Entende-se por método científico o conjunto de normas e técnicas que devem ser empregadas a fim de se obter resultados mais confiáveis de algum estudo científico.
Alguns cientistas e estudiosos entendem o método científico como uma lógica aplicada à ciência que deve ser utilizada sempre que se deseja estudar ou comprovar algo.
O método científico é um conjunto sistemático que serve como ferramenta para o progresso em uma pesquisa específica, a fim de comprovar a veracidade e a reprodutibilidade de algum processo.
É fundamental um método científico bem estruturado para a comprovação ou postulação de teses e leis científicas.
René Descartes é o principal contribuinte para a metodologia científica com a publicação do “Discurso do Método”, seguindo a mesma linha de raciocínio de Francis Bacon.
Na obra, ele propôs que a obtenção de um resultado só é possível por meio da dúvida sistemática e da decomposição do problema em pequenas partes, que podem ser analisadas e estudadas separadamente, fornecendo material para compreender "o todo".
O método ficou conhecido como Determinismo ou Modelo Cartesiano, e a frase famosa proposta por ele diz que "para compreender o todo, basta compreender as partes".
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Embora o método proposto por Descartes tenha culminado na evolução da ciência e em propostas que permeiam até os dias de hoje o meio científico, esse método recebeu contribuições de outros pensadores e modelos, passando a ser dividido em algumas categorias.
Os tipos de método científico variam conforme os materiais que o pesquisador dispõe no momento da análise, o ramo da ciência estudado e a forma de pensamento empregada:
Também chamado de indução, esse tipo de raciocínio conclui uma verdade por meio de um número suficiente de casos particulares observados. Portanto, com a observação, é possível chegar a uma base segura sobre um objeto ou conhecimento que esteja sendo estudado ou construído. É um tipo de método utilizado nas ciências naturais, matemática e estatística, por exemplo.
Raciocínio que utiliza da dedução para obter a conclusão a respeito de uma determinada hipótese. Resumidamente, uma conclusão deve ser verdadeira se, e somente se, todas as premissas sejam verdadeiras e o raciocínio obedecer a uma lógica. Um exemplo é deduzir que determinado peixe respira embaixo d'água, pois parte da premissa verdadeira de que todo peixe respira debaixo d'água.
Assim como o método dedutivo, esse tipo de raciocínio também utiliza a dedução para concluir determinado estudo. A diferença nesse método está ao empregar propostas baseadas em hipóteses. Se as hipóteses são verdadeiras, a proposta também é. Dessa forma, durante um estudo utilizando esse tipo de lógica, devem ser realizados diversos testes de hipótese para verificar sua veracidade e confiabilidade.
Geralmente empregado nas ciências humanas e na filosofia. O método dialético se desenvolve a partir do diálogo, cujo foco é a contraposição ou contradição de ideias, levando à obtenção de outras ideias, que por fim, resultam na conclusão de um estudo ou em sua explicação.
Metodologia e corrente filosófica que se concentra nos fenômenos da consciência e sua importância. É geralmente empregado na psicologia ou ciências sociais.
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Para se chegar a uma conclusão ou postulação de uma lei ou de um estudo, é necessário que um conjunto de procedimentos que compõem o método científico seja empregado.
O método científico é o passo a passo que deve ser seguido para se comprovar uma lei ou estudo, obedecendo a uma ordem de sete etapas:
Descrição de um fenômeno por meio de sua quantificação e medição, geralmente sendo necessário o uso de equipamentos cientificos quando se trata de um estudo das ciências naturais.
Exemplo: observou-se que determinadas plantas crescem mais durante o dia do que durante a noite.
É o item de maior importância daquilo que se deseja estudar. É por meio da determinação do problema que se elaboram testes e metodologias.
Exemplo: a luz do dia age sobre o vegetal, possibilitando seu maior crescimento?
Também chamada de revisão bibliográfica, essa etapa busca levantar informações pertinentes ao assunto estudado: se essa é a dúvida de outros pesquisadores, se já foi sanada, se existem estudos levantando outra problemática, entre outras.
Exemplo: estudos mostraram que a luz tem grande influência na formação de compostos orgânicos e, posteriormente, no crescimento vegetal.
É a explicação dedutiva ou indutiva de determinado problema. É uma suposição ou um conjunto de suposições que precisam ser provadas ou refutadas ao longo do estudo. A hipótese precisa ser testada, ou seja, submetida a experimentos controlados e descritivos que comprovem a sua veracidade. Uma hipótese falsa é descartada, e uma hipótese verdadeira pode ser utilizada para comprovar uma nova lei ou estudo.
Exemplo: a luz presente durante o dia age promovendo o crescimento vegetal.
Experimentos controlados que irão comprovar se a hipótese é verdadeira ou falsa. Durante os testes, são empregadas amostras “controle”, para servir como um padrão de comparação, e o grupo experimental.
Exemplo: vários espécimes do mesmo vegetal serão analisados em dias com incidências de luz diferentes (ausência e presença de luz) e durante a noite, para que seja quantificada sua taxa de crescimento. Alguns desses espécimes serão colocados sob a incidência de luz (grupo controle), e outros, ao mesmo tempo, serão colocados em um local de sombra ou ausência de luz (grupo experimental), em todos os dias e noites de análise.
Etapa para verificar se a hipótese é verdadeira ou falsa, por meio da análise dos testes de hipótese.
Exemplo: os testes mostraram que as plantas colocadas sob a incidência de luz durante o dia cresceram mais do que as plantas colocadas na sombra durante o dia e as plantas analisadas durante a noite.
As observações da(s) hipótese(s) levantadas, permitindo uma constatação. Lembrando que uma teoria pode ser refutada posteriormente por meio do emprego de outras hipóteses ou testes.
Exemplo de conclusão do estudo: a luz presente durante o dia age sob o vegetal, promovendo seu crescimento.
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