Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
Vestibular e Enem

Comunismo: o que é, características e como cai no Enem e em outros vestibulares

por Isabela Giordan em 12/08/20

Você sabia que a primeira vez que a ideia de comunismo foi citada na história foi por Platão? Em "A República", um dos seus livros mais famosos, apesar de não usar o termo específico, o filósofo descreveu como seria uma sociedade ideal, com o fim da família e da propriedade privada, aumentando a devoção ao bem público e acabando com os conflitos entre Estado e cidadãos, respectivamente.

Com o passar dos séculos, o pensamento de como seria uma sociedade igualitária foi ganhando novos formatos. Foi apenas no século XIX que o comunismo, como conhecemos hoje em dia, começou a tomar forma. Ao emergir uma sociedade desigual e repleta de contradições, surgem Karl Marx e Friedrich Engels, fundadores do socialismo científico.

"Para eles, o comunismo seria o futuro na humanidade. Eles olhavam para a sociedade do século XIX, em que o capitalismo avançava de forma muito rápida e com uma burguesia cada vez mais rica e dona dos meios de produção" explica Natasha Piedras, professora de História do Descomplica.

comunismo

Levando isso em consideração, os filósofos elaboraram uma série de teorias nas quais apontavam que esse sistema de sociedade seria facilmente superado. 

Isso ocorreria por meio de uma revolução, em que a "classe operária", ao tomar consciência, lutaria e assumiria os "meios de produção". Em 1848, essas teorias resultam na publicação do Manifesto do Partido Comunista, com a denifição e introdução das ideias de socialismo e comunismo. 

Quais são as características do comunismo?

"A história entende o comunismo como uma ideologia política e socioeconômica, em que o objetivo é promover uma sociedade igualitária. Esse é o conceito mais amplo do comunismo", aponta a professora e doutoranda em História Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

Algumas das características mais marcantes dessa ideologia são: 

  • fim da propriedade privada;
  • distribuição e socialização dos meios de produção;
  • fim da divisão de classes;
  • abolição da exploração do trabalho;
  • fim do capitalismo;
  • extinção do Estado. 

Lembrando que essas características são exclusivas ao comunismo, não ao socialismo. 

Qual é a diferença entre comunismo e socialismo?

Algo que pode causar muita confusão para o estudantes é o significado de comunismo e o socialismo. Apesar de muitas pessoas utilizarem os termos como sinônimos, teoricamente, há uma grande diferença! 

Levando em consideração a teoria marxista, após a revolução, os países passariam por uma fase intermediária, nomeada de socialismo. 

"A classe trabalhadora lutaria contra os burgueses, após vencer essa luta se organizaria um tipo de sociedade que seria 'socialista', em que não haveria propriedade privada, tudo pertenceria ao Estado, e, uma vez que essa sociedade estivesse estruturada, seria possível atingir o comunismo", explica Natasha. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


O socialismo é uma etapa necessária para se atingir o comunismo, em que o estado seria abolido de vez e a sociedade realizaria uma espécie de autogestão. Entretanto, levando em consideração a teoria, nenhum país conseguiu chegar à última etapa. Isto é, até o momento, não existe nenhum país comunista, apenas socialista.

"Para a grande maioria dos teóricos, isso nunca aconteceu. Os países onde houveram revoluções da classe trabalhadora, pararam na etapa socialista, com um Estado extremamente forte, se propondo a reorganizar a sociedade", relembra a professora. 

Qual é a diferença entre marxismo e comunismo?

Karl Marx ficou conhecido como o grande teórico do comunismo e por isso seu nome é fortemente atrelado a essa ideologia, sendo utilizadas até mesmo como sinônimos (algo que é altamente aceito). 

Entretanto, há uma pequena diferença entre os dois termos: o comunismo é um sistema político e socieconômico, desenvolvido com a colaboração de diversos filósofos, já o marxismo se refere às teorias desenvolvidas por Karl Marx.

comunismo

Como o comunismo pode cair no Enem e em outros vestibulares?

De acordo com Natasha Piedras, há quatro grandes abordagens sobre o comunismo em vestibulares. Veja quais são:

Surgimento do comunismo

O comunismo surgiu oficialmente no século XIX, em meio à Segunda Revolução Industrial. Os acontecimentos e o contexto que resultou nessa ideologia são um dos pontos mais cobrados em provas. 

"Essa é a primeira grande abordagem, entender em que contexto essas ideias estão surgindo, os motivos que levam Marx e Engels a pensar essa ideologia justamente nesse contexto. Isso cai bastante", aponta a professora.

Revolução Russa de 1917

A Rússia foi o primeiro país a ter uma revolução socialista. O fim do czarismo e a implementação do regime socialista com a Revolução Russa mudaram os rumos da história do século XX. 

"É a primeira vez que as ideias do Marx tem conquista prática em um país. Uma abordagem muito comum é o processo da Revolução Russa e a construção de socialismo na União Soviética", explica.

Guerra Fria: Estados Unidos x URSS

A Guerra Fria mostrou pela primeira vez duas grandes potências com sistemas políticos opostos numa verdadeira queda de braço, em que a disputa era mostrar qual era o sistema mais efetivo: capitalismo (representado pelo Estados Unidos) ou socialismo (representado pela União Soviética).

Comunismo no Brasil

"Pensando em história geral, essas são as três abordagens mais comuns. Porém, quando a gente olha para o Brasil, há algumas questões sobre a construção do sentimento anticomunista no nosso país", ainda de acordo com a professora, esse é uma abordagem bastante cobrada nos vestibulares estaduais.

Houve ameaça comunista no Brasil?

Apesar de muitas pessoas associarem a famosa "ameaça comunista" ao Golpe de 64, a única vez em que o Brasil esteve "sob risco" foi em 1935, com Intentona Comunista. Porém, Getúlio Vargas conseguiu acabar com a possível ameaça e prendeu os líderes do movimento.

      Foto: Reprodução/Wikimedia
comunismo
Luiz Carlos Prestes, um dos líderes da Intentona Comunista, no Tribunal de Segurança

"Nesse momento, de fato, houve uma tentativa de golpe comunista aqui no Brasil, quando o país era governado por Getúlio Vargas. Para os historiadores, essa foi a única ameaça comunista na era republicana. O que acontece no período pré-golpe de 64, é um movimento de radicalização política, com a polarização de indivíduos mais identificados com a direita e outros com a esquerda", reforça a professora de História.

Dicas de leitura e filmes sobre comunismo

Quer entender melhor o tema? Veja as dicas de leitura e filme da professora Natasha Piedros: 

Livro: A Revolução dos Bichos - George Orwel

Verdadeiro clássico moderno, concebido por um dos mais influentes escritores do século XX, A revolução dos bichos é uma fábula sobre o poder. Narra a insurreição dos animais de uma granja contra seus donos. Progressivamente, porém, a revolução degenera numa tirania ainda mais opressiva que a dos humanos.

Filme: O jovem Karl Marx - 2017

Aos 26 anos, Karl Marx embarca para o exílio junto com sua esposa, Jenny. Na Paris de 1844, ele conhece Friedrich Engels, filho de um industrialista que investigou o nascimento da classe trabalhadora britânica. Dândi, Engels oferece ao jovem Marx a peça que faltava para completar a sua nova visão de mundo. Entre a censura e a repressão, os tumultos e as repressões políticas, eles lideram o movimento operário em meio a era moderna.

O que você achou sobre o comunismo? Tem alguma dúvida? Conte nos comentários! 

Saiba mais: Entenda o que é fascismo, neofascismo e antifascismo

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
ALERTA DE VAGAS i-close
Descubra qual profissão mais se encaixa com você.

Não fique na dúvida sobre o seu futuro. Faça o Teste Vocacional do Quero Bolsa.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você compare vagas com bolsa em mais de 1.000 faculdades

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2021 CNPJ: 10.542.212/0001-54