Comunismo: o que é, características e como cai no Enem e em outros vestibulares
Entenda como o comunismo surgiu e como esse tema pode aparecer em provas!
Você sabia que a primeira vez que a ideia de comunismo foi citada na história foi por Platão? Em “A República”, um dos seus livros mais famosos, apesar de não usar o termo específico, o filósofo descreveu como seria uma sociedade ideal, com o fim da família e da propriedade privada, aumentando a devoção ao bem público e acabando com os conflitos entre Estado e cidadãos, respectivamente.
Com o passar dos séculos, o pensamento de como seria uma sociedade igualitária foi ganhando novos formatos. Foi apenas no século XIX que o comunismo, como conhecemos hoje em dia, começou a tomar forma. Ao emergir uma sociedade desigual e repleta de contradições, surgem Karl Marx e Friedrich Engels, fundadores do socialismo científico.
“Para eles, o comunismo seria o futuro na humanidade. Eles olhavam para a sociedade do século XIX, em que o capitalismo avançava de forma muito rápida e com uma burguesia cada vez mais rica e dona dos meios de produção” explica Natasha Piedras, professora de História do Descomplica.
Levando isso em consideração, os filósofos elaboraram uma série de teorias nas quais apontavam que esse sistema de sociedade seria facilmente superado.
Isso ocorreria por meio de uma revolução, em que a “classe operária”, ao tomar consciência, lutaria e assumiria os “meios de produção”. Em 1848, essas teorias resultam na publicação do Manifesto do Partido Comunista, com a denifição e introdução das ideias de socialismo e comunismo.
Quais são as características do comunismo?
“A história entende o comunismo como uma ideologia política e socioeconômica, em que o objetivo é promover uma sociedade igualitária. Esse é o conceito mais amplo do comunismo”, aponta a professora e doutoranda em História Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF).
Algumas das características mais marcantes dessa ideologia são:
Lembrando que essas características são exclusivas ao comunismo, não ao socialismo.
Qual é a diferença entre comunismo e socialismo?
Algo que pode causar muita confusão para o estudantes é o significado de comunismo e o socialismo. Apesar de muitas pessoas utilizarem os termos como sinônimos, teoricamente, há uma grande diferença!
Levando em consideração a teoria marxista, após a revolução, os países passariam por uma fase intermediária, nomeada de socialismo.
“A classe trabalhadora lutaria contra os burgueses, após vencer essa luta se organizaria um tipo de sociedade que seria ‘socialista’, em que não haveria propriedade privada, tudo pertenceria ao Estado, e, uma vez que essa sociedade estivesse estruturada, seria possível atingir o comunismo”, explica Natasha.
O socialismo é uma etapa necessária para se atingir o comunismo, em que o estado seria abolido de vez e a sociedade realizaria uma espécie de autogestão. Entretanto, levando em consideração a teoria, nenhum país conseguiu chegar à última etapa. Isto é, até o momento, não existe nenhum país comunista, apenas socialista.
“Para a grande maioria dos teóricos, isso nunca aconteceu. Os países onde houveram revoluções da classe trabalhadora, pararam na etapa socialista, com um Estado extremamente forte, se propondo a reorganizar a sociedade”, relembra a professora.
Qual é a diferença entre marxismo e comunismo?
Karl Marx ficou conhecido como o grande teórico do comunismo e por isso seu nome é fortemente atrelado a essa ideologia, sendo utilizadas até mesmo como sinônimos (algo que é altamente aceito).
Entretanto, há uma pequena diferença entre os dois termos: o comunismo é um sistema político e socieconômico, desenvolvido com a colaboração de diversos filósofos, já o marxismo se refere às teorias desenvolvidas por Karl Marx.
Como o comunismo pode cair no Enem e em outros vestibulares?
De acordo com Natasha Piedras, há quatro grandes abordagens sobre o comunismo em vestibulares. Veja quais são:
Surgimento do comunismo
O comunismo surgiu oficialmente no século XIX, em meio à Segunda Revolução Industrial. Os acontecimentos e o contexto que resultou nessa ideologia são um dos pontos mais cobrados em provas.
“Essa é a primeira grande abordagem, entender em que contexto essas ideias estão surgindo, os motivos que levam Marx e Engels a pensar essa ideologia justamente nesse contexto. Isso cai bastante”, aponta a professora.
Revolução Russa de 1917
A Rússia foi o primeiro país a ter uma revolução socialista. O fim do czarismo e a implementação do regime socialista com a Revolução Russa mudaram os rumos da história do século XX.
“É a primeira vez que as ideias do Marx tem conquista prática em um país. Uma abordagem muito comum é o processo da Revolução Russa e a construção de socialismo na União Soviética“, explica.
Guerra Fria: Estados Unidos x URSS
A Guerra Fria mostrou pela primeira vez duas grandes potências com sistemas políticos opostos numa verdadeira queda de braço, em que a disputa era mostrar qual era o sistema mais efetivo: capitalismo (representado pelo Estados Unidos) ou socialismo (representado pela União Soviética).
Comunismo no Brasil
“Pensando em história geral, essas são as três abordagens mais comuns. Porém, quando a gente olha para o Brasil, há algumas questões sobre a construção do sentimento anticomunista no nosso país”, ainda de acordo com a professora, esse é uma abordagem bastante cobrada nos vestibulares estaduais.
Houve ameaça comunista no Brasil?
Apesar de muitas pessoas associarem a famosa “ameaça comunista” ao Golpe de 64, a única vez em que o Brasil esteve “sob risco” foi em 1935, com Intentona Comunista. Porém, Getúlio Vargas conseguiu acabar com a possível ameaça e prendeu os líderes do movimento.
“Nesse momento, de fato, houve uma tentativa de golpe comunista aqui no Brasil, quando o país era governado por Getúlio Vargas. Para os historiadores, essa foi a única ameaça comunista na era republicana. O que acontece no período pré-golpe de 64, é um movimento de radicalização política, com a polarização de indivíduos mais identificados com a direita e outros com a esquerda”, reforça a professora de História.
Dicas de leitura e filmes sobre comunismo
Quer entender melhor o tema? Veja as dicas de leitura e filme da professora Natasha Piedros:
Livro: A Revolução dos Bichos – George Orwel
Verdadeiro clássico moderno, concebido por um dos mais influentes escritores do século XX, A revolução dos bichos é uma fábula sobre o poder. Narra a insurreição dos animais de uma granja contra seus donos. Progressivamente, porém, a revolução degenera numa tirania ainda mais opressiva que a dos humanos.
Filme: O jovem Karl Marx – 2017
Aos 26 anos, Karl Marx embarca para o exílio junto com sua esposa, Jenny. Na Paris de 1844, ele conhece Friedrich Engels, filho de um industrialista que investigou o nascimento da classe trabalhadora britânica. Dândi, Engels oferece ao jovem Marx a peça que faltava para completar a sua nova visão de mundo. Entre a censura e a repressão, os tumultos e as repressões políticas, eles lideram o movimento operário em meio a era moderna.
O que você achou sobre o comunismo? Tem alguma dúvida? Conte nos comentários!
Saiba mais: Entenda o que é fascismo, neofascismo e antifascismo
As principais bolsas de estudos para você com a Quero Bolsa!
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.