Info Icon Ajuda Help Icon Ajuda
Química

Metanol, propanol e propano

Sara Nahra
Publicado por Sara Nahra
Última atualização: 14/6/2019

Introdução

Neste texto, serão apresentados três substâncias químicas muito importantes, que fazem parte do nosso dia a dia mesmo que não percebamos. São elas: metanol, propanol e propano.

Metanol

O metanol, também chamado de álcool metílico, possui fórmula molecular CH4O e fórmula estrutural igual a CH3 – OH, ou:

O metanol trata-se de um composto orgânico formado pelo grupo orgânico álcool. É polar e sua massa molar é igual a 32 g/mol.

A temperatura de fusão do metanol é -97°C e a temperatura de ebulição é 64,7°C. Além disso, é muito solúvel em água.

combustão do álcool metílico pode ser representada pela equação abaixo:

CH4O (l) + 3/2 O2 (g) → CO2 (g) + 2 H2O (g)       ΔH = -726,4 kJ/mol ou -22,7 kJ/grama

Durante muito tempo, a única forma que tínhamos para obter metanol era através da destilação a seco da madeira na ausência de ar, tornando o metanol conhecido como álcool da madeira. Hoje em dia, este álcool pode ser obtido em escala industrial por meio do carvão e da água, conforme podemos ver nas equações a seguir.

Gás d’água (gás de síntese)

Uma das aplicações do metanol é como solvente em diversas reações industriais e laboratoriais. Além disso, é usado como matéria-prima para a polimerização. Durante um tempo, o metanol foi usado como combustível de carros a álcool e como aditivo da gasolina, substituindo o etanol. Porém, esta aplicação era seguida de vários pontos negativos, como a grande capacidade de corrosão de aços que o metanol causava e o elevado nível de toxicidade.

Outra curiosidade sobre esta substância é que ele é bastante tóxico, pode causar cegueira permanente se ingerido e tem uma interessante propriedade: queima produzindo uma chama invisível.

📚 Você vai prestar o Enem 2020? Estude de graça com o Plano de Estudo Enem De Boa 📚

Propanol

O propanol, também chamado propano-1-ol, 1-propanol, ou, ainda, álcool propílico, apresenta fórmula molecular C3H8O e a seguinte fórmula estrutural:

CH3 – CH2 – CH2 – OH

ou:

O propanol trata-se de um álcool primário. Sua molécula é polar e apresenta massa molar igual a 60 g/mol. Esta substância apresenta ponto de fusão de -127°C e ponto de ebulição entre 96 e 98°C. Sendo assim, é uma substância líquida à temperatura ambiente. Além disso, é bastante miscível na água.

Observação: no caso do propanol, para a nomenclatura é obrigatório indicar a posição do grupo –OH, que pode estar localizado nas posições 1 ou 2 da cadeia. Não existe propano-3-ol, uma vez que, a numeração estaria errada: iniciou-se “distante“ da extremidade onde se localiza o grupo –OH.

óleo fúsel apresenta como principal constituinte o propanol, sendo que este óleo é um subproduto, ou resíduo, obtido de certos aminoácidos, quando batatas e determinados grãos são fermentados para produzir etanol, ou seja, é obtido nas destilarias de etanol carburante. 

A reação de combustão do propanol ocorre com liberação de calor, ou seja, é uma reação exotérmica e pode ser dada pela seguinte equação:

2 C3H8O + 9 O2 → 6 CO2 + 8 H2O

Propano

O propano é um hidrocarboneto cuja fórmula molecular é C3H8, e a fórmula estrutural é:

CH3 – CH2 – CH3

ou:

Sua molécula é apolar e apresenta massa molar de 44 g/mol. É insolúvel em água, apresenta ponto de fusão de -188°C e ponto de ebulição de -42°C.

O propano é uma substância gasosa a 0°C e 1 atm, incolor e inodora. É obtido, como subproduto, através da produção do coque e das refinarias de petróleo. Além disso, apresenta um poder calorífico bastante alto, poupando energia e sendo uma ótima opção para quem quer economizar na manutenção. Esta substância gasosa é muito aplicada em aquecimento de água ou do ambiente, para cozinhar, sprays aerossóis, dentre outras aplicações.

É bom saber que muitos vendedores de combustíveis costumam chamar o gás propano de gás liquefeito de petróleo (GLP). Porém, saibam que o GLP não é o propano puro, mas sim uma mistura do propano com pequenas quantidades de propileno, butano e butileno.

A reação de combustão do gás propano envolve liberação de energia, ou seja, é uma reação exotérmica e pode ser representada conforme mostrado abaixo:

C3H8 + 5 O2 → 3 CO2 + 4 H2O

🎓 Você ainda não sabe qual curso fazer? Tire suas dúvidas com o Teste Vocacional Grátis do Quero Bolsa 🎓


Exercícios

Exercício 1
(FATEC/2003)

Com relação ao etanol e ao metanol são feitas as afirmações:

  • Ambos os álcoois podem ser utilizados como combustível para automóveis.
  • Além da utilização em bebidas, o metanol pode ser utilizado como solvente em perfumes, loções, desodorantes e medicamentos.
  • Atualmente o metanol é produzido do petróleo e do carvão mineral por meio de transformações químicas feitas na indústria.
  • O metanol é um combustível relativamente “limpo”. Sua combustão completa tem alto rendimento, produzindo CO2 e H2O.
  • Ambos os álcoois podem ser produzidos a partir da cana-de-açúcar.
  • Escolha a alternativa que apresenta somente afirmação(ões) verdadeira(s).

    Ilustração: Rapaz corpulento de camiseta, short e tênis acenando

    Inscreva-se abaixo e receba novidades sobre o Enem, Sisu, Prouni e Fies:

    Carregando...