Para se chegar a uma conclusão ou postulação de uma lei ou de um estudo, é necessário que um conjunto de procedimentos que compõem o método científico seja empregado.
O método científico é o passo a passo que deve ser seguido para se comprovar uma lei ou estudo, obedecendo a uma ordem de sete etapas:
1- Observação
Descrição de um fenômeno por meio de sua quantificação e medição, geralmente sendo necessário o uso de equipamentos cientificos quando se trata de um estudo das ciências naturais.
Exemplo: observou-se que determinadas plantas crescem mais durante o dia do que durante a noite.
2- Problema
É o item de maior importância daquilo que se deseja estudar. É por meio da determinação do problema que se elaboram testes e metodologias.
Exemplo: a luz do dia age sobre o vegetal, possibilitando seu maior crescimento?
3- Levantamento de dados
Também chamada de revisão bibliográfica, essa etapa busca levantar informações pertinentes ao assunto estudado: se essa é a dúvida de outros pesquisadores, se já foi sanada, se existem estudos levantando outra problemática, entre outras.
Exemplo: estudos mostraram que a luz tem grande influência na formação de compostos orgânicos e, posteriormente, no crescimento vegetal.
4- Hipótese
É a explicação dedutiva ou indutiva de determinado problema. É uma suposição ou um conjunto de suposições que precisam ser provadas ou refutadas ao longo do estudo. A hipótese precisa ser testada, ou seja, submetida a experimentos controlados e descritivos que comprovem a sua veracidade. Uma hipótese falsa é descartada, e uma hipótese verdadeira pode ser utilizada para comprovar uma nova lei ou estudo.
Exemplo: a luz presente durante o dia age promovendo o crescimento vegetal.
5- Teste de hipótese
Experimentos controlados que irão comprovar se a hipótese é verdadeira ou falsa. Durante os testes, são empregadas amostras “controle”, para servir como um padrão de comparação, e o grupo experimental.
Exemplo: vários espécimes do mesmo vegetal serão analisados em dias com incidências de luz diferentes (ausência e presença de luz) e durante a noite, para que seja quantificada sua taxa de crescimento. Alguns desses espécimes serão colocados sob a incidência de luz (grupo controle), e outros, ao mesmo tempo, serão colocados em um local de sombra ou ausência de luz (grupo experimental), em todos os dias e noites de análise.
6- Resultado
Etapa para verificar se a hipótese é verdadeira ou falsa, por meio da análise dos testes de hipótese.
Exemplo: os testes mostraram que as plantas colocadas sob a incidência de luz durante o dia cresceram mais do que as plantas colocadas na sombra durante o dia e as plantas analisadas durante a noite.
7- Teoria ou conclusão
As observações da(s) hipótese(s) levantadas, permitindo uma constatação. Lembrando que uma teoria pode ser refutada posteriormente por meio do emprego de outras hipóteses ou testes.
Exemplo de conclusão do estudo: a luz presente durante o dia age sob o vegetal, promovendo seu crescimento.
Etapas do método científico 🎯 Simulador de Notas de Corte Enem: Descubra em quais faculdades você pode entrar pelo Sisu, Prouni ou Fies 🎯