Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

5 lições para aprender com RuPaul’s Drag Race

A primeira temporada de RuPaul's Drag Race UK começa nesta quarta-feira (03); veja o que você pode aprender com o maior reality show sobre drag queens da história da televisão

Começa nesta quinta-feira (03) a primeira temporada de RuPaul’s Drag Race UK, a versão britânica da competição americana de RuPaul’s Drag Race. Você conhece esse reality show?

Idealizado e apresentado por RuPaul Andre Charles, esse programa é considerado um dos mais importantes da atualidade por trazer à tona a cultura e arte drag. Nele, drag queens disputam a coroa e o título de próxima drag superstar (além do prêmio de 100 mil dólares).

A versão americana do reality já teve 11 edições oficiais, além de quatro versões do ‘All Stars’, uma disputa com as favoritas das temporadas regulares. Além de ter viralizado nas redes sociais e no gosto do público, o show já recebeu a indicação a 23 prêmios Emmy, considerado o Oscar a televisão norte-americana, tendo conquistado nove estatuetas. 

Ou seja, esse reality show transformou-se em um fenômeno mundial. E, caso você não tenha visto nada sobre o programa, tenho certeza que pelo menos conhece alguma frase das participantes (eu aposto que você já ouviu um “not today, Satan” da Bianca Del Rio) ou já utilizou algum gif que veio da competição.

Além de educar sobre a cultura drag e mostrar diversas situações que apenas pessoas LGBTQI+ já passaram, a competição ensina diversas lições que você pode aplicar na sua vida como estudante ou até mesmo no mercado de trabalho. Veja 5 lições para aprender com RuPaul’s Drag Race:

1 – Errar faz parte, mas tire proveito disso

Se você é fã de RuPaul’s Drag Race, eu tenho certeza que você se recorda muito bem da frase “I’d like to keep it on, please” (tradução livre: eu gostaria de manter, por favor), dita por Valentina durante um lip sync* da nona temporada. Ao não saber a letra da música, ela utilizou uma máscara para disfarçar, mas não funcionou muito. Resultado desse erro? Valentina, apesar de ser uma das favoritas, foi eliminada.

 

Porém, ao voltar em All Stars 4, ela mostrou que aprendeu com os seus erros e realizou uma das melhores apresentações de todas as temporadas, juntamente com Monét X Change. Ou seja, errar faz parte, mas o mais importante é tentar aprender com essa situação.

2 – Aprenda a lidar com feedbacks e absorver aquilo que te faz bem

Seja na correção de uma prova ou num feedback no trabalho, apesar de muitas vezes nos sentirmos contrariados, essas são oportunidades para crescimento. Afinal, dali podem sair críticas construtivas que vão te ajudar a crescer academicamente ou profissionalmente!

Gostando dessa matéria?

Inscreva-se e receba nossos principais posts no seu e-mail

Personagem segurando um sino de notificações

Na sexta temporada, Trinity K. Bonet, apesar de ser ótima performance e mandar bem nos looks, não ia muito bem em outros tipos de desafios e sempre se colocava para baixo por isso. Porém, no decorrer da série, com os feebacks dos jurados e com as dicas (e um pouco de sinceridade) de Bianca Del Rio e RuPaul, ela percebeu que era capaz de fazer qualquer coisa, desde que se dedicasse àquilo. 

3 – Não tenha medo de ousar

Sabe aquele trabalho da faculdade mais chatinho? Que tal inovar na apresentação? Tem alguma tarefa no trabalho que está entendiante? Já pensou em tentar uma nova abordagem? 

Lembre-se que, quando é permitido, ousar nunca é demais. Afinal, durante a competição da nona temporada, Sasha Velour foi mais discreta nos desafios, mas as suas apresentações de “So emotional” e “It’s not right, but It’s okay” durante a final foram o que garantiram a ela a coroa e a vitória. 

Apenas certifique-se de que o que você quer fazer é permitido e não prejudicará ninguém (afinal, ninguém ter os mesmos problemas que Asia O’Hara 🦋, não é mesmo?)

4 – Acredite no seu potencial

Uma das grandes lições de RuPaul’s Drag Race ensina é a acreditar em si mesmo. A sua arte vale a pena, não importa como ela seja. Se faz você feliz, não importa o que os outros dizem. 

Se o que você faz é correto e não prejudica a ninguém, acredite no seu potencial, seja escolhendo um curso totalmente diferente ou querendo dar um passo a mais na sua carreira! 

5 – If you can’t love yourself, how in the hell you gonna love somebody else? 

Como diria RuPaul em todo fim de episódio: “se você não consegue amar a si mesmo, como é que você vai amar qualquer outra pessoa?”. Amor próprio é a resposta para várias dúvidas que nos cercam durante a vida universitária ou quando ingressamos no mercado de trabalho.

Afinal, apesar das pressões sociais, será que aquele ambiente está fazendo bem para você? Será que o convívio com certas pessoas é mesmo a melhor decisão? Quando é o momento de dar um passo para trás e tentar recomeçar? Lembre-se: se você não está feliz da forma que está, dificilmente você conseguirá ser feliz com outras pessoas. E, claro, quando for necessário, peça por ajuda. 

Veja também:
5 lições para aprender com La Casa de Papel
5 lições para aprender com 13 Reasons Why
5 lições para aprender com Os Incríveis 2
5 lições para aprender com The Big Bang Theory
5 lições para aprender com a Copa do Mundo de Futebol Feminino
5 lições para aprender com Harry Potter

*Lip sync: é o termo em inglês para a dublagem de músicas, sejam elas feitas por drag queens ou não.

Gostando dessa matéria?

Inscreva-se e receba nossos principais posts no seu e-mail

Personagem segurando um sino de notificações