Gestão de Cooperativas na FICR
- Bolsas a partir de R$ 29,94
Como é o curso de Gestão de Cooperativas na FICR?
Resumo do curso
Área de conhecimento: Gestão e Negócios
Duração: 4 semestres
Como é a faculdade FICR
Resumo da faculdade
- mais de 710 alunos matriculados
- mais de 50 docentes
- 19 cursos de graduação
- 1 unidade no estado de Pernambuco
Dúvidas mais frequentes
Avaliada com nota 4 no Conceito Institucional do MEC, a FICR investe na qualificação dos seus professores e na modernização do processo de ensino e aprendizagem.
Segundo o Catálogo Nacional de Cursos Superiores, definido pelo Ministério da Educação (MEC), o curso de Tecnologia em Gestão de Cooperativas deve preparar o profissional para, entre outros itens:
Planejar e gerenciar as atividades de cooperativas e seus respectivos negócios;
Desenvolver, gerenciar e incentivar as diferentes atividades referentes ao associativismo;
Elaborar e desenvolver projetos em comunidades rurais e urbanas;
Implantar e gerenciar os diversos setores de uma cooperativa;
Avaliar e emitir parecer técnico em sua área de formação.
A duração média do curso é de dois anos. A grande curricular pode incluir temas como introdução ao cooperativismo e à pesquisa, português instrumental, legislação e tributação, educação cooperativa e economia regional.
Em algumas instituições, o foco do curso são as necessidades regionais.
O curso de Gestão de Cooperativas é uma iniciativa educacional projetada para capacitar indivíduos interessados em compreender e administrar eficientemente organizações cooperativas. Essas entidades têm uma estrutura única, baseada na cooperação e participação igualitária de todos os membros, visando benefícios mútuos. Durante o curso, os participantes têm a oportunidade de explorar conceitos fundamentais relacionados à gestão de cooperativas, incluindo princípios cooperativos, governança, planejamento estratégico e tomada de decisões colaborativas. Além disso, são abordadas questões específicas, como a gestão financeira de cooperativas, envolvimento da comunidade, e estratégias para promover o crescimento sustentável.
A compreensão das particularidades legais e tributárias que envolvem as cooperativas é uma parte essencial do currículo, proporcionando aos alunos o conhecimento necessário para lidar com questões regulatórias específicas desse modelo de negócio. Os participantes também são incentivados a desenvolver habilidades de liderança e comunicação, essenciais para uma gestão eficaz em ambientes cooperativos.
Além das aulas teóricas, muitos cursos de gestão de cooperativas incluem estudos de caso, simulações e projetos práticos para permitir que os alunos apliquem seus conhecimentos em situações do mundo real. Essa abordagem prática contribui para uma melhor assimilação dos conceitos e prepara os futuros gestores para os desafios específicos enfrentados pelas cooperativas.
Ao concluir o curso, os graduados estão equipados para assumir papéis de liderança em cooperativas, contribuindo para o desenvolvimento sustentável dessas organizações e promovendo valores como igualdade, democracia e solidariedade. Além disso, a formação em gestão de cooperativas abre portas para oportunidades de carreira em diversas áreas, como agricultura, finanças, saúde e serviços.
Veja bolsas de estudo para o curso de Gestão de Cooperativas