Enfermagem do Trabalho na FMU
- Pós-graduação
- 7 disciplinas
- Bolsas a partir de R$ 47,00

Como é o curso de Enfermagem do Trabalho na FMU?
A Enfermagem do Trabalho é uma especialidade da Enfermagem dedicada à prevenção de doenças ocupacionais e acidentes de trabalho, com o objetivo de promover o bem-estar físico e mental dos colaboradores em empresas.
Resumo do curso
Área de conhecimento: Ciências da Saúde
Duração: Em geral, até 2 anos
O que você vai aprender?
Ambulatório De Saúde Ocupacional
Técnicas Para Avaliação Da Saúde Do Trabalhador
Organização Dos Serviços De Segurança E Saúde Do Trabalho
Noções Básicas De Enfermagem Do Trabalho
Como é a faculdade FMU
Resumo da faculdade
- mais de 64.000 alunos matriculados
- mais de 610 docentes
- 88 cursos de graduação e 920 de pós-graduação
- 495 unidades
Dúvidas mais frequentes
A FMU se diferencia por sua infraestrutura moderna, ideal para o desenvolvimento acadêmico e profissional dos seus estudantes. A instituição conta com uma série de laboratórios, dedicados ao ensino, pesquisa e extensão, além das Clínicas Integradas da Escola de Ciências da Saúde (CIECS) e o Núcleo de Práticas Jurídicas, que garantem a experiência prática e a prestação de serviços à comunidade.
Sua metodologia é outro destaque. De acordo com os dados da instituição, 70% dos estudantes formados na FMU encontram oportunidades no mercado de trabalho após formados, refletindo a eficácia do modelo de ensino.
Além disso, para eventos acadêmicos e institucionais, a universidade oferece auditórios modernos, com conforto e qualidade acústica para palestras, cerimônias e outros eventos. A infraestrutura é cuidadosamente planejada para garantir o melhor ambiente de aprendizagem para os alunos.
O curso de Enfermagem do Trabalho é disponibilizado em nível de pós-graduação e tem duração média de 2 anos, sendo destinado a profissionais já graduados em Enfermagem.
Seu objetivo é qualificar enfermeiros para acompanhar a saúde dos trabalhadores em empresas públicas ou privadas, garantindo o cumprimento das normas da legislação trabalhista e de segurança do trabalho.
Durante o programa, os estudantes aprendem sobre as principais doenças ocupacionais, normas biossegurança, aspectos de gestão de saúde corporativa e normas regulamentadoras (NRs). A grade também é composta por disciplinas como saúde ambiental, planejamento de campanhas educativas e avaliação de riscos.
A especialização em Enfermagem do Trabalho amplia o campo de atuação dos enfermeiros e os habilita a desenvolver ações preventivas, acompanhar afastamentos, realizar exames periódicos e colaborar com programas de qualidade de vida no trabalho. Ao final do curso, o título de especialista permite que o profissional atue em instituições que exigem essa certificação.
De acordo com consulta aos dados do e-MEC, atualmente, cerca de 400 instituições de ensino superior possuem ofertas para a especialização em Enfermagem do Trabalho. Dentre as principais alternativas, destacam-se:
A Enfermagem do Trabalho é uma especialidade da Enfermagem dedicada à prevenção de doenças ocupacionais e acidentes de trabalho, com o objetivo de promover o bem-estar físico e mental dos colaboradores em empresas.
O profissional formado na área, denominado de enfermeiro do trabalho, atua em ambientes corporativos, industriais e outros segmentos, realizando exames de saúde periódicos, orientando sobre ergonomia e zelando pela saúde dos trabalhadores.
Seu trabalho se dá em colaboração com outros profissionais da saúde e com a gestão da empresa para implementar políticas de saúde e segurança no trabalho.