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Como é o curso de Marketing na Assessoritec?

Marketing é a ciência que explora, cria e entrega valor, com o objetivo de satisfazer as necessidades de um determinado mercado-alvo de maneira lucrativa. A área envolve o processo de identificar necessidades e desejos ainda não atendidos dos consumidores, além de definir, mensurar e quantificar tanto o tamanho do mercado e o potencial de lucro envolvido.

Resumo do curso

  • Área de conhecimento: Ciências sociais aplicadas

  • Duração: em média, 4 anos

O que você vai aprender?

  • Administração De Marketing

  • Fundamentos Das Ciências Sociais

  • Fundamentos De Gestão

  • Fundamentos De Matemática

Como é a faculdade Assessoritec

Resumo da faculdade

  • mais de 20 alunos matriculados
  • mais de 10 docentes
  • 2 cursos de graduação e 36 de pós-graduação
  • 16 unidades no estado de Santa Catarina

Dúvidas mais frequentes

A Assessoritec se destaca no cenário educacional por sua abordagem vinculada à educação técnica e superior. Com uma variedade de mais de 150 cursos nas áreas de indústria, gestão e outras disciplinas técnicas, a instituição adapta-se às exigências do mercado de trabalho, oferecendo programas em modalidades semipresenciais que combinam flexibilidade com preparação mercadológica.

Um dos principais diferenciais da Assessoritec é sua rede de unidades distribuídas estrategicamente em várias cidades de Santa Catarina, facilitando o acesso à educação de qualidade. Além disso, a instituição é reconhecida por sua estrutura organizacional sem fins lucrativos desde 2005, o que reflete seu compromisso com a educação acessível e com impacto social.

A Assessoritec também implementa programas sociais de assistência ao educando, responsabilidade ambiental, inclusão digital e estágios, reforçando seu papel na promoção do desenvolvimento sustentável e na formação de cidadãos comprometidos.

Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais definidas pelo Ministério da Educação (MEC), o curso de Marketing se enquadra como um curso tecnológico da área de Gestão e Negócios. No entanto, algumas instituições de ensino oferecem a opção de bacharelado.

De acordo com o Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia do MEC, o curso de Marketing é voltado para a formação de profissionais aptos para coordenar equipes de marketing, assessorar dirigentes de marketing, gerenciar produtos, serviços e marcas, além de planejar, executar e avaliar pesquisas e estratégias de mercado.

O programa também enfatiza o desenvolvimento de competências para avaliar aspectos econômico-financeiros relacionados ao marketing, identificar e analisar canais de distribuição, e planejar estratégias de comunicação com os consumidores.

Após a conclusão do curso, que possui uma carga horária total de 1600 horas, os graduados têm a possibilidade de prosseguir seus estudos em programas de pós-graduação na área de Administração, entre outras.

A duração média do bacharelado em Marketing é de 4 anos; a do curso tecnológico é de 2 anos. Em nível técnico, a duração é de, em média, 800 horas. Fica a critério da instituição de ensino a aplicação de atividades complementares, estágio e trabalho de conclusão de curso.

Diferente da graduação tecnológica, o bacharelado possui extensão superior e profundidade de análises, abrangendo conteúdos teóricos e práticos. Atualmente, nove instituições de ensino superior disponibilizam o curso de Marketing em nível de bacharelado, segundo consulta aos dados do e-MEC. São elas:

De acordo com o Censo da Educação Superior 2022, o curso de Marketing ocupa a décima posição entre as formações da modalidade EaD com maior número de matriculados. Ao todo, 84.681 estudantes se matricularam no programa para esse modelo de ensino.

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Qual é objetivo do Marketing?

O objetivo do marketing é identificar as necessidades dos consumidores e refletir em produtos que agreguem valor, tanto para os clientes quanto para a empresa. Isso inclui atrair e reter usuários por meio da promoção de produtos ou serviços, construindo relacionamentos de longo prazo e promovendo a marca.

Marketing é a ciência que explora, cria e entrega valor, com o objetivo de satisfazer as necessidades de um determinado mercado-alvo de maneira lucrativa. A área envolve o processo de identificar necessidades e desejos ainda não atendidos dos consumidores, além de definir, mensurar e quantificar tanto o tamanho do mercado e o potencial de lucro envolvido.

Ele envolve atividades como pesquisa de mercado, desenvolvimento de produtos, comunicação, promoção e distribuição, com o objetivo de identificar e fidelizar clientes.

A faculdade de Marketing estuda as estratégias de comunicação com o público e fidelização de clientes, por meio de pesquisa de mercado, análise de dados e técnicas de publicidade. O objetivo geral da formação é capacitar profissionais para compreender e fomentar a dinâmica do mercado, impulsionando a visibilidade de uma empresa e a interação com os clientes.

Durante o curso, o aluno aprende a desenvolver e implementar estratégias de marketing, planejar campanhas e analisar as tendências do mercado, por meio dos principais recursos do Marketing.

A formação também estimula o desenvolvimento de habilidades de liderança e comunicação, além de apresentar aspectos de posicionamento de mercado e uso da tecnologia.

A grade curricular do curso garante o contato dos alunos com disciplinas como Pesquisa de Mercado, que analisa a coleta estratégica de dados para entender as preferências e comportamentos do consumidor, e Estratégias de Marketing, que estuda a criação e implementação de planos de marketing eficazes. De forma complementar, a disciplina de Comportamento do Consumidor aborda a psicologia dos consumidores e aspectos de decisão de compra.

Outro aspecto enfatizado no curso é o estudo da Gestão de Marca, que ensina como criar e manter a identidade e reputação de uma marca, além do Marketing Digital, que apresenta as técnicas empregadas no meio digital para a promoção de um negócio.

A metodologia de ensino do curso é caracterizada pela combinação entre teoria e prática. Os estudantes participam de estudos de caso, projetos em grupo, e simulações de mercado. Muitos cursos também oferecem estágios e parcerias com empresas.

Quais são as estratégias de Marketing?

As estratégias de marketing podem variar de acordo com os objetivos específicos das empresas. Algumas abordagens comuns incluem:

  • Marketing de conteúdo: Criação e distribuição de conteúdo relevante para atrair, engajar e reter um público-alvo definido.
  • SEO (Search Engine Optimization): Otimização de conteúdo e estrutura de sites para melhorar a visibilidade e o posicionamento em motores de busca.
  • Marketing nas redes sociais: Utilização de plataformas sociais para promover produtos ou serviços, engajar com o público e construir a marca.
  • Marketing por e-mail: Envio direcionado de mensagens eletrônicas para um grupo de contatos, visando promover produtos ou serviços e manter o relacionamento com clientes.
  • Marketing de influência: Parceria com personalidades influentes para promover produtos ou serviços.
  • Publicidade paga: Compra de espaço publicitário em diferentes mídias para divulgar produtos, serviços ou a marca.

Quais são as áreas do Marketing?

O Marketing, como campo de estudo e prática profissional, abrange diversas aplicações especializadas. Cada uma delas se concentra em aspectos individuais da comunicação e estratégia de mercado. Algumas das principais áreas do Marketing incluem:

  • Marketing de Conteúdo: Visa a criação e distribuição de conteúdo para atrair e engajar um público-alvo definido.
  • Search Engine Optimization (SEO): Envolve a otimização de websites e conteúdo online para melhorar a visibilidade e o ranking nas páginas de resultados dos motores de busca, como Google.
  • Marketing de Mídia Social: Utiliza plataformas de mídia social como Facebook, Instagram, Twitter, entre outras, para promover produtos ou serviços, criar engajamento com a marca e se conectar com o público.
  • Customer Relationship Management (CRM): Refere-se às práticas, estratégias e tecnologias que as empresas usam para gerenciar e analisar interações e dados do cliente, com o objetivo de melhorar os relacionamentos comerciais.
  • Marketing Digital: Abrange todas as iniciativas de marketing no ambiente digital. Utiliza canais digitais como motores de busca, websites, mídias sociais, e-mail e aplicativos móveis.
  • E-mail Marketing: Envolve o envio de mensagens comerciais usando o e-mail.
  • Marketing de Influência: Foca em usar líderes de opinião, celebridades ou indivíduos influentes nas redes sociais para ampliar a mensagem de uma marca para um mercado maior.
  • Publicidade Paga: Utiliza recursos financeiros para impulsionar um produto ou marca por meio de anúncios em diferentes canais, como o Google.
  • Marketing de Afiliados: É baseado em desempenho, garantindo a recompensa da empresa por cada visitante ou cliente trazido pelos esforços do afiliado.
  • Marketing Analítico: Foca na coleta e análise de dados para compreender padrões de comportamento do consumidor e otimizar estratégias de marketing.
  • Branding e Gestão de Marca: Envolve o processo de criar e gerenciar a imagem e identidade de uma marca no mercado.
  • Marketing de Relacionamento: Visa criar e manter relacionamentos de longo prazo com os clientes.

Qual é a importância do Marketing?

A importância do Marketing é visualizada na conexão entre empresas e consumidores. A área identifica e atende necessidades dos clientes, além de criar valor, impulsionando vendas e construindo a marca. Sem o marketing, as empresas lutariam para alcançar seu público-alvo e diferenciar seus produtos ou serviços em mercados competitivos.

Qual é a diferença entre Marketing e Publicidade?

Embora complementares, o Marketing e a Publicidade são etapas distintas de captação e desenvolvimento de soluções. Enquanto o marketing atua em um escopo amplo, que engloba a identificação das necessidades do consumidor, desenvolvimento de produtos, definição de preços, distribuição e promoção, a Publicidade é um componente do marketing, focada na criação e disseminação de mensagens para informar ou influenciar o público sobre produtos, serviços ou marcas.

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