Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Profissões

Arquitetura e Urbanismo: conheça 10 áreas de atuação

A arquitetura é um segmento de mercado bem desafiante, que exige uma formação longa – entre 5 e 6 anos -, e uma constante necessidade de realização de cursos de atualização e capacitação. Contudo, também é um ramo que sempre tem ofertas de emprego, já que apesar das últimas crises mundiais, a construção civil nunca parou. 

Profissionais como arquitetos e engenheiros continuam ativamente trabalhando erguendo ou reformando edifícios, mas sabia que arquitetos podem fazer muito mais? Então, confira todos os tópicos deste texto.

Leia mais: Qual é a diferença entre arquitetura e engenharia civil


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

1. Estruturas

Claro que todos já sabem, mas não custa lembrar, que arquitetos trabalham com projeto e execução de construções e reformas de edifícios. Entram nesta lista residências, lojas, igrejas, escolas, galerias comerciais, shoppings, aeroportos e outros. 

Há um certo mito de que estes profissionais não seriam capazes de projetar grandes arranha-céus ou mesmo calcular estruturas. Esta ideia é totalmente equivocada. Mas é claro que existem limites para o seu trabalho ou atribuições que ele compartilha com outros profissionais - como engenheiros civis, elétricos e hidráulicos.

2. Paisagismo

O que seria uma edificação sem o seu tratamento de entorno? É como um quadro sem moldura. Pois os arquitetos também são responsáveis por projetos de tratamento paisagístico de jardins de casas, edifícios, residências e empresariais. 

Eles também podem idealizar outras áreas verdes espalhadas pelas cidades, como praças, parques, canteiros centrais e mais - incluindo identificação visual, equipamentos e mobiliários destas áreas.

3. Interiores e móveis

E se os arquitetos podem resolver as estruturas e o lado de fora das edificações, é óbvio que eles podem se preocupar com os interiores também. Aliás, este é o ponto que mais se aproxima do exercício de designers e decoradores. 

A diferença é que, destes três profissionais, só o arquiteto é que pode resolver questões estruturais, de alteração de revestimentos, além de instalação e renovação de sistemas, como ar, água, luz e esgoto.

Muitos desses profissionais vão além das estruturas dos edifícios, fazendo uma investigação completa dos interiores.

Leia mais: Teste vocacional para arquitetura e urbanismo: descubra se tem perfil para o curso 

4. Comunicação Visual

Certas empresas contratam os arquitetos para pensarem não apenas nas novas instalações, mas em toda a sua identidade visual. É claro que este tipo de profissional não se envolverá em ações de marketing e publicidade, contudo, poderá refletir sobre como levará para o tratamento de fachadas, decoração de ambientes e design de stands a mensagem determinada pelo departamento de vendas e relações públicas.

5. Urbanismo

O curso de arquitetura também recebe um segundo nome, o urbanismo. E o que esta palavra te lembra? Quer dizer que arquitetos também se envolvem com o planejamento das cidades. 

Ele estuda o desenho de toda a malha, prevendo loteamentos, melhores locais para os edifícios altos e também onde haverá residências e comércios. E o resultado da sua pesquisa impactará na construção dos planos diretores.

6. Realidade virtual

Para que clientes e parceiros entendam melhor as suas ideias, todo arquiteto pode se dedicar a construir imagens em três dimensões dos projetos. Já existem muitos softwares que ajudam neste sentido. 

Alguns deles, em especial, podem gravar pequenos filmes das maquetes e, dependendo do caso, pode-se adaptar isso a um sistema que permita a visualização do desenho em óculos de realidade virtual.

7. Games e Cinema

Por falar em realidade virtual, muitas empresas na área do cinema e games costumam contratar arquitetos para melhorar a experiência dos espectadores. 

A ideia é usar o conhecimento destes profissionais para criar, virtualmente, cenários de cidades e interiores de edifícios muito mais realistas. E o segredo não está em idealizar coisas perfeitas, mas justamente prever a imperfeição, como o desgaste dos materiais ao longo do tempo.

Leia mais: Saiba quais são as áreas mais bem pagas da arquitetura

8. Crítica e redação

Alguns arquitetos se especializam em Artes Visuais, passando a compreender melhor a Arquitetura como uma arte, entendendo suas mudanças na história. 

Estes profissionais já não dão mais opiniões pessoais sobre as obras; sempre, a partir disso, analisando as coisas sob um ponto de vista mais objetivo, baseado em dados concretos. E, com isto, podem ser convidados a escrever para sites como redatores especialistas.

9. Gerenciamento de obras

Voltando à questão das edificações, muitos arquitetos vão optar, ao longo da carreira, por não trabalhar em escritório, mas direto no canteiro de obras. É Assim que se fiscaliza melhor o andamento dos serviços em arquitetura, se certificando de que tudo sairá a contento. Ou seja, gerenciar construções é atividade de arquiteto também.

10. Ensino e pesquisa

Por fim, é preciso lembrar que, depois de tudo isso, o arquiteto ainda poderá retornar à academia e dar uma contribuição maior para a sociedade. 

Ele pode se dedicar a ensinar outros futuros colegas sobre esta maravilhosa profissão, compartilhando um pouco da sua experiência. Seu conhecimento também poderá ser válido para o desenvolvimento de pesquisas nos mais variados ramos da Arquitetura, unindo teoria e prática.

Agora você já sabe tudo o que um arquiteto pode fazer nos dias de hoje. Mas saiba que o mercado muda a todo momento. É possível que, em breve, estes profissionais possam querer ou ter que lidar com novas atividades. 

Enfim, trata-se de uma opção de carreira com muitas possibilidades no mercado. Que tal segui-la? Boa sorte em sua escolha.

Colaboração: Viva Decora.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

Tags relacionadas:

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você pretende trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
ALERTA DE VAGAS i-close
Para se dedicar integralmente aos estudos é sempre bom economizar.Money c94fde8014ac9b0d5ad05d244e1821fb246018cdc3570b09f72c25fde99f7b1a

Gostaria de ser avisado sempre que uma vaga estiver disponível aqui no site Quero Bolsa?

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você encontra as melhores vagas em diversos turnos, até mesmo ensino a distância.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você pretende trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2021 CNPJ: 10.542.212/0001-54