logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Curiosidades

Conheça 5 curiosidades sobre a internet Wi-Fi

por Camilla Freitas em 16/04/22

A rede Wi-Fi chegou ao Brasil em 2008 e desde então revolucionou a forma como nos relacionamos, comunicamos e acessamos as informações. Com essa tecnologia é possível conectar diversos aparelhos à internet, como celulares, tablets, computadores e impressoras e navegar de forma prática e rápida.

Apesar de estar presente no nosso dia a dia, existem algumas informações que são desconhecidas pelos usuários e que podem até gerar dúvidas. Por isso, a Mercusys, uma das principais fabricantes mundiais de dispositivos de rede, listou cinco curiosidades sobre essa tecnologia. Confira a seguir!

Encontre bolsas de estudo de até 80%

5 curiosidades sobre a internet Wi-Fi

5 curiosidades sobre a internet Wi-Fi

1. Wi-Fi não tem um significado específico, é apenas uma abreviação

A sigla Wi-Fi é uma abreviação de Wireless Fidelity, que quer dizer fidelidade sem fio, em português, e foi criada pela agência de marketing Interbrand. A escolha desse nome foi feita porque a internet Wi-Fi é um tipo de conexão que garante a fidelidade da comunicação, mesmo sem o uso de cabos.

2. A tecnologia foi desenvolvida na 2ª Guerra Mundial

Tudo começou na 2ª Guerra e com uma mulher! A atriz Hedy Lamarr criou e patenteou uma espécie de torpedo guiado por rádio que impedia a detecção do sinal pelos adversários. O material criado por Lamarr era conhecido como tecnologia de espectro alargado por salto de frequência e anos depois, o recurso deu origem à primeira base de Wi-Fi.

3. O Wi-Fi utiliza ondas de rádio

Wi-Fi é uma tecnologia que usa ondas de rádio para transferir informações de um dispositivo eletrônico para outro. Por isso, é possível que computadores, celulares e outros aparelhos sejam conectados à internet mesmo sem cabos.

De acordo  Alexandre Nogueira, Gerente Executivo de Vendas da Mercusys, para que um dispositivo tenha acesso a esses sinais, é preciso que esteja dentro do “hotspot”, ou seja, inserido em um determinado raio de ação. 

Leia mais: + Qual é a velocidade ideal de internet para estudar em casa?

4. O compartilhamento é feito somente pelo roteador

O roteador é o aparelho responsável por direcionar o sinal de internet através de antenas, buscando as melhores rotas para enviar e receber dados e consequentemente garantindo a melhor conexão. Isso porque as ondas de rádio são suscetíveis a interferências, que podem ser provocadas por barreiras físicas, como paredes, espelhos e lajes.

Se você tem um roteador em casa, a dica é posicionar o aparelho em cima de um móvel mais alto e em um ambiente com menos objetos para que o sinal fique com menos interferências.

5. Mais de 5 bilhões de dispositivos estão conectados via Wi-Fi

Atualmente, 5,2 bilhões de dispositivos que usam a tecnologia estão ativos ​​em todo o mundo, segundo dados do estudo "Fatos e Estatísticas", da World Wi-Fi Day. E, ainda segundo a pesquisa, a onda de dispositivos Wi-Fi inteligentes vai consolidar a Wireless como uma das principais tendências tecnológicas para os próximos anos.

Veja também: + Como a internet pode ajudar na escolha da profissão?
Atualidades Enem: acesso à internet

Entenda como funciona a internet Wi-Fi

Talvez possa parecer um pouco confuso entender o funcionamento dessa tecnologia. Por isso, selecionamentos um vídeo que pode te ajudar a compreender o universo da rede Wi-Fi. Aperte o play!

Gosta de tecnologia? Veja onde estudar

Se você gosta de tecnologia e de ficar por dentro do universo da internet, saiba que existem muitos cursos no mercado para você aprofundar seus conhecimentos e obter um diploma de ensino superior, como Sistemas de Informação, Sistemas para Internet, Ciência de Dados e Jogos Digitais

Com a Quero Bolsa você pode conseguir bolsas de estudo em diversas instituições de ensino superior. Conheça a lista de universidades parceiras da plataforma e clique no botão laranja para ver as bolsas disponíveis para o curso desejado:

Bolsas de estudo para graduação

Mostrando cursos em Veja mais vagas

  • Mensalidades a partir de

    R$ 270,00
    Ver Bolsas

  • {course} {university}

    Mensalidades a partir de R$ 2400/mês

Veja mais cursos
banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2022 CNPJ: 10.542.212/0001-54