logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Curiosidades

Entenda o que é fascismo, neofascismo e antifascismo

por Giovana Murça em 02/06/20

Nos últimos dias, uma onda de protestos contra o racismo e a violência policial tomaram conta das ruas dos Estados Unidos. As manifestações eclodiram com a divulgação de um vídeo da morte de George Floyd, em Minneapolis. George, um homem negro, já estava rendido quando foi asfixiado por um policial branco.

“Não consigo respirar” - as últimas palavras de George - entoaram as manifestações do movimento Black Lives Matter (vidas negras importam). A maior parte dos protestos foi pacífica, mas houveram muitos casos de depredação, saques, vandalismo e repressão policial.

antifascista
Protesto em frente à Casa Branca nos EUA (Reprodução/Lorie Shaull/Flickr)

A morte de George não é um caso isolado. Outras diversas mortes em decorrência do racismo estrutural e da brutalidade policial foram registradas nos EUA e geraram protestos nos últimos anos. 

Os protestos antirracistas também mobilizaram o grupo Antifa, uma organização antifascista. As manifestações chegaram ao Brasil, onde membros de torcidas organizadas do estado de São Paulo se reuniram para protestar a favor da democracia e contra o fascismo. 

antifascista
(Reprodução/Twitter)

O que é neofascismo e antifascismo?

A popularização dos termos também trouxe muitas dúvidas. Afinal, o que significam os termos neofascismo e antifascismo

Antes disso, é preciso entender o que foi o fascismo. O fascismo é a ideologia política de extrema direita que se espalhou por países da Europa após a Primeira Guerra Mundial, em especial o governo italiano de Benito Mussolini.

O fascismo se caracterizava por ser um regime autoritário e ultranacionalista, no qual o líder deveria ser cultuado e o indivíduo, subordinado à vontade da nação. Esse tipo de governo fazia oposição ao marxismo, à democracia e ao liberalismo

Além disso, o fascismo usava do militarismo, violência, terror e controle dos meios de comunicação para censurar, punir e matar seus opositores e manipular a população. 

antifascista
Mussolini e Hitler (Reprodução/DW)

Na Alemanha, o fascismo deu origem ao nazismo de Hitler, que incluiu na sua ideologia a exaltação da raça ariana e o antissemitismo - preconceito contra os judeus que culminou no holocausto. 

Neofascismo

Com o fim Segunda Guerra Mundial e dos governos totalitários, começaram a surgir grupos neofascistas e neonazistas com o intuito de resgatar os valores desses governos totalitários. Entretanto, o ódio, antes destinado aos judeus, se expandiu para pessoas negras, pobres, LGBTs, indígenas, imigrantes, refugiados, mulheres, entre outras minorias. 

Alguns grupos caracterizados como neofascistas e neonazistas são a Ku Klux Klan e os skinheads. Atualmente, muitas ideias fascistas e nazistas foram incorporadas por partidos políticos de extrema direita.

antifascista
Reunião da Ku Klux Klan em Chicago, 1920 (Reprodução/Wikimedia Commons)

No Brasil, alguns especialistas e movimentos associam o governo Bolsonaro e seus apoiadores ao neofascismo. Recentemente, as manifestações de apoiadores do governo têm gerado polêmica. 

O grupo intitulado “300 Pelo Brasil” foi acusado de apoiar o neonazismo após usar uma bandeira de origem ucraniana ligada a partido de extrema-direita em protestos. A bandeira em si não é tem origem neonazista, mas também é usada por grupos radicais simpatizantes do nazismo. Em outro protesto, o grupo fez uma vigília noturna com tochas e vestindo máscaras e foram associados a Ku Klux Klan.

Antifascismo

O movimento antifascista - ou Antifa - surgiu com a ascensão do fascismo na Europa ainda na década de 1920. A organização começou por meio da atuação de trabalhadores, partidos comunistas e grupos de esquerda. 

A bandeira antifascista tem origem na bandeira do grupo alemão Antifaschistische Aktion e suas cores, vermelho e preto, se referem às ideologias do socialismo e anarquismo, respectivamente.

antifascista
(Reprodução/Internet)

Hoje, movimento antifascista é ativista contra o neofascismo, o neonazismo, o racismo, a xenofobia e as ideologias de extrema-direita. Devidos aos protestos violentos nos EUA, o presidente Donald Trump ameaça classificar o grupo como uma organização terrorista.

Entretanto, tanto nos Estados Unidos quanto no Brasil, o movimento se encontra descentralizado e pouco organizado. Ele agrupa diversas pessoas que defendem a democracia, sendo, assim, um grupo heterogêneo.

Leia também: 
75 anos da libertação de Auschwitz: Relembre o que foi o Holocausto
Veja quais são os 54 governos autoritários da atualidade
banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2024 CNPJ: 10.542.212/0001-54