Logo da Quero Bolsa
Como funciona
  1. Busque sua bolsa

    Escolha um curso e encontre a melhor opção pra você.


  2. Garanta sua bolsa

    Faça a sua adesão e siga os passos para o processo seletivo.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só realizar a matrícula e mandar ver nos estudos.


Clima Semiárido: entenda suas causas, características, vegetação e região

Geografia - Manual do Enem
Angelo Carvalho Publicado por Angelo Carvalho
 -  Última atualização: 5/9/2024

Índice

Introdução

O clima semiárido é definido por baixa precipitação, alta temperatura e longos períodos de seca. Caracteriza-se por uma umidade relativa do ar reduzida e variações térmicas diárias significativas. A vegetação típica inclui estepe e savana, com espécies adaptadas à aridez, como cactos e arbustos resistentes. Regiões como o Nordeste Brasileiro e partes da África subsaariana são exemplos, onde a adaptação à escassez de água é crucial para a sobrevivência.

Quais estados do Brasil têm o Clima Semiárido?

No Brasil, esse clima está presente principalmente no Nordeste e em uma pequena parte do Sudeste, abrangendo 9 estados: Bahia, Ceará, Alagoas, Piauí, Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Rio Grande do Norte e uma parcela da região norte de Minas Gerais.

Região com incidência do Clima Semiárido no Brasil.Região com incidência do Clima Semiárido no Brasil O Clima Semiárido está presente também em outros países da América do Sul, América do Norte e em todos os outros continentes.

📚 Você vai prestar o Enem? Estude de graça com o Plano de Estudo Enem De Boa 📚

Características do Clima Semiárido

Temperatura

No Nordeste brasileiro, onde o Clima Semiárido é predominante, as massas atuantes são a Equatorial continental (mEc) e Tropical atlântica (mTa). O clima também é ligeiramente influenciado pelas massas Equatorial atlântica (mEa) e Polar atlântica (mPa). A temperatura média do clima no Brasil é alta, da ordem de 27°C.

Amplitude Térmica

As temperaturas no Clima Semiárido são estáveis. Apresentam uma amplitude térmica de aproximadamente 5°C.

Precipitações

O Semiárido brasileiro, com chuvas de 200 a 800 mm anualmente, é o mais chuvoso do mundo em sua categoria, mas tem precipitações irregulares e concentradas no verão, resultando em baixa umidade, rios intermitentes e solo pedregoso. 

 

Pico da Boa Vista, localizado na porção pernambucana da Serra da Borborema.

🎓 Você ainda não sabe qual curso fazer? Tire suas dúvidas com o Teste Vocacional Grátis do Quero Bolsa 🎓

Saiba mais:
Domínios morfoclimáticos: definição e tipos
Problemas ambientais

Vegetação característica das regiões de clima semiárido

Nas regiões semiáridas brasileiras, há a incidência de dois tipos de biomas: a Caatinga e o Cerrado, que estão presentes em cerca de um terço do território do país.

No Cerrado, apresentam-se duas estações bem definidas: verão com alto índice de chuva e inverno seco. Nesse tipo de vegetação, o solo, que é pobre em nutrientes e rico em minérios, abriga plantas de aparência seca e árvores baixas e retorcidas.

A Caatinga, vegetação mais característica das regiões brasileiras com incidência do Clima Semiárido, pode ser encontrada em todos os estados da região semiárida, ocupando uma área de aproximadamente 955.000 km².

Nesse tipo de vegetação, as árvores apresentam porte relativamente baixo, até 5 metros. Essas plantas geralmente possuem troncos finos, com folhas pequenas, ou até mesmo ficam sem folhas na estação seca. Bromélias terrestres e cactos também são elementos marcantes na Caatinga.  

Caatinga na estação seca.Caatinga na estação seca 

Engana-se quem pensa que a Caatinga é um ambiente pobre. Pelo contrário, devido às suas especificidades, esse bioma possui um grande número de espécies endêmicas, tanto animal quanto vegetal.

As plantas desse tipo de vegetação perdem suas folhas nas estações secas e possuem folhas modificadas em espinhos para evitar a perda de água, característica fundamental principalmente nas estações secas.

Os répteis e anfíbios possuem hábitos noturnos, desovam em ninhos de espuma nos períodos chuvosos e se enterram nos períodos mais secos, a fim de garantir sua sobrevivência.

Veja também:
Clima equatorial
Climas do Brasil

Exercício de fixação
Passo 1 de 3
UnB/ADAPTADO

Leia o texto a seguir e assinale a alternativa INCORRETA sobre o Nordeste semiárido brasileiro:

"Existem na América do Sul três grandes áreas semiáridas - a região Guajira, na Venezuela e Colômbia; a diagonal seca do Cone Sul que envolve muitas nuances de aridez ao longo da Argentina, Chile e Equador; e, por fim, o Nordeste Seco do Brasil. Das velhas e repetitivas noções do ensino médio herdadas um pouco por todos nós restaram observações pontuais e desconexas sobre o universo físico e ecológico do Nordeste Seco."

(Aziz Nacib Ab Saber, "Ciência Hoje", Volume Especial - Eco Brasil, mai. 1992.)

A Correto – o clima do semiárido é marcado por níveis baixos de umidade, poucas precipitações, que costumam ser mal distribuídas ao longo do ano.
B Incorreto – o Rio São Francisco é um exemplo da existência de rios perenes e caudalosos na região, o que viabiliza sim a existência de projetos de irrigação.
C Correto – Os brejos são algumas das poucas regiões úmidas do sertão nordestino.
D Correto – A maior parte das regiões nordestinas é interplanáltica, ou seja, está localizada entre regiões com altitudes um pouco mais elevadas, típicas de planaltos, o que explica a ausência de massas de ar úmido em algumas regiões.
Prepare-se para o Enem com a Quero Bolsa! Receba conteúdos e notícias sobre o exame diretamente no seu e-mail