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Cultura organizacional: o que é e como se identificar antes de entrar na empresa?

Entenda o que é a cultura organizacional e o porquê é importante o futuro colaborador se identificar com ela

Ao se candidatar a uma vaga, é comum que os profissionais analisem se identificam-se com as atribuições, o salário, os benefícios e a jornada de trabalho daquela função. Mas, nem sempre a mesma avaliação ocorre em relação à cultura organizacional da empresa em questão.

A cultura organizacional nada mais é do que a cultura da empresa. Isto é, o conjunto de todas as diretrizes, as condutas e as dinâmicas da organização, como missão, visão, valores, hábitos, linguagem, clima, políticas internas e externas.

cultura organizacional

A cultura organizacional é o DNA da empresa. É a marca que ela transmite com o intuito de atrair os novos profissionais e de reter quem já está na empresa. Está muito relacionado a valores, propósitos e crenças. Mas, o que conta de fato é o que é percebido e não o que está nas paredes ou nas falas bonitas”, explica Adriana Plastina, gerente geral de desenvolvimento humano e organizacional e mentora de carreira.

Como a cultura da empresa impacta no dia a dia?

No dia a dia, a cultura organizacional transparece em todas as ações da empresa, na tomada de decisões e no relacionamento com colaboradores, fornecedores e clientes, por exemplo. Ela também define outros pontos relacionados a desenvolvimento, carreira, gestão, formato de trabalho, autonomia, entre outros.

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Para garantir uma cultura consistente em todos os processos, as empresas costumam realizar entrevistas de cultura para selecionar profissionais alinhados com sua cultura organizacional, ou seja, que tenham um fit cultural.

Nesse sentido, a especialista alerta: “Aqui não tem certo ou errado, tem o que funciona para aquele grupo de líderes e trabalhadores. Não tem um julgamento, mas sim o que você se identifica mais e o que você se identifica menos”.

Por que se identificar com a cultura da empresa?

A identificação do profissional com a cultura da empresa impacta diretamente em sua produtividade, bem-estar e crescimento profissional. Por isso, é essencial que o candidato também avalie se ele tem o fit cultural com a empresa ainda durante o processo seletivo, antes de ingressar nela de fato.

Adriana enfatiza que é importante o futuro colaborador se identificar com a cultura da empresa para que ele consiga trabalhar de forma mais saudável: “Quanto ele mais tiver aderência à cultura empresa e vice-versa, mais ele vai conseguir desempenhar seu trabalho, vai ser mais feliz no trabalho, vai conseguir fazer mais entregas, vai se sentir realizado”. 

cultura organizacional

Caso contrário, se tem a situação inversa. “Quanto menos aderente à cultura da empresa, mais sofrido vai ser. Ele vai gastar muito tempo com coisas que não são o trabalho dele de fato, vai gastar muito tempo incomodado com o que ele não pode fazer”, descreve Adriana.

A especialista em desenvolvimento humano e organizacional exemplifica: “Se é uma empresa que promove as pessoas internamente, dá oportunidade de transição de carreira e isso é um valor para você, é bacana. Mas, se é uma empresa que vai trazer profissionais com conhecimento específico do mercado, não adianta você brigar contra isso, porque é da essência da empresa, é o que eles acreditam”.

Enquanto ter um fit cultural com a empresa proporciona mais entregas, conquistas e desenvolvimento profissional, a falta de identificação pode gerar muitas frustrações. “Você vai gerar muita expectativa em cima de coisas que não vai acontecer, vai se frustrar com muito frequência e qualquer coisa boa que aconteça não vai compensar, porque a frustração vai ser tão grande, você vai estar tão desconexo com seu perfil”, completa.

 

Como identificar a cultura da empresa durante o processo seletivo?

Para identificar a cultura da empresa ainda de fora da organização, a especialista dá algumas dicas. A primeira é conferir os sites oficiais, os sites de avaliação e as redes sociais da empresa, principalmente o LinkedIn, avaliando os tipos de publicações que ela faz e o que ela comunica.

Ainda no LinkedIn, a especialista Adriana aconselha olhar o que as pessoas que trabalham na empresa falam sobre ela e, se possível, perguntar aos colaboradores como é trabalhar nesta organização.

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O próximo passo é o candidato mapear quais são os seus valores e o que ele busca na empresa. “O que você não abre mão? Mas, sem ser inflexível. A gente não pode ter uma lista tão extensa, querer exigir tudo, querer que a empresa se adeque à gente. Nem sempre a gente vai achar tudo o que a gente quer. Então, é preciso priorizar e colocar na balança para tomar a decisão”, pontua.

Outra dica essencial é fazer perguntas no momento da entrevista. “Normalmente o recrutador e o líder da vaga abrem espaço para perguntas. É muito importante pesquisar sobre a empresa antes e fazer perguntas inteligentes”, aconselha Adriana.

Uma ideia sugerida por Adriana é perguntar ao recrutador: “Como é para você trabalhar aqui?”. “Ele nem sempre está esperando por essa pergunta e vai acabar te trazendo um pouco da essência do como é trabalhar ali, mesmo que traga uma resposta mais politicamente correta, você tem que estar ligado muito nas entrelinhas”, conclui.

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