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Regência Nominal

Português - Manual do Enem
Bianca Ferraz Publicado por Bianca Ferraz
 -  Última atualização: 27/9/2022

Índice

Introdução

A regência é um processo da língua pelo qual um elemento determinante subordina outro elemento, chamado, consequentemente, de subordinado. A marca dessa subordinação aparece explicitamente nas construções linguísticas por meio da preposição.

A regência nominal refere-se à regência de substantivos e adjetivos. Algumas palavras dessas classes apresentam mais de uma regência, o que implica, em alguns casos, dúvida sobre qual preposição escolher no momento de usá-las. Essa escolha deve estar pautada, no entanto, no objetivo de dar maior clareza à construção.

Diferentes regências e possibilidades de uso

Veja alguns exemplos de nomes que possuem diferentes regências e suas possibilidades de uso:

Com o substantivo “amor”

  • Tenha amor seus livros.
  • Com efeito, o amor do próximo era um obstáculo grave à nova instituição. (Machado de Assis)
  • Marcela morria de amores pelo Xavier. (Machado de Assis)

Com o adjetivo “ansioso”

  • Tinha a boca ansiosa de beijos.
  • Ele estava ansioso por encontrá-la.
  • A menina estava ansiosa para rever sua prima.

Com o adjetivo “bom”

  • Ar puro é bom aos doentes.
  • Meu pai foi muito bom para eles.
  • Esta água é boa de beber?
  • Ela sempre foi boa para com sua família.
  • João era bom em matemática.

Com o substantivo “gosto”:

  • Quanto mais se arriscava, mais tomava gosto às aventuras.
  • O gosto de vê-lo sorrir preenchia seu vazio interior.
  • Tinha gosto em pensar em comer.
  • Tinha muito gosto para música.
  • Desde criança, despertaram na menina o gosto pela pintura.

Regência de alguns nomes

É importante conhecer a regência dos substantivos e adjetivos, não apenas porque alguns deles apresentam diversas preposições como possibilidade de uso, mas também porque, muitas vezes, a regência aceita pela modalidade padrão culta da língua é diferente da regência que é utilizada corriqueiramente pelas pessoas em seu dia a dia.

Veja, na lista abaixo, a regência de alguns termos:

Alheio a:

  • Ele estava alheio ao momento político do país.

Apto a, para:

  • O candidato mostrou-se apto ao cargo pretendido.
  • O estudante estava apto para o trabalho solicitado.

Bacharel em:

  • Sua formação era de bacharel em direito.

Contrário a:

  • Sempre fui contrário a ações precipitadas e impulsivas.

Cuidadoso com:

  • João sempre foi cuidadoso com sua irmã mais nova e seus primos.

Digno de:

  • O médico era digno de todas as homenagens que recebeu dos moradores da cidade.

Dúvida acerca de, em, sobre:

  • Mariana estava com dúvida acerca de que carreira seguir.
  • Guilherme tinha muitas dúvidas em química orgânica.
  • O professor perguntou se alguém tinha alguma dúvida sobre a matéria da aula anterior.

Essencial para:

  • Sua ajuda é essencial para o bom funcionamento do programa de doações.

Favorável a:

  • Marcos mostrava-se favorável a políticas mais agressivas.

Horror a:

  • Todos sabem que minha mãe tem horror a baratas e outros insetos.

Impróprio para:

  • O novo filme em cartaz no cinema é impróprio para menores de 18 anos de idade.

Menor de:

  • Os meus filhos têm 13 e 17 anos, ou seja, ainda são menores de idade.

Próprio para, de:

  • O programa de TV sobre o qual comentei é próprio para crianças de pouca idade.
  • As atitudes de Anita eram próprias de uma artista renomada.

Situado a, em, entre:

  • O sítio de meu pai está situado a 600 metros da casa de seu primo.
  • O estado de São Paulo está situado em um dos países com maior extensão territorial do mundo.
  • O meu terreno está situado entre as propriedades de João, dono do supermercado, e de Maria, minha prima.

Triste de, com:

  • Estava triste de ter perdido o ônibus.
  • Eu estou triste com você.
Exercício de fixação
Passo 1 de 3
UTFPR/2007

Praga é a cidade NA QUAL Mozart viu "estourar" suas óperas "As bodas de Figaro" e "Don Giovani".

O termo destacado pode ser substituído, sem ferir a norma culta ou alterar o sentido, por

  • em que.
  • quando.
  • onde.
  • Está(ão) correta(s) apenas: 

    A I
    B II
    C III
    D I e II
    E I e III
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