Logo da Quero Bolsa
Como funciona
  1. Busque sua bolsa

    Escolha um curso e encontre a melhor opção pra você.


  2. Garanta sua bolsa

    Faça a sua adesão e siga os passos para o processo seletivo.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só realizar a matrícula e mandar ver nos estudos.


Biogênese para abiogênese: aprenda o que são e as diferenças

Biologia - Manual do Enem
William Mira Publicado por William Mira
 -  Última atualização: 24/2/2023

Introdução

A origem da vida no planeta é assunto de interesse científico desde os primórdios de sua existência. A Terra surgiu há aproximadamente 4,5 bilhões de anos, sendo a teoria mais defendida atualmente a do Big Bang.

Após a grande explosão, o planeta era uma massa incandescente que passou por resfriamento após inúmeras tempestades. É especulado que o primeiro ser vivo, após o resfriamento do planeta, tenha surgido há aproximadamente 3,8 bilhões de anos.

Estudos para tentar explicar a origem da vida no planeta necessitam de um campo interdisciplinar, envolvendo, além da biologia, conceitos químicos, físicos e até geológicos.

📚 Você vai prestar o Enem? Estude de graça com o Plano de Estudo Enem De Boa 📚

Índice

O que é a Abiogênese?

Os primeiros estudos acerca da origem da vida ocorreram ainda no período clássico. Aristóteles propôs que a vida surgia espontaneamente de qualquer matéria orgânica existente.

Para o filósofo, as folhas das árvores que caíam nos rios transformavam-se em cisnes; a carne podre deixada ao relento gerava larvas e girinos; e sapos surgiam espontaneamente em poças de água ou do lodo presente em pequenos lagos. Essa teoria em que a vida surgia espontaneamente ficou conhecida como “Teoria da Geração Espontânea”, ou Abiogênese.

Além de Aristóteles, Descartes e posteriormente, Isaac Newton, também eram adeptos dessa teoria. Eles acreditavam que todo indivíduo era dotado de um “princípio vital” ou “princípio ativo”. Esse princípio era fundamental para sua existência, e poderia ser encontrado no ambiente ou em qualquer matéria orgânica.

Apesar de muitos adeptos, outros pesquisadores não concordavam com a teoria e, a partir do século XVII, alguns cientistas tentaram comprovar com procedimentos específicos a veracidade da Abiogênese. Entre os experimentos, dois se destacaram: o experimento realizado por Francesco Redi e o experimento realizado por Louis Pasteur.

🎓 Você ainda não sabe qual curso fazer? Tire suas dúvidas com o Teste Vocacional Grátis do Quero Bolsa 🎓

Como foi o experimento de Francesco Redi?

Francesco Redi era um cientista italiano que buscou testar se a teoria da Abiogênese era de fato válida. Para isso, ele tentou comprovar uma das hipóteses dada por Aristóteles: a de que vermes surgiam espontaneamente na carne deixada no ambiente.

Redi utilizou frascos de vidro, nos quais colocou carne crua ou restos de animais mortos. Alguns vidros ele vedou com gaze, e outros ele deixou abertos. Ele observou nos vidros abertos que as moscas presentes no ambiente pousavam sobre a carne e, posteriormente, surgiam as larvas.

Nos vidros vedados, as moscas eram impedidas de pousar sobre a carne e as larvas não apareciam. Redi concluiu que, ao pousar na carne, as moscas depositam seus ovos, de onde surgem as larvas, comprovando que a vida só se origina de outra pré-existente e refutando a "Teoria da Geração Espontânea”, que começou a perder credibilidade.

Experimento de Redi em que vidros abertos contendo matéria orgânica em decomposição atraem moscas que depositam seus ovos sobre a matéria, o que acarretava a presença de larvas após a eclosão dos ovos. Em vidros fechados não apareciam as larvas, pois as moscas não tinham contato com a matéria decomposta, comprovando assim que a vida não surge espontaneamente.Experimento de Redi, por Douglas Senna

Qual foi a Teoria de Pasteur?

Em 1745, o cientista John Needhan, adepto da teoria da Abiogênese, inferiu que fervendo caldos nutritivos, destruía-se o "princípio vital" existente no meio, impossibilitando a geração de vida espontânea posteriormente.

Pasteur refutou completamente a teoria da Abiogênese no século XIX. O cientista utilizou caldos nutritivos e os depositou em uma garrafa específica, chamada “Balão do tipo Pescoço de Cisne”.

Ao ferver o caldo, o pescoço do balão era retirado. Posteriormente, notava-se o aparecimento dos microrganismos no caldo. Ao repetir o experimento sem a retirada do “pescoço de cisne”, os microrganismos não apareciam.

Pasteur concluiu que os microrganismos que surgiam no caldo eram provenientes do próprio ar que entrou em contato com o caldo depois da retirada do pescoço de cisne. Pasteur não só refutou a teoria da Abiogênese, como ainda comprovou que não havia "princípio vital" responsável por gerar vida espontaneamente presente em matérias orgânicas.

Experimento de Pasteur.Experimento de Pasteur

Dessa forma, ficou comprovado que a vida não surge espontaneamente, mas sempre é descendente de uma vida anterior.

Qual é a teoria da Biogênese?

Após a queda da Teoria da Geração Espontânea, outra teoria ganhou mais adeptos. Ela ficou conhecida como Teoria da Biogênese e admitia, com comprovações experimentais, que a vida surgia por meio de outra pré-existente.

Ou seja, um indivíduo só era gerado a partir de outro indivíduo anterior. Essa teoria, que é aceita inclusive atualmente, ajuda no entendimento de diversos temas dentro da biologia, como genética e evolucionismo, por mais que ainda não explique como surgiu o primeiro ser vivo no planeta.

Atualmente, se aceita que o primeiro indivíduo foi formado ao acaso, por meio da formação de aminoácidos submetidos às condições extremas da atmosfera e da crosta terrestre primitiva.

Esses aminoácidos se ligaram, formando as primeiras proteínas, que então se organizaram em um meio nutritivo, como uma “sopa orgânica”.

Esse aglomerado proteico começou a realizar processos metabólicos e, em algum momento da história, surgiu o material genético, provavelmente por um processo semelhante à formação dos primeiros aminoácidos.

Com isso, teria surgido o primeiro organismo. Um ser primitivo, unicelular, procarioto e que realizava quimiossíntese e fermentação. Desse organismo primitivo, teriam descendido todos os demais organismos, extintos ou não, inclusive o homem.

Exercício de fixação
Passo 1 de 3
UFU/MG

Receita de Jean Baptiste van Helmont, séc. XVII: Colocar uma camisa suja de suor e um pouco de germe de trigo em um canto escuro e sossegado. O suor funciona como “princípio ativo” e dentro de 21 dias, a partir da camisa e do trigo, nascerão vários camundongos. O texto acima exemplifica:

A teoria da biogênese.
B teoria da abiogênese.
C teoria da pré-formação.
D hipótese heterotrófica.
E hipótese autotrófica.
Prepare-se para o Enem com a Quero Bolsa! Receba conteúdos e notícias sobre o exame diretamente no seu e-mail