Logo da Quero Bolsa
Como funciona
  1. Busque sua bolsa

    Escolha um curso e encontre a melhor opção pra você.


  2. Garanta sua bolsa

    Faça a sua adesão e siga os passos para o processo seletivo.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só realizar a matrícula e mandar ver nos estudos.


Ubirajara: veja resumo da obra de José Alencar

Literatura - Manual do Enem
Alanis Zambrini Publicado por Alanis Zambrini
 -  Última atualização: 9/11/2023

Introdução

“Ubirajara” é um romance escrito por José de Alencar, publicado em 1874. Faz parte da trilogia indianista do autor, junto com “Iracema” e “O Guarani”, representando o primeiro deles, pois é o único livro que conta a história de um índio “puro”, que não teve interação com a cultura europeia e não foi corrompido por ela.

Nessa obra, temos o índio como base da formação do povo brasileiro, que é idealizado (o que faz jus ao movimento romântico) e tem alguns de seus valores exaltados, como a valentia, a bravura e a lealdade. Além disso, “Ubirajara” traz uma visão de defesa dos costumes indígenas e de crítica à colonização dos portugueses, que teria destruído a cultura indígena e manchado-a com os costumes cristãos e europeus que foram impostos aos colonizados.

Ubirajara (1)

📚 Você vai prestar o Enem? Estude de graça com o Plano de Estudo Enem De Boa 📚

Índice

Qual é o foco narrativo do livro Ubirajara?

“Ubirajara” é narrado em terceira pessoa por um narrador observador que, em alguns momentos, também é onisciente e onipresente. A obra se passa antes da colonização do Brasil pelos portugueses e tem como cenário as matas do atual Tocantins.

Qual o enredo do livro Ubirajara?

O livro conta a história de Jaguarê, caçador araguaia que busca algum inimigo para lutar e levar para sua aldeia, com o objetivo de obter o título de guerreiro. Em sua procura por alguém com quem lutar, o caçador acaba encontrando Araci, uma índia tocantim que era filha do chefe de sua tribo.

A moça conta para ele que é disputada por cem guerreiros de sua nação e convida-o para também disputá-la. O jovem pede, então, para que ela retorne à sua tribo e mande o recado para os cem pretendentes de que ele iria combater todos eles. Araci faz como pede Jaguarê e volta para a sua tribo com o objetivo de dar esse recado.

Depois de um tempo, o caçador encontra Pojucã, irmão de Araci, com quem luta. Jaguarê consegue vencer a luta contra Pojucã, recebendo o título de Ubirajara, que significa “senhor da lança”.

Assim, Ubirajara leva o vencido para a sua aldeia e oferece para ele sua antiga pretendente, a bela Jandira. Porém, Jandira não quer ficar com nenhum homem a não ser Jaguarê e, por isso, decide fugir para a floresta.

Em meio a isso, Ubirajara decide ir para a aldeia de Araci e não se identifica (pois a hospitalidade dos tocantins permitia isso), adotando o nome de Jurandir, que significa “aquele que veio da luz”. Lá, ele combate todos os pretendentes de Araci e vence todas as batalhas, ganhando a mão da jovem em casamento.

No entanto, para casar, ele teve que falar seu verdadeiro nome, o que causou uma grande confusão, pois ele havia feito o irmão de Araci de prisioneiro em sua tribo. Assim, começa uma grande guerra entre tribos, com Pojucã sendo libertado para lutar com seus irmãos tocantins e com a chegada dos tapuias, que atacam antes dos araguaias.

Itaquê, o líder tocantim, consegue vencer o líder dos tapuias, mas acaba ficando cego e perdendo sua liderança. Com isso, é preciso escolher um novo líder, que deveria conseguir pegar o arco de Itaquê, dobrá-lo e atirar com ele.

Contudo, nenhum índio tocantim consegue o feito, nem mesmo Pojucã, filho do líder. Com isso, Ubirajara é convidado para tentar, e ele o faz com tanta habilidade que Itaquê fica emocionado.

Assim termina o livro: Ubirajara dobra os arcos das duas nações, tocantim e araguaia, unindo-as e dando origem à nação Ubirajara.

🎯 Simulador de Notas de Corte Enem: Descubra em quais faculdades você pode entrar pelo Sisu, Prouni ou Fies 🎯 

Personagens principais do livro Ubirajara

  • Ubirajara (Jaguarê): é o protagonista e herói do romance. É um índio valente, guerreiro e leal, que acaba unindo as tribos araguaia e tocantim e transformando-as na nação Ubirajara.
  • Araci: filha do chefe tocantim, Itaquê. É cobiçada por cem guerreiros, que Ubirajara derrota. Acaba se apaixonando por Ubiraraja e é prometida para ele depois que o índio vence as lutas contra seus pretendentes. Seu nome significa “a estrela do dia”.
  • Pojucã: irmão de Araci. Perde uma luta para Jaguarê e é levado para a aldeia dele, fazendo com que o adversário ganhe o título de Ubirajara. Seu nome significa “eu mato gente”.
  • Jandira: bela índia araguaia, é prometida a Ubirajara, que a despreza e a promete para Pojucã. Indignada, ela foge para a floresta e, vendo Araci, tenta matá-la, porém, Ubirajara salva sua amada e transforma Jandira em uma escrava.
  • Itaquê: líder dos tocantins e pai de Araci e Pojucã. Acaba ficando cego por causa do filho dos líderes tapuias e perde sua liderança, passando-a para Ubirajara, que foi o único que conseguiu dobrar seu arco.

Resumo de Ubirajara

Ubirajara" é um romance do escritor brasileiro José de Alencar, publicado em 1874. O livro é parte da trilogia indianista do autor, que inclui também "O Guarani" e "Iracema", e busca retratar a figura do índio idealizado, heróico e nobre, inserido em uma natureza exuberante e pura, característica do Romantismo brasileiro.

A narrativa conta a história de Ubirajara, um jovem guerreiro indígena, líder da tribo dos araguaia, que se destaca por sua bravura e habilidades de luta. A obra explora temas como a honra, o amor e a guerra, enquanto Ubirajara enfrenta desafios e conflitos em busca de glória e de seu lugar na comunidade. É uma celebração do indígena como figura central da nacionalidade brasileira, representando ideais românticos de heroísmo e pureza.

📝 Você quer garantir sua nota mil na Redação do Enem? Baixe gratuitamente o Guia Completo sobre a Redação do Enem! 📝

Plano de estudo grátis para o Enem

Está precisando de uma ajuda nos estudos? Então, conheça o plano de estudo da Quero Bolsa: um material completo, com textos, vídeo-aulas e exercícios com resolução. Baixe o cronograma sem pagar nada clicando aqui.

Exercício de fixação
Passo 1 de 3
UFG/GO

No tocante à descrição dos costumes indígenas, José de Alencar, em Ubirajara, retoma um procedimento já utilizado nos relatos dos cronistas do século XVI. No romance, o tratamento das informações referentes à cultura indígena resulta na

A Transformação do passado colonial do Brasil.
B Apresentação dos primeiros habitantes do Brasil.
C Indicação dos sentidos da cultura autóctone.
D Idealização da figura do indígena nacional.
E Introdução do índio na literatura brasileira.
Prepare-se para o Enem com a Quero Bolsa! Receba conteúdos e notícias sobre o exame diretamente no seu e-mail