Temperatura
No Nordeste brasileiro, onde o Clima Semiárido é predominante, as massas atuantes são a Equatorial continental (mEc) e Tropical atlântica (mTa). O clima também é ligeiramente influenciado pelas massas Equatorial atlântica (mEa) e Polar atlântica (mPa). A temperatura média do clima no Brasil é alta, da ordem de 27°C.
Amplitude Térmica
As temperaturas no Clima Semiárido são estáveis. Apresentam uma amplitude térmica de aproximadamente 5°C.
Precipitações
🎓 Você ainda não sabe qual curso fazer? Tire suas dúvidas com o Teste Vocacional Grátis do Quero Bolsa 🎓
Saiba mais:
Domínios morfoclimáticos: definição e tipos
Problemas ambientais
Vegetação característica das regiões de clima semiárido
Nas regiões semiáridas brasileiras, há a incidência de dois tipos de biomas: a Caatinga e o Cerrado, que estão presentes em cerca de um terço do território do país.
No Cerrado, apresentam-se duas estações bem definidas: verão com alto índice de chuva e inverno seco. Nesse tipo de vegetação, o solo, que é pobre em nutrientes e rico em minérios, abriga plantas de aparência seca e árvores baixas e retorcidas.
A Caatinga, vegetação mais característica das regiões brasileiras com incidência do Clima Semiárido, pode ser encontrada em todos os estados da região semiárida, ocupando uma área de aproximadamente 955.000 km².
Nesse tipo de vegetação, as árvores apresentam porte relativamente baixo, até 5 metros. Essas plantas geralmente possuem troncos finos, com folhas pequenas, ou até mesmo ficam sem folhas na estação seca. Bromélias terrestres e cactos também são elementos marcantes na Caatinga.
Caatinga na estação seca
Engana-se quem pensa que a Caatinga é um ambiente pobre. Pelo contrário, devido às suas especificidades, esse bioma possui um grande número de espécies endêmicas, tanto animal quanto vegetal.
As plantas desse tipo de vegetação perdem suas folhas nas estações secas e possuem folhas modificadas em espinhos para evitar a perda de água, característica fundamental principalmente nas estações secas.
Os répteis e anfíbios possuem hábitos noturnos, desovam em ninhos de espuma nos períodos chuvosos e se enterram nos períodos mais secos, a fim de garantir sua sobrevivência.
Veja também:
Clima equatorial
Climas do Brasil