Na física, a polarização é uma característica fundamental das ondas eletromagnéticas, que descreve a orientação espacial dos vetores campo elétrico e campo magnético.
Além disso, polarização é um fenômeno que ocorre apenas em ondas transversais. A polarização pode vir a ocorrer tanto em ondas mecânicas, quanto em ondas eletromagnéticas.
A polarização das ondas eletromagnéticas ocorre de três maneiras distintas - refração, absorção e reflexão. Esses processos surgem quando campos elétricos e magnéticos se propagam perpendicularmente entre si.
Um exemplo notável de polarização são as ondas luminosas e as ondas de rádio da televisão, que exibem um campo elétrico que varia em uma direção específica no espaço e no tempo. Saiba mais sobre esse fenômeno abaixo!
📚 Você vai prestar o Enem? Estude de graça com o Plano de Estudo Enem De Boa 📚
O que é polarização?
A polarização é um termo usado em diversos contextos para descrever o fenômeno no qual as opiniões, crenças, ideias ou atitudes de um grupo de pessoas se tornam extremamente divididas e tendem a se afastar cada vez mais das posições moderadas em direção a extremos opostos. Isso pode acontecer em diversos campos, como política, religião, ideologia e até mesmo em discussões públicas sobre temas controversos.
No entanto, na Física, a polarização refere-se ao fenômeno que ocorre quando as oscilações de uma onda eletromagnética são restritas a vibrar em determinadas direções ou planos específicos. Isso acontece principalmente com ondas de luz, mas também pode ser aplicado a outras ondas eletromagnéticas, como as ondas de rádio e micro-ondas.