Método Científico

William Mira
Publicado por William Mira
Última atualização: 20/8/2018

Entende-se por Método Científico o conjunto de normas e técnicas que devem ser empregados a fim de se obter resultados mais confiáveis de algum estudo científico.

Alguns cientistas e estudiosos entendem o método científico como uma lógica aplicada à ciência que deve ser utilizada sempre que se deseja estudar ou comprovar algo.

O método científico é um conjunto sistemático que serve como ferramenta para o progresso de numa pesquisa específica e uma forma de comprovar a veracidade e a reprodutibilidade de algum processo

É fundamental um método científico bem estruturado para a comprovação ou postulação de teses e leis científicas.

René Descartes é o principal contribuinte para a metodologia científica com a publicação do “Discurso do Método” seguindo a mesma linha de raciocínio de Francis Bacon.

Na obra, ele propôs que a obtenção de um resultado só é possível através da dúvida sistemática e da decomposição do problema em pequenas partes que podem ser analisadas e estudadas separadamente fornecendo material para compreender "o todo".

O método ficou conhecido como Determinismo ou Modelo Cartesiano e a frase famosa proposta por ele diz que "para compreender o todo, basta compreender as partes".

Métodos de Abordagem do Conhecimento Científico

Apesar do método proposto por Descartes culminar na evolução da ciência e em propostas que permeiam até os dias de hoje no meio científico, atualmente esse método sofre influência de outros pensadores e modelos que fornecem as bases do conhecimento científico.

Esses outros métodos dependem dos materiais que o pesquisador dispõe no momento da análise, do ramo da ciência em que se esteja estudando e da forma de pensamento empregada:

Método Indutivo

Também chamado de indução, esse tipo de raciocínio conclui uma verdade através de um número suficiente de casos particulares observados. Portanto, através da observação é possível chegar a uma base segura sobre um objeto ou conhecimento que esteja sendo estudado ou construído. É um tipo de método utilizado nas ciências naturais, matemática e estatística, por exemplo.

Método Dedutivo

Raciocínio que utiliza da dedução para obter a conclusão a respeito de uma determinada hipótese. Resumidamente, uma conclusão deve ser verdadeira se e somente se todas as premissas sejam verdadeiras e o raciocínio obedecer a uma lógica. Um exemplo é deduzir que determinado peixe respira embaixo d'água, pois parte da premissa verdadeira que todo peixe respira debaixo d'água.

Método Hipotético-Dedutivo

Assim como o método dedutivo, esse tipo de raciocínio também utiliza da dedução para concluir determinado estudo. A diferença nesse método está ao empregar propostas baseadas em hipóteses. Se as hipóteses são verdadeiras a proposta também é. Dessa forma, durante o estudo utilizando esse tipo de lógica, devem-se realizar diversos testes de hipótese para verificar sua veracidade e confiabilidade.

Método Dialético

Geralmente empregado nas ciências humanas e na filosofia. O método Dialético utiliza do diálogo, cujo foco é a contraposição ou contradição de ideias levando a obtenção de outras ideias que por fim chega na conclusão de um estudo ou na sua explicação.

Método Fenomenológico

Metodologia e corrente filosófica que se concentra nos fenômenos da consciência e sua importância. É geralmente empregado na psicologia ou Ciências Sociais.

Etapas do Método Científico Contemporâneo

Para se chegar a uma conclusão ou postulação de uma lei ou de um estudo, um conjunto de procedimentos, estes chamados de Método Científico, deve ser empregado.

O método científico é o passo-a-passo que se deve seguir a fim de comprovar uma lei ou estudo.

Conhecimento Científico é a lógica de pensamento utilizada que se permite debater, concluir ou chegar a uma determinada afirmação:

O método científico contemporâneo é um processo contínuo de verificação da veracidade de uma idéia ou proposta submetida a uma realidade observada até o momento e segue uma ordem de sete etapas:

1- Observação

Descrição de um fenômeno através de sua quantificação e medição, geralmente sendo necessário o uso de equipamentos cientifico quando utilizados na ciências naturais.

Exemplo: Observou-se que determinadas plantas crescem mais durante o dia que durante a noite.

2- Problema

É o item de maior importância daquilo que se deseja estudar. É através da determinação do problema que se elabora testes e metodologias.

Exemplo: O dia age sobre o vegetal possibilitando seu maior crescimento?

3- Levantamento de Dados

Também chamado de Revisão Bibliográfica, essa etapa visa levantar informações pertinentes ao assunto que se está estudando: Se essa é a dúvida de outros pesquisadores, se já foi sanada, se tem estudos levantando outra problemática, etc.

Exemplo: Estudos mostraram que a Luz tem grande influência na formação de compostos orgânicos e, posteriormente, no crescimento vegetal.

4- Hipótese

É a explicação dedutiva ou indutiva de determinado problema. É uma suposição ou um conjunto de suposições que precisam ser provadas ou refutadas ao longo do estudo. A hipótese precisa ser testada, ou seja, submetida a experimentos controlados e descritivos que comprovem a sua veracidade. Uma hipótese falsa é descartada e uma hipótese verdadeira pode ser utilizada para comprovar uma nova lei ou estudo.

Exemplo: A luz presente durante o dia age promovendo o crescimento vegetal.

5- Teste de Hipótese

Experimentos controlados que irão comprovar se a hipótese é verdadeira ou falsa. Durante o teste são empregados amostras “controle” para servir como um padrão de comparação e o grupo experimental.

Exemplo: Vários espécimes do mesmo vegetal serão analisados em dias com incidência de luz diferentes (ausência e presença de luz) e durante a noite para que seja quantificada sua taxa de crescimento. Alguns desses espécimes serão colocados sob a incidência de luz (Grupo Controle) e outros, ao mesmo tempo, serão colocados em um local de sombra ou ausência de luz (Grupo experimental) em todos os dias e noites de análise.

6- Resultado

Etapa de verificação se a hipótese é verdadeira ou falsa através da análise dos testes de hipótese.

Exemplo: Os testes mostraram que as plantas colocadas sob a incidência de luz durante o dia cresceram mais que as plantas colocadas na sombra durante o dia e as plantas analisadas durante a noite.

7- Teoria ou Conclusão

As observações da(s) hipótese(ses) levantadas permitindo uma constatação. Lembrando que uma teoria pode ser refutada posteriormente através do emprego de outras hipóteses ou testes.

Exemplo de Conclusão do Estudo: A luz presente durante o dia age sob o vegetal promovendo seu crescimento.

Etapas do Método Científico esquematizado.Etapas do Método Científico esquematizado.