Alguns dos recursos minerais não metálicos mais conhecidos e explorados são: carvão mineral, água, petróleo, enxofre, fosfatos, nitratos, areia e argila. A seguir, detalhamos três desses:
Carvão mineral
O carvão mineral é uma rocha sedimentar formada por meio da decomposição de plantas. Esse recurso ocorre em basicamente todos os continentes. As alterações climáticas ao longo do tempo possibilitaram a ampla formação de reservas de carvão ao redor do mundo, em diferentes eras geológicas.
Há quatro tipos de carvão mineral, que se diferenciam pela sua formação e origem: turfa, antracito, hulha e linhito. Mundialmente, os maiores produtores de carvão mineral são: China, Estados Unidos, União Europeia, Austrália e Rússia.
As reservas de carvão mineral brasileiras cuja exploração é economicamente viável estão concentradas nos estados do Sul do país, mas há também a ocorrência de reservas em outros estados do Sudeste e Nordeste.
Petróleo
O petróleo é formado por meio da decomposição de matéria orgânica acumulada. Quase 70% do petróleo produzido mundialmente é destinado à produção de combustível, enquanto o resto é utilizado na indústria como matéria-prima.
Os países com as maiores reservas de petróleo são, respectivamente: Venezuela, Arábia Saudita, Canadá, Irã e Iraque. Nesse ranking, o Brasil ocupa o 15º lugar, com a 9º maior exploração mundial desse recurso. A produção de petróleo no Brasil está concentrada no Sudeste (Rio de Janeiro, Espírito Santo, São Paulo) e Nordeste (Rio Grande do Norte, Bahia, Sergipe).
Água
A água, além de ser um elemento essencial para a vida humana, é também um recurso mineral importante para a economia mundial. Além do abastecimento para áreas urbanas e rurais (para o uso da população em geral), os setores da indústria e agricultura a utilizam vastamente para a produção de bens de consumo e irrigação, respectivamente.
Muitos países do Oriente Médio sofrem com o limitado acesso à água, principalmente água potável. Por exemplo, Israel recorre a processos caros de dessalinização da água para garantir o recurso no país.
Já o Brasil, além de sua extensa rede hidrográfica, possui em seu território a maior extensão do Aquífero Guarani (aproximadamente 70%), que está também no Uruguai, Paraguai e Argentina. Compõe a maior reserva subterrânea de água doce do mundo.
🎓 Você ainda não sabe qual curso fazer? Tire suas dúvidas com o Teste Vocacional Grátis do Quero Bolsa 🎓