Info Icon Ajuda Help Icon Ajuda
Biologia

Vitamina D

Jéssica Maciel
Publicado por Jéssica Maciel
Última atualização: 16/10/2018

Introdução

Vitamina D é a denominação dada a um conjunto de compostos lipossolúveis responsáveis pelo equilíbrio mineral do corpo humano.

A estrutura da vitamina D tem como unidade fundamental o isopreno, sendo formada a partir do colesterol (ciclopentanoperidrofenantreno), portanto classificado como seco-esteróide.

Função

A função da vitamina D é de estruturar e manter o tecido ósseo bem como equilibrar os níveis de cálcio e de fósforo pela homeostase. Existem ainda evidências da relação da vitamina D com outros processos vitais do organismo como a reprodução celular e a secreção de hormônios, além de atuar no sistema imunológico.
 
 Diferente das outras vitaminas, a vitamina D dificilmente será encontrada em sua forma ativa em alimentos: sua síntese advém de uma reação fotossintética a partir da exposição da pele e ao sol.

Além da pele, o cérebro, o coração, os pulmões e o estômago também respondem à vitamina D. Alguns pesquisadores apontam para uma provável relação entre doenças como diabetes, artrite, doenças respiratórias e até doenças degenerativas com a carência da vitamina D.

Fontes de vitamina D

A vitamina D pode ser encontrada na exposição ao sol, na alimentação e na suplementação. Tomar sol representa cerca de 85% da obtenção de vitamina D, pois é a exposição ao sol que ativa a síntese da vitamina pelo organismo.

Os outros 15% de obtenção ocorrem por meio da ingestão de alimentos que contêm vitamina D, como óleo do fígados de peixes e leite e seus derivados. Ocorrem também pela ingestão de suplementos, quando expressamente indicados por médicos em caso de severas deficiências.

Tipos

Existem dois tipos de vitamina D: a vitamina D2 e a vitamina D3.

  • Vitamina D2: A vitamina D2 ou ergocalciferol é obtida de vegetais através da alimentação, porém não pode ser sintetizada pela exposição ao sol.
  • Vitamina D3: A vitamina D3 ou colecalciferol é obtida através da ingestão de alimentos de origem animal como leite e seus derivados. Na forma D3, a vitamina D pode ser sintetizada pela exposição da pele ao sol.

Deficiência de vitamina

A deficiência de vitamina D é uma condição comum aos indivíduos que se expõem pouco ao sol, aos que têm dificuldade de absorver lipídios e problemas na dieta.

Quando ocorre insuficiência de vitamina D no organismo de crianças, podem ocorrer diversas complicações como raquitismo e má formação óssea. Atualmente, devido a fortificação dos alimentos essas situações tem se tornado cada mais raras.

Já em adultos, a deficiência de vitamina D pode, em estágio avançado, levar a falha na mineralização da matriz do osso, condição denominada osteomalacia. A osteomalacia enfraquece os ossos e os músculos proximais aumentando a ocorrência de fraturas.

No organismo idoso, as alterações fisiológicas e as mudanças dos hábitos de vida costumam causar a deficiência de vitamina D. A referência de ingestão de vitamina D é dada usando os níveis da vitamina em idosos mantidos em ambientes sem exposição ao sol.

Excesso de vitamina D

Caso ocorra o consumo de vitamina D em excesso pode acontecer a intoxicação do organismo e levar a altos níveis de cálcio no sangue.

É comum que a intoxicação apresente sintomas primários como náuseas e falta de apetite, seguidos de sede excessiva bem como fraqueza, alterações de humor e hipertensão. Outra complicação que pode ocorrer é a deposição do cálcio, principalmente nos rins, que pode causar lesões permanentes.

Músculos fracos, ossos fracos, sangramentos, e pedras nos rins são sinais da intoxicação que normalmente ocorre por excesso de ingestão de suplementos e nao pela alta exposição ao sol ou pelo excesso de ingestão de alimentos com vitamina D.


Exercícios

Exercício 1
(Quero Bolsa)

As vitaminas podem ser divididas em dois grupos, as hidrossolúveis, que são dissolvidas em água, e as lipossolúveis, solúveis em gordura. Entre as alternativas, assinale a que indica uma vitamina lipossolúvel:

Ilustração: Rapaz corpulento de camiseta, short e tênis acenando

Inscreva-se abaixo e receba novidades sobre o Enem, Sisu, Prouni e Fies:

Carregando...