Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Profissões

Como a internet pode ajudar na escolha da profissão?

por Maria Fernanda Alves em 18/09/19 250 visualizações

A internet é um ambiente riquíssimo em informações a respeito de diversos assuntos, e não é diferente no que se refere a profissões, cursos superiores, aconselhamento profissional e faculdades. Para quem está passando pelo processo de escolha profissional, toda essa informação disponível pode ser crucial para chegar a uma decisão de forma mais confiante.

Justamente por conta da grande quantidade de conteúdo, seja este gerado por sites profissionais ou usuários, pode ser um pouco trabalhoso encontrar informações diretamente úteis.

Sem contar nos desvios que ocorrem quando, no meio da pesquisa, surge alguma sugestão de página que trata sobre um assunto do interesse do usuário mas que nada tem a ver com o assunto inicial da pesquisa.

Se você precisa encontrar informações que ajudem na sua escolha profissional, organizamos algumas dicas que podem te ajudar a encontrar informações confiáveis (da melhor maneira possível).


Para quem ainda está 100% perdido

Se você está perdido com relação a sua escolha profissional, o primeiro passo é investir em autoconhecimento.

Reserve um tempo para pensar sobre quais profissões tem curiosidade e porque aquelas profissões despertaram seu interesse. Ex.: Pedagogia porque gosto de lidar com crianças; Medicina Veterinária porque gosto de cuidar de animais.

Caso você não tenha nenhuma ideia de curso mas sabe, por exemplo, com o que se imagina trabalhando, a pesquisa pode se guiar por aí. Ex: Profissões para quem quer trabalhar com pessoas; Profissões para quem gosta de matemática.

Testes Vocacionais Online

Para ajudar na etapa do autoconhecimento, você pode realizar testes vocacionais online. É importante salientar que os testes que são disponibilizados na internet são diferentes dos testes aplicados por psicólogos, eles funcionam como uma ferramenta de apoio.

Dentre os testes encontrados na internet estão testes baseados em teorias diversas e, é claro, alguns sem teoria alguma, por isso é importante ficar atento ao site que está divulgando, às informações solicitadas, etc.

Desconfie se o site pedir muitas informações, já que o mais comum é solicitar apenas nome e e-mail (nome para personalizar o teste e e-mail para enviar o resultado ou informações complementares).

A Revista Quero desenvolveu um Teste Vocacional Online baseado na Teoria das Inteligências Múltiplas do Psicólogo Howard Gardner e ele pode ser acessado gratuitamente no quadro abaixo.

Acessar Teste Vocacional

Quando paramos para responder perguntas sobre o que gostamos ou deixamos de gostar estamos refletindo sobre nós mesmos, atitude essencial para o processo de autoconhecimento.

É importante salientar que os Testes Vocacionais, mesmo os aplicados por psicólogos, não devem determinar sua escolha profissional, eles podem te ajudar no processo, principalmente na questão do autoconhecimento. 

Dicas sobre Orientação Profissional

Muitos profissionais tem perfis nas redes sociais dedicados ao compartilhamento de dicas e dentre esses profissionais estão diversos psicólogos e orientadores profissionais. Alguns deles abrem a caixa de perguntas no instagram e respondem algumas dúvidas dos seguidores. 

A Revista Quero lançou recentemente um projeto muito interessante que é o serviço gratuito de Apoio à Orientação Profissional. Trata-se de um formulário para o qual os leitores podem enviar suas dúvidas sobre escolha profissional e essas dúvidas serão respondidas gratuitamente por e-mail por nossa equipe de orientadores.

Para acessar o formulário basta clicar no link abaixo:

Formulário de Apoio à Escolha Profissional

Algumas dessas perguntas enviadas pelos leitores terão suas respostas publicadas na Revista Quero. Veja algumas perguntas já respondidas:

Estou em dúvida entre Biomedicina e Engenharia da Computação
A faculdade de Nutrição é muito procurada?
Quero uma profissão que não use números
Estou em dúvida entre Letras e Administração

Informações sobre cursos

Na internet você pode encontrar muita informação sobre os cursos superiores oferecidos, inclusive depoimentos de alunos e ex-alunos, só que é preciso saber onde buscar.

No site Quero Bolsa é possível encontrar informações muito relevantes sobre diversos cursos superiores. Eles organizam informações como nota de corte, grade curricular, salário médio, valores de mensalidade, melhores faculdades, etc.

Exemplo:

Contato com o cotidiano de profissões

Como já disse anteriormente, alguns profissionais possuem perfis nas redes sociais para compartilhar um pouco da sua profissão, o que pode ser muito interessante para você.

Busque perfis no instragram, facebook e canais no Youtube de profissionais que atuam em áreas de seu interesse e acompanhe as publicações, você pode ter uma aproximação maior da rotina dessas profissões.

Pesquisa estruturada

Antes de sair explorando o universo das informações pelo Google, é interessante fazer um roteiro para nortear sua pesquisa. Esse roteiro pode te ajudar a não perder o foco durante as pesquisas.

Uma dica é esquematizar uma planilha simples no excel dispondo quais informações você gostaria de ter sobre cada profissão. É claro que sua pesquisa não será restrita a essas informações, mas elas serão a base da sua pesquisa. 

Exemplo:


Duração do curso Nota de corte Grade curricular Faculdades que oferecem o curso
Engenharia Biomédica *


Engenharia de Materiais



Engenharia de Produção



Engenharia Mecânica



Engenharia da Computação



* Os espaços em branco devem ser preenchidos com as informações encontradas na internet.


Esse exemplo foi só para pesquisas sobre os cursos, mas seria interessante ter uma planilha para diversos fatores que podem influenciar na sua decisão, como áreas de atuação de cada curso, salário médio, ofertas de vagas para a área na sua região, etc

O mais importante é que você valorize o seu processo de escolha profissional e explore ao máximo as informações disponíveis para que escolha um curso superior e uma profissão que te façam bem e no quesito informação a internet ser a sua maior aliada :)

Para finalizar, separamos mais alguns links de matérias já publicadas aqui na revista que podem ser relevantes para você:

Como evitar 3 grandes erros no processo de escolha profissional
Entenda como fazer cursos livres pode te ajudar na escolha profissional
Como lidar com os palpites na hora de escolher uma profissão?

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você pretende trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
ALERTA DE VAGAS i-close
Para se dedicar integralmente aos estudos é sempre bom economizar.Money c94fde8014ac9b0d5ad05d244e1821fb246018cdc3570b09f72c25fde99f7b1a

Gostaria de ser avisado sempre que uma vaga estiver disponível aqui no site Quero Bolsa?

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você encontra as melhores vagas em diversos turnos, até mesmo ensino a distância.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você pretende trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54