Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque sua bolsa

    Escolha um curso e encontre a melhor opção pra você.


  2. Garanta sua bolsa

    Faça a sua adesão e siga os passos para o processo seletivo.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só realizar a matrícula e mandar ver nos estudos.


Melhores cursos com bolsas de estudo de Educação Física em Aracaju

Reunimos informações sobre os melhores cursos com bolsas de estudo de educação física, com as melhores faculdades da cidade de Aracaju para que você possa fazer a melhor escolha.

As melhores faculdades de Educação Física pelos alunos

Veja cursos de instituições bem avaliadas, segundo os alunos da Quero Bolsa.

1
Unit
5

Excelente

(10)


2
Estácio
4,2

Boa

(37)

As melhores faculdades de Educação Física pelo MEC

Veja cursos de instituições bem avaliadas, segundo o Governo (nota do MEC).

1
Unit
MEC 4

2
As melhores faculdades de Educação Física pelos especialistas

Veja cursos de instituições bem avaliadas pelos especialistas do Guia da Faculdade.

1
Unit
Guia

2

Dúvidas sobre o curso de Educação Física

Como é a faculdade de Educação Física?

A faculdade de Educação Física é composta por conteúdos da área de Ciências Biológicas, como fisiologia, anatomia e ortopedia, que fundamentam às práticas físicas no combate ao sedentarismo e estimulo do bem-estar.

Para o desenvolvimento do curso, o aluno pode optar pela licenciatura ou bacharelado. A licenciatura é voltada à formação de educadores, que atuam em escolas e ambientes pedagógicos. Já o bacharelado amplia as perspectivas profissionais, para a atuação em academias, hospitais, clínicas e outros ambientes.

A duração média da graduação em Educação Física é de quatro anos, com estágio obrigatório. O curso pode ser desenvolvido de forma presencial ou à distância.

O curso de Educação Física EaD apresenta as disciplinas de forma on-line, permitindo que o aluno desenvolva seus estudos quando e onde quiser, por meio da plataforma virtual da instituição. Além disso, o estudante conta com o apoio de ferramentas e recursos digitais, como videoaulas, chats interativos e materiais on-line. Já na modalidade presencial, o estudante tem acesso à infraestrutura da instituição de ensino, incluindo os laboratórios e quadras demandadas para a realização do curso.

Após formado, o profissional graduado em Educação Física pode ingressar em uma pós-graduação, seja de nível lato sensu (especialização e MBA) ou stricto sensu (mestrado e doutorado).

O mestrado em Educação Física forma pesquisadores e professores com habilidade para realizar ensaios e propagar os conhecimentos da área. O programa inclui disciplinas teóricas avançadas e a realização de uma pesquisa original, que culmina na defesa de uma dissertação. Já o doutorado, que geralmente dura cerca de quatro anos, aprofunda-se ainda mais no contexto dissertativo, formando pesquisadores capazes de produzir novos conceitos ligados às práticas físicas.

Entre as possibilidades de pós-graduação destinadas a profissionais formados em Educação Física, destacam-se:

  • Educação Física Escolar;
  • Treinamento Desportivo;
  • Fisiologia do Exercício;
  • Personal Training;
  • Gestão Esportiva;
  • Musculação e Condicionamento Físico.

Por fim, também é possível realizar o curso de Educação Física como segunda graduação. Esse nível de ensino é destinado a licenciados que desejam se aprofundar nos estudos das práticas físicas, para lecionar em escolas.

O curso de Educação Física é o oitavo curso de graduação com o maior número de matrículas no Brasil em 2022. 254.383 estudantes realizaram matrículas no curso, sendo a maioria na modalidade EaD (171.756). Vale destacar que Educação Física (licenciatura) é o nono curso em número de vagas ofertadas na modalidade EaD para instituições privadas de ensino (248.954).

Saiba as últimas notícias sobre Educação Física

Projeto prevê seguro para atletas em treinos e durante competições:

O Projeto de Lei 787/24 propõe garantir a atletas e treinadores não profissionais o direito à contratação de seguro de vida e acidentes pessoais. O texto, em fase de análise na Câmara dos Deputados, já passou pelo crivo do Senado e propõe alterações na Lei Geral do Esporte. As informações foram inicialmente divulgadas pela Agência Câmara de Notícias.

Conforme a proposta, as entidades voltadas para a prática esportiva profissional serão obrigadas a contratar seguro de vida e acidentes pessoais tanto para atletas como para treinadores, sejam eles profissionais ou não.

No contexto de competições olímpicas e paralímpicas nacionais, a responsabilidade pela contratação do seguro para os não profissionais caberá à organização esportiva encarregada da modalidade.

O senador Romário (Rio de Janeiro), autor da proposta, argumentou a favor das medidas, destacando que os atletas se envolvem em atividades de alto risco, necessitando de uma cobertura adequada tanto para os treinamentos quanto para a participação em competições.

Embora a Lei Geral do Esporte já exija seguros para atletas e treinadores profissionais, ao consolidar normas anteriores, deixou de mencionar os não profissionais. No entanto, a Lei de Responsabilidade Fiscal no Esporte estipula seguros para esse grupo.

O projeto segue em tramitação em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Esporte; Finanças e Tributação; e Constituição e Justiça e de Cidadania.

Comissão aprova inclusão de modalidades coletivas no Programa Bolsa Pódio:

A Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados aprovou um projeto que propõe alterações na Lei Geral do Esporte para incluir os atletas de modalidades coletivas no Programa Bolsa Pódio, atualmente destinado apenas às modalidades individuais. Essa informação foi divulgada inicialmente pela Agência Câmara de Notícias.

A medida foi aprovada com base no substitutivo apresentado pela relatora, deputada Helena Lima (Roraima), para o Projeto de Lei 4319/23, proposto pela deputada Yandra Moura (Sergipe). A relatora destacou a necessidade de ajustes em relação ao texto original.

Para Helena Lima, essa proposta preenche uma lacuna na lei, pois incentivará a busca pela excelência em equipes, promovendo a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento do esporte em todas as suas formas.

O Programa Bolsa Pódio atualmente beneficia atletas brasileiros classificados entre os 20 melhores do mundo em modalidades individuais olímpicas ou paralímpicas, proporcionando-lhes 12 parcelas mensais cujos valores variam de R$ 5 mil a R$ 15 mil.

O projeto seguirá em tramitação em caráter conclusivo e ainda passará pela análise da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Qual a grade curricular de Educação Física?

Grade Curricular é o conjunto de matérias que o aluno estudará durante o curso. Veja abaixo um exemplo de grade curricular para o curso de Educação Física em uma de nossas faculdades parceiras:

  • Anatomia Humana
  • Antropologia
  • Aprendizagem e Controle Motor
Ver mais sobre a grade curricular de Educação Física