Áreas de atuação para Arquitetura e Urbanismo
A arquitetura e o urbanismo são áreas do conhecimento que têm como objetivo projetar, planejar e organizar espaços e construções que atendam às necessidades humanas. Com uma ampla gama de possibilidades de atuação, essas áreas podem ser aplicadas em diversas frentes.
Veja também: Teste Vocacional de Arquitetura e Urbanismo
Neste contexto, é fundamental compreender as principais áreas de atuação da arquitetura e do urbanismo, para que profissionais possam direcionar suas carreiras e contribuir para a construção de espaços mais funcionais, estéticos e sustentáveis. Veja abaixo algumas possibilidades!
Aproveite para conferir a grade curricular de Arquitetura e Urbanismo no site da Quero Bolsa e descubra os conteúdos que compõem a faculdade.
1. Estruturas
Claro que todos já sabem, mas não custa lembrar, que arquitetos trabalham com projeto e execução de construções e reformas de edifícios. Entram nesta lista residências, lojas, igrejas, escolas, galerias comerciais, shoppings, aeroportos e outros.
Há um certo mito de que estes profissionais não seriam capazes de projetar grandes arranha-céus ou mesmo calcular estruturas. Esta ideia é totalmente equivocada. Mas é claro que existem limites para o seu trabalho ou atribuições que ele compartilha com outros profissionais – como engenheiros civis, elétricos e hidráulicos.
Confira: Qual é o valor da mensalidade de Arquitetura e Urbanismo? Descubra
2. Paisagismo
O que seria uma edificação sem o seu tratamento de entorno? É como um quadro sem moldura. Pois os arquitetos também são responsáveis por projetos de tratamento paisagístico de jardins de casas, edifícios, residências e empresariais.
Eles também podem idealizar outras áreas verdes espalhadas pelas cidades, como praças, parques, canteiros centrais e mais – incluindo identificação visual, equipamentos e mobiliários destas áreas.
Saiba também: 6 livros para aprender sobre arquitetura & urbanismo
3. Interiores e móveis
E se os arquitetos podem resolver as estruturas e o lado de fora das edificações, é óbvio que eles podem se preocupar com os interiores também. Aliás, este é o ponto que mais se aproxima do exercício de designers e decoradores.
A diferença é que, destes três profissionais, só o arquiteto é que pode resolver questões estruturais, de alteração de revestimentos, além de instalação e renovação de sistemas, como ar, água, luz e esgoto. Muitos desses profissionais vão além das estruturas dos edifícios, fazendo uma investigação completa dos interiores.
Leia mais: Teste vocacional para arquitetura e urbanismo: descubra se tem perfil para o curso
4. Comunicação Visual
Certas empresas contratam os arquitetos para pensarem não apenas nas novas instalações, mas em toda a sua identidade visual.
É claro que este tipo de profissional não se envolverá em ações de marketing e publicidade, contudo, poderá refletir sobre como levará para o tratamento de fachadas, decoração de ambientes e design de stands a mensagem determinada pelo departamento de vendas e relações públicas.
Veja agora: Saiba quais são as áreas mais bem pagas da Arquitetura
5. Urbanismo
O curso de arquitetura também recebe um segundo nome, o urbanismo. E o que esta palavra te lembra? Quer dizer que arquitetos também se envolvem com o planejamento das cidades.
Ele estuda o desenho de toda a malha, prevendo loteamentos, melhores locais para os edifícios altos e também onde haverá residências e comércios. E o resultado da sua pesquisa impactará na construção dos planos diretores.
Leia mais: Arquitetura: saiba mais sobre o dia a dia desse profissional