Logo da Quero Bolsa
Como funciona
  1. Busque sua bolsa

    Escolha um curso e encontre a melhor opção pra você.


  2. Garanta sua bolsa

    Faça a sua adesão e siga os passos para o processo seletivo.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só realizar a matrícula e mandar ver nos estudos.


Anfíbios: aprenda a classificação, reprodução e respiração

Biologia - Manual do Enem
Jéssica Maciel Publicado por Jéssica Maciel
 -  Última atualização: 22/3/2023

Índice

Introdução

Anfíbios são um grupo de animais vertebrados que inclui sapos, rãs, salamandras e cecílias. Eles são conhecidos por terem uma vida dupla, passando uma parte de sua vida na água e outra parte na terra.

Os anfíbios são animais de sangue frio, o que significa que sua temperatura corporal é regulada pelo ambiente em que vivem. Eles respiram por meio de suas peles úmidas e por pulmões, e muitas vezes têm uma dieta variada que inclui insetos, vermes e pequenos animais.

📚 Você vai prestar o Enem? Estude de graça com o Plano de Estudo Enem De Boa 📚  

Principais características dos anfíbios

Pele

A pele dos anfíbios é caracterizada por ser permeável, vascularizada e lisa. Um fato curioso sobre os anfíbios é que toda a água necessária para sua sobrevivência é obtida através da pele e não pela ingestão. A pele também é responsável pelas trocas gasosas entre o ar e o sangue do animal.

Diversas glândulas também podem ser encontradas na pele dos anfíbios. Algumas, em grande quantidade, têm como função manter a pele sempre úmida.

Para garantir a proteção do animal, glândulas que secretam veneno podem estar presentes na região dorsal, ou em outra região do corpo, dependendo da espécie. O sapo-cururu, por exemplo, apresenta grandes glândulas de veneno na região posterior aos olhos, denominadas glândulas paratóides.

Sistema respiratório dos anfíbios: glândula paratóide

Sistema Digestório

Os anfíbios possuem um sistema digestório completo e realizam digestão extracelular. Embora muitos anfíbios possuam duas fileiras de dentes, esses animais não mastigam suas presas.

Grande parte delas (insetos, por exemplo) são capturadas pela língua, que lubrifica o alimento para que ele seja engolido com mais facilidade. 

Sistema Circulatório

O sistema circulatório dos anfíbios é um sistema fechado, ou seja, o sangue circula pelo corpo dentro de vasos. A circulação se dá de forma dupla (pois o sangue passa duas vezes pelo coração) e incompleta, já que o sangue venoso e o sangue arterial se misturam.

No que diz respeito ao coração dos anfíbios, ele é dividido em três cavidades:dois átrios e dois ventrículos.

Sistema respiratório

Os anfíbios possuem três estruturas para a respiração: os pulmões, as mucosas da faringe e da boca, e a pele. Os pulmões são constituídos de duas bolsas sem divisão interna. Quando ainda em fase larval, respiram por brânquias. 

Sistema excretor

A excreção dos anfíbios ocorre através dos rins que são ligados a ureteres e a bexiga ligada a cloaca. O material excretado se diferencia a depender da fase da vida do animal: quando girinos excretam amônia e quando adultos excretam ureia em água. 

Reprodução

sistema reprodutor anfíbios

Como os anfibios se reproduzem

A reprodução dos anfíbios é geralmente feita por meio de fertilização externa, onde o macho libera seus espermatozoides na água e a fêmea os fertiliza externamente, quando os ovos são liberados.

Em geral, a maioria dos anfíbios passa por um ciclo de vida que envolve uma fase larval aquática e uma fase adulta terrestre. A fertilização geralmente ocorre durante a fase larval aquática, e os ovos são postos em água ou em lugares úmidos.

Os ovos dos anfíbios são geralmente depositados em um local úmido e protegido, onde eclodem em larvas, como girinos ou salamandras jovens, que respiram com brânquias e se alimentam de plâncton ou outros organismos aquáticos.

À medida que crescem, essas larvas sofrem metamorfose, desenvolvendo pernas, pulmões e outros órgãos necessários para a vida terrestre. Nesse ponto, eles deixam a água e se tornam adultos terrestres.

Algumas espécies de anfíbios apresentam variações nesse ciclo de vida, mas em geral, a reprodução ocorre durante a fase larval aquática e as larvas passam por metamorfose para se tornarem adultos terrestres.

A metamorfose dos anfíbios

A metamorfose é o processo que transforma o girino em um indivíduo adulto. Inicialmente, a cauda começa a ser reabsorvida e observa-se o surgimento dos membros posteriores e depois dos membros anteriores.

Durante esse processo, que inclusive é bastante lento, o animal perde as brânquias e passa a ter os pulmões desenvolvidos, tímpanos e o sistema digestório se adapta para uma dieta carnívora. Após a metamorfose, o animal passa a habitar o ambiente terrestre e é considerado um adulto.

🎯 Simulador de Notas de Corte Enem: Descubra em quais faculdades você pode entrar pelo Sisu, Prouni ou Fies 🎯  

Classificação

Anuros

Os anuros são caracterizados por, quando adultos, possuírem patas e pela ausência de cauda. São exemplos de anuros os sapos, as rãs, e as pererecas. Algumas espécies são coloridas e podem ser venenosas.

anfíbios anuros

Urodelos

Os urodelos possuem seu corpo alongado, cauda e patas localizadas lateralmente. São exemplos as salamandras e os tritões.

Anfíbios urodelos

Ápodes

Os ápodes são indivíduos de corpo cilíndrico que não possuem patas. Um exemplo deles são as cobras-cegas que habitam o interior do solo.

Anfíbios Ápodes

Conclusão

Os anfíbios são uma parte importante dos ecossistemas em todo o mundo, desempenhando papéis cruciais como predadores e presas, além de ajudar a controlar populações de insetos e outros animais. No entanto, muitas espécies de anfíbios estão em perigo de extinção devido à destruição de habitat, poluição e mudanças climáticas.

🎓 Você ainda não sabe qual curso fazer? Tire suas dúvidas com o Teste Vocacional Grátis do Quero Bolsa 🎓 

Exercício de fixação
Passo 1 de 3
(UFPI)

Assinale a alternativa que contém a classe dos animais cujo ciclo de vida consiste de uma fase aquática seguida por metamorfose e de uma fase terrestre.

A Agnatha.
B Aved.
C Reptilia.
D Amphibia.
E Mammalia.
Prepare-se para o Enem com a Quero Bolsa! Receba conteúdos e notícias sobre o exame diretamente no seu e-mail