Mapa das divisões das regiões hidrográficas brasileiras
Amazônica
É a maior bacia hidrográfica do Brasil e do mundo, com uma extensa área de aproximadamente 6 milhões de km². Localizada na região do Norte do Brasil, abrange ainda outros países da porção noroeste da América do Sul. O rio principal da bacia Amazônica é o Amazonas, que nasce no Peru mas com o nome de Ucayali. O rio Amazonas é um rio de planície, por isso, é excelente para a navegação, inclusive de embarcações pesadas.
Tocantins-Araguaia
A sua extensão territorial ocupa uma área de 9,5% do território nacional, localizada na porção centro-norte do país, forma um vão divisor entre o leste e o oeste do Brasil. Abrange os Estados de Goiás e Tocantins, e margeia os Estados do Mato Grosso (a leste), Maranhão (a sudoeste) e Pará (a leste e noroeste). Os seus rios principais são: Araguaia e Tocantins. No rio Tocantins, foi construída a segunda maior usina hidrelétrica do Brasil, a de Tucuruí.
São Francisco
A sua extensão territorial ocupa aproximadamente 7,5% do território brasileiro. O rio principal desta bacia é o São Francisco, que nasce em Minas Gerais e atravessa o semiárido nordestino e deságua no oceano Atlântico, entre os Estados de Sergipe e Alagoas. O Rio São Francisco, vem sendo alvo de intenso debate por causa do projeto de transposição de suas águas.
Atlântico Nordeste Ocidental
Bacia localizada nos estados do Maranhão e Pará, possui uma grande diversidade de biomas: Caatinga, Cerrado e Floresta Amazônica. Seus principais rios são: Gurupi, Turiaçu e Pericumã.
Parnaíba
Abrange a bacia do Rio Parnaíba. Esta região hidrográfica está em maioria localizada nos estados: Ceará, Piauí e Maranhão. Seu bioma predominante é a Caatinga.
Atlântico Nordeste Oriental
Assim como a Parnaíba, está localizada na Caatinga. Como é a região hidrográfica que está mais presente nesse bioma, é a que apresenta a menor disponibilidade hídrica. Abrange os estados: Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas.
Atlântico Leste
Esta região hidrográfica também está situada no semiárido brasileiro, o que faz com que tenha o segundo menor potencial hídrico do país. Está localizada nos estados: Bahia, Minas Gerais, Sergipe e Espírito Santo.
Atlântico Sudeste
Abrange as bacias do Rio Doce, Rio Ribeira e Paraíba do Sul. Está localizada nos estados: Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná. É a região hidrográfica mais povoada do país.
Paraná
A sua extensão territorial ocupa uma área de 900 mil km², permeando os Estados do Mato Grosso do Sul (toda parte leste), Goiás (parte centro-sul), Minas Gerais (porção sul), São Paulo e Paraná. O rio principal desta bacia é o Paraná, que nasce da junção dos rios Paranaíba e Grande, numa faixa de transição entre os Estados de Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e São Paulo. Ela faz parte da grande Bacia Platina, que abrange toda porção Sul e Sudeste da América do Sul. Algo muito importante sobre a bacia do Paraná é a presença de grande parte do Aquífero Guarani, o maior reservatório de água doce do planeta.
Paraguai
Esta região hidrográfica está localizada no pantanal brasileiro e abrange os estados Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Seus rios principais são: Paraguai, Miranda e Cuiabá.
Uruguai
Menor região hidrográfica do país, está localizada no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Compõe a parte da bacia do Rio Uruguai em território brasileiro. Seus rios principais são: Uruguai, Chapecó e Passo Fundo.
Atlântico Sul
Está localizada dentre os três estados dos Sul e São Paulo. Seus rios principais são: Itajaí e Jacuí.