Info Icon Ajuda Help Icon Ajuda
Geografia

América do Sul

Natália Cruz
Publicado por Natália Cruz
Última atualização: 23/4/2019

Introdução

A América do Sul é um subcontinente que ocupa a porção meridional do continente americano. No subcontinente de pouco mais de 17,8 km²  vivem, em doze países, pouco mais de 422 milhões de pessoas, o que equivale a cerca de 6% da população total do planeta.

Boa parte da América do Sul está localizada abaixo da linha do Equador e a porção mais ao sul é cortada pelo trópico de Capricórnio. O subcontinente é banhado pelos oceanos Atlântico e Pacífico e pelo mar do Caribe.

Colonização

Após negociação com Portugal, França e Inglaterra, Cristóvão Colombo firma acordo com a coroa espanhola para explorar um possível caminho para as Índias. Em agosto de 1492 Colombo parte com três embarcações do Porto de Paios, região da Andaluzia, rumo às Índias. Em 12 de outubro de 1492, aporta na Ilha de São Salvador, na América Central.

Após a chegada, Colombo e seus homens, percorrem a região em busca das jóias riquezas, descritas por Marco Polo em sua viagem à China. Ao encontrar-se com os nativos, Colombo acreditou ter chegado a alguma região próxima a Índia, por esse motivo, os nativos foram chamados de índios, por serem habitantes das Índias.

Em 1494, o Tratado de Tordesilhas, assinado por Portugal e o Reino de Castela (Espanha), dividiu as   as terras do novo continente. Após a divisão das terras, os espanhóis deram início ao massacre e escravização da população nativa, bem como a transmissão de doenças desconhecidas por incas, astecas e maias. O período de conquistas se deu com maior força e violência entre os anos de 1532 e 1580.

Em 1500 os primeiros portugueses chegaram ao novo mundo, e à parte de terra que lhes cabia, de acordo com o Tratado de Tordesilhas. Em 1516 o rei de Portugal, D. Manuel, enviou navios e homens para que efetivassem a dominação dos povos e explorassem as riquezas que o território e os nativos pudessem oferecer.

Assim como a colonização espanhola, o modelo usado pelos portugueses tinha como principais características:

  • Exploração das riquezas naturais;
  • Civilização dos povos indígenas através da catequese e ação de padres e missionários católicos;
  • Conquistapovoamento das áreas;
  • Extermínioescravização das populações locais.

As características do modelo de colonização utilizados, demonstram o estabelecimento do poder e da noção de importância do europeu em relação aos indígenas, características que colaboram com a perpetuação da visão eurocêntrica.

Economia

Por muito tempo a economia da América do Sul foi exclusivamente de exportação de matérias primas e o beneficiamento de produtos agrícolas e pecuários, voltados exclusivamente para a exportação.

No decorrer do século XIX a América do Sul, principalmente Brasil, Argentina e Uruguai, experimentou um período de industrialização, no entanto, o desenvolvimento efetivo das indústrias aconteceu no período posterior às duas Guerras mundiais, momento em que os países da América do Sul precisaram fabricar os produtos necessários.

Atualmente, a economia sul americana ainda é baseada na exportação de produtos agrícolas, pecuários, matéria prima para outros países de industrialização mais antiga, refinada e tecnológica.    

Clima e Vegetação

Devido a extensão territorial duas zonas climáticas, a intertropical e a temperadado sul, influenciam o clima da região sul americana e propiciam a existência dos climas tropical, equatorial, mediterrâneo e temperado. São encontrados também o clima semi árido, no nordeste brasileiro e nos andes; o clima desértico, encontrado na Patagônia e Atacama; e o clima frio de montanha, característico da área da Cordilheira dos Andes.

Como grande parte do clima do subcontinente é tropical a maior parte da vegetação é composta por florestas tropicais e equatoriais, na região central do subcontinente encontram-se as savanas e chacos. Por fim, nas regiões de clima subtropical encontram-se as matas de araucárias, vegetação de estepes e pradarias e no clima temperado, as florestas temperadas.

Relevo

Na região do extremo oeste encontra-se um relevo de grandes altitudes, é nessa área que está localizada a Cordilheira dos Andes, que vai da Venezuela ao Chile. Na área central encontram-se planaltos pouco elevados e planícies. Por fim, na costa leste encontram-se planaltos de formação geológica antiga, por conta das erosões ocorridas no decorrer do tempo, algumas regiões encontram-se mais planas.


Exercícios

Exercício 1
(UFSM/2006)

“Nas últimas décadas, o processo de urbanização tornou mais evidente o abismo entre as elites brancas e ricas, e os pobres, índios e mestiços. As divisões regionais são mais recentes. O Altiplano dos Andes, onde fica a capital é habitado sobretudo por índios que vivem da agricultura de subsistência. Algumas províncias souberam se aproveitar do processo de abertura da economia (…), para atrair capital externo e desenvolver a economia local” (Revista Veja, edição 1909 – ano 38, nº 24 – 15 de junho de 2005. p. 79 - adaptado).

O texto se refere a um dos países mais pobres da América do Sul, marcado pela desigualdade social e pela problemática da racionalização do setor petrolífero e do gás natural, que estão na origem da crise política e institucional vigente. Selecione a alternativa que apresenta esse país.

Ilustração: Rapaz corpulento de camiseta, short e tênis acenando

Inscreva-se abaixo e receba novidades sobre o Enem, Sisu, Prouni e Fies:

Carregando...