A rede Wi-Fi chegou ao Brasil em 2008 e desde então revolucionou a forma como nos relacionamos, comunicamos e acessamos as informações. Com essa tecnologia é possível conectar diversos aparelhos à internet, como celulares, tablets, computadores e impressoras e navegar de forma prática e rápida.
Apesar de estar presente no nosso dia a dia, existem algumas informações que são desconhecidas pelos usuários e que podem até gerar dúvidas. Por isso, a Mercusys, uma das principais fabricantes mundiais de dispositivos de rede, listou cinco curiosidades sobre essa tecnologia. Confira a seguir!
Encontre bolsas de estudo de até 80%
1. Wi-Fi não tem um significado específico, é apenas uma abreviação
A sigla Wi-Fi é uma abreviação de Wireless Fidelity, que quer dizer fidelidade sem fio, em português, e foi criada pela agência de marketing Interbrand. A escolha desse nome foi feita porque a internet Wi-Fi é um tipo de conexão que garante a fidelidade da comunicação, mesmo sem o uso de cabos.
Veja também: Teste Vocacional de Análise e Desenvolvimento de Sistemas
2. A tecnologia foi desenvolvida na 2ª Guerra Mundial
Tudo começou na 2ª Guerra e com uma mulher! A atriz Hedy Lamarr criou e patenteou uma espécie de torpedo guiado por rádio que impedia a detecção do sinal pelos adversários. O material criado por Lamarr era conhecido como tecnologia de espectro alargado por salto de frequência e anos depois, o recurso deu origem à primeira base de Wi-Fi.
3. O Wi-Fi utiliza ondas de rádio
Wi-Fi é uma tecnologia que usa ondas de rádio para transferir informações de um dispositivo eletrônico para outro. Por isso, é possível que computadores, celulares e outros aparelhos sejam conectados à internet mesmo sem cabos.
De acordo Alexandre Nogueira, Gerente Executivo de Vendas da Mercusys, para que um dispositivo tenha acesso a esses sinais, é preciso que esteja dentro do “hotspot”, ou seja, inserido em um determinado raio de ação.
Leia mais: + Qual é a velocidade ideal de internet para estudar em casa?
4. O compartilhamento é feito somente pelo roteador
O roteador é o aparelho responsável por direcionar o sinal de internet através de antenas, buscando as melhores rotas para enviar e receber dados e consequentemente garantindo a melhor conexão. Isso porque as ondas de rádio são suscetíveis a interferências, que podem ser provocadas por barreiras físicas, como paredes, espelhos e lajes.
Se você tem um roteador em casa, a dica é posicionar o aparelho em cima de um móvel mais alto e em um ambiente com menos objetos para que o sinal fique com menos interferências.
5. Mais de 5 bilhões de dispositivos estão conectados via Wi-Fi
Atualmente, 5,2 bilhões de dispositivos que usam a tecnologia estão ativos em todo o mundo, segundo dados do estudo "Fatos e Estatísticas", da World Wi-Fi Day. E, ainda segundo a pesquisa, a onda de dispositivos Wi-Fi inteligentes vai consolidar a Wireless como uma das principais tendências tecnológicas para os próximos anos.
Veja também: + Como a internet pode ajudar na escolha da profissão?
+ Atualidades Enem: acesso à internet
Entenda como funciona a internet Wi-Fi
Talvez possa parecer um pouco confuso entender o funcionamento dessa tecnologia. Por isso, selecionamentos um vídeo que pode te ajudar a compreender o universo da rede Wi-Fi. Aperte o play!
Gosta de tecnologia? Veja onde estudar
Se você gosta de tecnologia e de ficar por dentro do universo da internet, saiba que existem muitos cursos no mercado para você aprofundar seus conhecimentos e obter um diploma de ensino superior, como Sistemas de Informação, Sistemas para Internet, Ciência de Dados e Jogos Digitais.
Com a Quero Bolsa você pode conseguir bolsas de estudo em diversas instituições de ensino superior. Conheça a lista de universidades parceiras da plataforma e clique no botão laranja para ver as bolsas disponíveis para o curso desejado:
- Faculdades Anhanguera
- Estácio - Universidade Estácio de Sá
- Unopar - Universidade Norte do Paraná
- Anhembi Morumbi
- Centro Universitário UFBRA
Bolsas de estudo para graduação