Sobre o curso de Viticultura e Enologia
Última atualização: 20/01/2023
A produção do vinho, e seus derivados, resulta de um árduo processo que tem início no plantio da matéria-prima, a uva. Os esforços empreendidos ao decorrer da fabricação também são importantes para garantir a qualidade do produto final que é oferecido aos consumidores, tendo em vista uma série de fatores químicos e microbiológicos.
Em suma, produzir o vinho não é uma tarefa simples. A presença de um profissional apto para gerenciar os processos e garantir um produto de qualidade é indispensável. Tal profissional deve contar com os conhecimentos referentes ao plantio, fabricação e gestão de vinhedos, princípios que podem ser adquiridos por meio da formação tecnológica em Viticultura e Enologia.
O curso de Viticultura e Enologia apresenta os fundamentos da produção do vinho e seus derivados, abrangendo as técnicas de plantio, colheita, processamento, análises laboratoriais, saboreamento e aromatização do produto. Tendo em vista tais competências, o profissional, após formado, atuará nas diferentes fases da fabricação dos derivados da uva.
De acordo com o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (CNCT), do Ministério da Educação (MEC), ao completar a sua formação, o estudante estará apto para:
Desenvolver e controlar os processos de cultivo da uva, selecionar variedades de uvas para elaboração de vinho e seus derivados.
Realizar ensaios físicos e análises químicas, sensoriais e microbiológicas;
Prestar assistência técnica na aplicação de produtos e serviços;
Controlar e corrigir desvios nos processos manuais e automatizados;
Utilizar boas práticas de fabricação, rotulagem e identifica embalagem adequada;
Promover o tratamento adequado de resíduos e efluentes;
Operar equipamentos e efetuar o controle de qualidade;
Utilizar técnicas mercadológicas de produtos e insumos;
Planejar e executar o processo de trabalho;
Controlar estoques;
Realizar a aquisição e manutenção de equipamentos.
Como é o curso de Viticultura e Enologia?
O curso de Viticultura e Enologia é comumente ofertado em nível técnico e tecnólogo. Por esse motivo, o aluno pode completar sua formação na área em um período menor se comparado a um bacharelado, por exemplo.
Segundo o CNCT, a carga horária para o curso, em nível técnico, é de, em média, 1.200 horas. Já a formação em grau tecnólogo possui duração de 6 semestres, totalizando dois anos. Vale ressaltar, porém, que o estudante deve optar pelo nível de ensino que atenda às suas expectativas, afinal, existem diferenças significativas entre os eixos tecnológicos.
Em grau técnico, o aluno pode realizar seus estudos de forma concomitante e integrada (conjuntamente ao ensino médio), ou subsequente (após a conclusão do ensino médio). Já o ensino tecnólogo, por se tratar de uma formação de nível superior, é destinado exclusivamente aos alunos que já concluíram o ensino médio.
Para a realização do curso, o aluno pode optar pela modalidade presencial ou a distância. No modelo presencial, o estudante desenvolve seus estudos com o auxílio das estruturas da instituição de ensino. Já no EaD, as aulas são disponibilizadas de forma 100% online.
Ao concluir o curso, em nível técnico, o aluno pode, ainda, ingressar em uma especialização técnica. Entre as alternativas, o CNCT lista:
Especialização técnica em avaliação sensorial de vinhos;
Especialização técnica em análises laboratoriais em enologia;
Especialização técnica em enogastronomia;
Especialização técnica em sommelier.
Já em nível tecnólogo, o estudante pode optar, após a conclusão do curso, pela pós-graduação. Entre as alternativas, é possível listar a especialização em Viticultura e Enologia.
Qual a grade curricular de Viticultura e Enologia?
Grade Curricular é o conjunto de matérias que o aluno estudará durante o curso. Veja abaixo um exemplo de grade curricular para o curso de Viticultura e Enologia em uma de nossas faculdades parceiras:
O que se aprende na faculdade de Viticultura e Enologia?
Durante a realização do curso de Viticultura e Enologia, o estudante terá contato com as técnicas de plantio, colheita e fabricação dos derivados da uva. Por esse motivo, é comum que o aluno desenvolva suas lições de forma prática, em laboratórios específicos da formação. Além disso, o ensino teórico também compõe parte da carga horária total.
Em relação às disciplinas do curso, é válido mencionar que as temáticas podem variar de acordo com a instituição e nível de ensino, seja técnico ou tecnólogo. É comum que determinadas escolas técnicas, assim como as instituições de ensino superior, priorizem determinados temas em detrimento de outros.
Veja, como exemplo, algumas disciplinas da grade curricular do curso técnico em Viticultura e Enologia no Instituo Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP):
Química Aplicada
Microbiologia
Introdução à Viticultura
Introdução à Enologia
Fertilidade, Nutrição e Adubação
Vinificação
Irrigação e Drenagem
Derivados da Uva e do Vinho
Análise Sensorial
Para o desenvolvimento dos estudos, a instituição deve contar, segundo o CNCT, como uma infraestrutura mínima, composta por:
Biblioteca e videoteca com acervo específico e atualizado.
Laboratório de informática com programas específicos.
Laboratório de produção de vinhos.
Laboratórios de análises microbiológicas, fisico-químicas e sensoriais.
Unidade experimental de produção de uva.
Caso você tenha dúvidas se esse curso é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nessa importante escolha profissional.
Quanto custa uma faculdade de Viticultura e Enologia?
No site da Quero Bolsa, o curso de Viticultura e Enologia pode ser encontrado com mensalidades a partir de R$ 455,40. Os valores variam de acordo com a instituição e modalidade de ensino.
Se você deseja ingressar no curso com descontos de até 80%, acesse o site da Quero Bolsa e encontre as melhores ofertas para a formação.
Procure o curso de Viticultura e Enologia ideal para você!
Veja como é simples começar a estudar
- Encontre seu curso
- Garanta sua bolsa
- Economize até se formar
Sobre a carreira de Viticultura e Enologia
Onde o profissional de Viticultura e Enologia pode trabalhar?
De acordo com o CNCT, os principais setores que demandam a presença do profissional de Viticultura e Enologia são:
Indústrias de vinhos e espumantes;
Empresas do setor vitivinícola;
Laboratórios de controle de qualidade de produtos vitivinícolas;
Instituições de ensino e/ou pesquisa;
Consultorias. Profissional autônomo;
Empreendimento próprio.
De acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo CAGED), disponibilizados no site Salário.com, a remuneração do enólogo é de, em média, R$ 3.013,07. Saiba, porém, que os valores podem variar de acordo com a empresa contratante.
Ainda de acordo com os dados do CAGED, os segmentos do mercado que mais contratam os profissionais da área, inclui:
Fabricação de vinho
Comércio varejista de bebidas
Fabricação de sucos de frutas, hortaliças e legumes
Cultivo de uva
Fabricação de refrescos, xaropes e pós para refrescos
Caso você tenha dúvidas se esse curso é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nessa importante escolha profissional.
Como ingressar na profissão de Viticultura e Enologia?
Quais são as exigências do mercado de trabalho para o profissional de Viticultura e Enologia?
Para atuar como enólogo, o profissional deve possuir formação completa no curso de Viticultura e Enologia, que pode ser realizado em nível técnico ou tecnólogo.
Se você deseja ingressar na área, a Quero Bolsa pode te auxiliar. Veja, no site, as melhores ofertas para o curso.
Nota de corte para Viticultura e Enologia
Sabia que, utilizando apenas o seu resultado do Enem, você pode entrar em diversos cursos de universidades federais, estaduais e privadas?
Para ajudar o estudante a entender as suas possibilidades, o Quero Bolsa desenvolveu o Simulador de Nota de Corte . O sistema reúne os dados das últimas provas e mostra o desempenho mínimo para conseguir uma vaga em um dos programas educacionais do governo.
No último ano, as notas de corte registradas para o curso de Viticultura e Enologia foram: