Logo da Quero Bolsa
Como funciona
  1. Busque sua bolsa

    Escolha um curso e encontre a melhor opção pra você.


  2. Garanta sua bolsa

    Faça a sua adesão e siga os passos para o processo seletivo.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só realizar a matrícula e mandar ver nos estudos.


Action

Método Científico: aprenda o que é e veja exemplos

Biologia - Manual do Enem
William Mira Publicado por William Mira
 -  Última atualização: 14/3/2023

Introdução

Entende-se por método científicoconjunto de normas e técnicas que devem ser empregadas a fim de se obter resultados mais confiáveis de algum estudo científico. 

Alguns cientistas e estudiosos entendem o método científico como uma lógica aplicada à ciência que deve ser utilizada sempre que se deseja estudar ou comprovar algo.

Índice

O que é o método científico?

O método científico é um conjunto sistemático que serve como ferramenta para o progresso em uma pesquisa específica, a fim de comprovar a veracidade e a reprodutibilidade de algum processo

É fundamental um método científico bem estruturado para a comprovação ou postulação de teses e leis científicas.

René Descartes é o principal contribuinte para a metodologia científica com a publicação do “Discurso do Método”, seguindo a mesma linha de raciocínio de Francis Bacon

Na obra, ele propôs que a obtenção de um resultado só é possível por meio da dúvida sistemática e da decomposição do problema em pequenas partes, que podem ser analisadas e estudadas separadamente, fornecendo material para compreender "o todo". 

O método ficou conhecido como Determinismo ou Modelo Cartesiano, e a frase famosa proposta por ele diz que "para compreender o todo, basta compreender as partes".

📚 Você vai prestar o Enem? Estude de graça com o Plano de Estudo Enem De Boa 📚

Quais são os tipos de método científico?

Embora o método proposto por Descartes tenha culminado na evolução da ciência e em propostas que permeiam até os dias de hoje o meio científico, esse método recebeu contribuições de outros pensadores e modelos, passando a ser dividido em algumas categorias. 

Os tipos de método científico variam conforme os materiais que o pesquisador dispõe no momento da análise, o ramo da ciência estudado e a forma de pensamento empregada:

Método indutivo

Também chamado de indução, esse tipo de raciocínio conclui uma verdade por meio de um número suficiente de casos particulares observados. Portanto, com a observação, é possível chegar a uma base segura sobre um objeto ou conhecimento que esteja sendo estudado ou construído. É um tipo de método utilizado nas ciências naturais, matemática e estatística, por exemplo.

Método dedutivo

Raciocínio que utiliza da dedução para obter a conclusão a respeito de uma determinada hipótese. Resumidamente, uma conclusão deve ser verdadeira se, e somente se, todas as premissas sejam verdadeiras e o raciocínio obedecer a uma lógica. Um exemplo é deduzir que determinado peixe respira embaixo d'água, pois parte da premissa verdadeira de que todo peixe respira debaixo d'água.

Método hipotético-dedutivo

Assim como o método dedutivo, esse tipo de raciocínio também utiliza a dedução para concluir determinado estudo. A diferença nesse método está ao empregar propostas baseadas em hipóteses. Se as hipóteses são verdadeiras, a proposta também é. Dessa forma, durante um estudo utilizando esse tipo de lógica, devem ser realizados diversos testes de hipótese para verificar sua veracidade e confiabilidade.

Método dialético

Geralmente empregado nas ciências humanas e na filosofia. O método dialético se desenvolve a partir do diálogo, cujo foco é a contraposição ou contradição de ideias, levando à obtenção de outras ideias, que por fim, resultam na conclusão de um estudo ou em sua explicação.

Método fenomenológico

Metodologia e corrente filosófica que se concentra nos fenômenos da consciência e sua importância. É geralmente empregado na psicologia ou ciências sociais.

🎓 Você ainda não sabe qual curso fazer? Tire suas dúvidas com o Teste Vocacional Grátis do Quero Bolsa 🎓

Quais são as etapas do método científico?

Para se chegar a uma conclusão ou postulação de uma lei ou de um estudo, é necessário que um conjunto de procedimentos que compõem o método científico seja empregado. 

O método científico é o passo a passo que deve ser seguido para se comprovar uma lei ou estudo, obedecendo a uma ordem de sete etapas:

1- Observação

Descrição de um fenômeno por meio de sua quantificação e medição, geralmente sendo necessário o uso de equipamentos cientificos quando se trata de um estudo das ciências naturais.

Exemplo: observou-se que determinadas plantas crescem mais durante o dia do que durante a noite.

2- Problema

É o item de maior importância daquilo que se deseja estudar. É por meio da determinação do problema que se elaboram testes e metodologias.

Exemplo: a luz do dia age sobre o vegetal, possibilitando seu maior crescimento?

3- Levantamento de dados

Também chamada de revisão bibliográfica, essa etapa busca levantar informações pertinentes ao assunto estudado: se essa é a dúvida de outros pesquisadores, se já foi sanada, se existem estudos levantando outra problemática, entre outras.

Exemplo: estudos mostraram que a luz tem grande influência na formação de compostos orgânicos e, posteriormente, no crescimento vegetal.

4- Hipótese

É a explicação dedutiva ou indutiva de determinado problema. É uma suposição ou um conjunto de suposições que precisam ser provadas ou refutadas ao longo do estudo. A hipótese precisa ser testada, ou seja, submetida a experimentos controlados e descritivos que comprovem a sua veracidade. Uma hipótese falsa é descartada, e uma hipótese verdadeira pode ser utilizada para comprovar uma nova lei ou estudo.

Exemplo: a luz presente durante o dia age promovendo o crescimento vegetal.

5- Teste de hipótese

Experimentos controlados que irão comprovar se a hipótese é verdadeira ou falsa. Durante os testes, são empregadas amostras “controle”, para servir como um padrão de comparação, e o grupo experimental.

Exemplo: vários espécimes do mesmo vegetal serão analisados em dias com incidências de luz diferentes (ausência e presença de luz) e durante a noite, para que seja quantificada sua taxa de crescimento. Alguns desses espécimes serão colocados sob a incidência de luz (grupo controle), e outros, ao mesmo tempo, serão colocados em um local de sombra ou ausência de luz (grupo experimental), em todos os dias e noites de análise.

6- Resultado

Etapa para verificar se a hipótese é verdadeira ou falsa, por meio da análise dos testes de hipótese.

Exemplo: os testes mostraram que as plantas colocadas sob a incidência de luz durante o dia cresceram mais do que as plantas colocadas na sombra durante o dia e as plantas analisadas durante a noite.

7- Teoria ou conclusão

As observações da(s) hipótese(s) levantadas, permitindo uma constatação. Lembrando que uma teoria pode ser refutada posteriormente por meio do emprego de outras hipóteses ou testes.

Exemplo de conclusão do estudo: a luz presente durante o dia age sob o vegetal, promovendo seu crescimento.

Etapas do Método Científico esquematizado.Etapas do método científico  🎯 Simulador de Notas de Corte Enem: Descubra em quais faculdades você pode entrar pelo Sisu, Prouni ou Fies 🎯

Prepare-se para o Enem com a Quero Bolsa! Receba conteúdos e notícias sobre o exame diretamente no seu e-mail