Info Icon Ajuda Help Icon Ajuda
Geografia

Bacias hidrográficas do Brasil

Giulia Giacomini Kiefer
Publicado por Giulia Giacomini Kiefer
Última atualização: 14/11/2019

Introdução

Bacias hidrográficas são unidades de análise de recursos hídricos que são compostas por um corpo d’água principal e seus afluentes. 

O Brasil é um país com a mais extensa rede fluvial do mundo, tendo o maior potencial hídrico do planeta. Também é dono da maior reserva de água doce mundial, abrigando uma rica biodiversidade. Por isso, requer uma gestão de recursos hídricos eficiente, que não esgote nem sobrecarregue a bacia e explore seus recursos de maneira sustentável e economicamente viável, sem deixar de promover a preservação e conservação do meio ambiente e respeitar as populações locais.

Imagem aérea do Rio Solimões. Esse rio faz parte da Bacia Amazônica, a maior bacia hidrográfica do mundo

As divisões das bacias hidrográficas são feitas através de critérios naturais, como a geomorfologia e litologia local, entre outros. Por isso, algumas bacias hidrográficas ultrapassam fronteiras e abrangem mais de um estado ou país. Por exemplo, a bacia Uruguai está localizada em sua maioria no Uruguai, mas possui uma parte em território brasileiro.

A categorização para administrar os recursos hídricos no Brasil são as regiões hidrográficas. O país tem atualmente sua hidrologia dividida em 12 regiões hidrográficas. Essa divisão é feita pelo Conselho Nacional de Recursos Hídricos e é baseada na divisão das bacias hidrográficas que estão dentro do território nacional. 

Regiões hidrográficas brasileiras

Mapa das divisões das regiões hidrográficas brasileiras

Amazônica

Abrange a bacia Amazônica - a maior bacia hidrográfica do mundo - e as bacias costeiras do estado do Amapá e da Ilha de Marajó. Ocupa aproximadamente 45% do território nacional, e está localizada nos estados: Acre, Amazonas, Rondônia, Roraima, Mato Grosso, Pará e Amapá, além de fazer fronteira com diversos países da América do Sul como Peru e Bolívia. 

Tocantins-Araguaia

É a segunda maior região hidrográfica do Brasil - ocupa aproximadamente 11% de todo território nacional. Representa a bacia do rio Tocantins, que abrange os rios Tocantins, Araguaia, Vermelho, Itacaiunas e Crixá-Açú. Está localizada nos estados: Goiás, Mato Grosso, Tocantins, Maranhão e Pará, além do Distrito Federal, e abrange os biomas Floresta Amazônica e Cerrado. 

Atlântico Nordeste Ocidental 

Bacia localizada nos estados do Maranhão e Pará, possui uma grande diversidade de biomas: Caatinga, Cerrado e Floresta Amazônica. Seus principais rios são: Gurupi, Turiaçu e Pericumã.

Parnaíba

Abrange a bacia do Rio Parnaíba. Esta região hidrográfica está em maioria localizada nos estados: Ceará, Piauí e Maranhão. Seu bioma predominante é a Caatinga.

Atlântico Nordeste Oriental

Assim como a Parnaíba, está localizada na Caatinga. Como é a região hidrográfica que está mais presente neste bioma, é a que apresenta a menor disponibilidade hídrica. Abrange os estados: Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas. 

São Francisco

Abrange a bacia do Rio São Francisco. Ocupa aproximadamente 7% do território.  Localizada nos estados de Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Bahia, Goiás, e Minas Gerais, além do Distrito Federal. 

Atlântico Leste

Esta região hidrográfica também está situada no semiárido brasileiro, o que faz com que tenha o segundo menor potencial hídrico do país. Está localizada nos estados: Bahia, Minas Gerais, Sergipe e Espírito Santo.

Atlântico Sudeste

Abrange as bacias do Rio Doce, Rio Ribeira e Paraíba do Sul. Está localizada nos estados: Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná. É a região hidrográfica mais povoada do país.

Paraná

Terceira maior região hidrográfica do país, ocupando aproximadamente 10% de todo Brasil. Abrange a maior parte do estado de São Paulo, assim como Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraná e Santa Catarina, além do Distrito Federal. É a região hidrográfica que mais aproveita seu potencial hidrelétrico. Seus rios principais são: Paraná, Paranaíba, e Tietê.

Paraguai 

Esta região hidrográfica está localizada no pantanal brasileiro e abrange os estados Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Seus rios principais são: Paraguai, Miranda e Cuiabá.

Uruguai

Menor região hidrográfica do país, está localizada no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Compõe a parte da bacia do Rio Uruguai em território brasileiro. Seus rios principais são: Uruguai, Chapecó e Passo Fundo.

Atlântico Sul 

Está localizada dentre os três estados dos Sul e São Paulo. Seus rios principais são: Itajaí e Jacuí.


Exercícios

Exercício 1
(Mackenzie SP/2018)

Observe o mapa:

Estudo aponta que desmatamento da Mata Atlântica aumentou cerca de 60% em um ano.

Entre 2015 e 2016, cerca de 290 quilômetros quadrados de floresta foram devastados, o que significa um aumento de 57,7%, se comparado com os anos anteriores.

Atualmente restam cerca de 12% da área original da Mata Atlântica (Foto: Arte EPTV)

A Mata Atlântica percorre importantes regiões hidrográficas brasileiras. Suas florestas são fundamentais para a manutenção dos processos hidrológicos garantindo a quantidade e a qualidade da água potável para milhões de brasileiros e para os diferentes setores da economia nacional.

Fonte: http://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-da-gente/especiais/noticia/estudo-apontaque– desmatamento-da-mata-atlantica-aumentou-cerca-de-60-em-um-ano.ghtml

Tendo por base o mapa, as informações citadas e seus conhecimentos, identifique, a seguir, a alternativa que apresente, apenas, regiões hidrográficas com ocorrências de Mata Atlântica.

Ilustração: Rapaz corpulento de camiseta, short e tênis acenando

Inscreva-se abaixo e receba novidades sobre o Enem, Sisu, Prouni e Fies:

Carregando...