontos de até 80%.

Como estudar Medicina?

Estudar Medicina é um desafio que requer dedicação e esforço. Trata-se da formação mais disputada em território nacional, mas com diferentes alternativas de financiamento e desconto. Confira alguns dos caminhos que garantem o ingresso no programa.

Principais caminhos para ingressar no curso:

Veja as últimas notícias sobre Medicina

Programa que agiliza acesso a médicos especialistas no SUS se torna lei

O programa do governo federal que estabelece parcerias com hospitais privados para acelerar o atendimento de pacientes do SUS a médicos especialistas já está em vigor. A Lei 15.233/25 foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva na terça-feira (7).

A nova legislação surgiu a partir da medida provisória apresentada pelo governo em 30 de maio (MP 1301/25).

O Programa Agora Tem Especialistas atua em três frentes principais para ampliar a oferta de atendimento especializado: - Concessão de “descontos” em tributos federais por meio de créditos para hospitais e clínicas privadas que participarem do programa; - Conversão de dívidas dos planos de saúde com o SUS em prestação de serviços assistenciais; - Prestação direta de serviços especializados pela União em casos de urgência reconhecidos pelo Ministério da Saúde.

Mais informações estão disponíveis no site da Agência Câmara de Notícias.

Qual a grade curricular de Medicina?

Grade Curricular é o conjunto de matérias que o aluno estudará durante o curso. Veja abaixo um exemplo de grade curricular para o curso de Medicina em uma de nossas faculdades parceiras:

  • Administração de Serviços Clínico-hospitalares
  • Ambiente e Saúde
  • Anatomia Humana
Ver mais sobre a grade curricular de Medicina